Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dessbesell, Giliane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225557
Resumo: O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza.
id UFRGS-2_985aedbbc4ecf142a95b0489953b0a64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225557
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dessbesell, GilianeFraga, Alex Branco2021-08-11T04:48:41Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225557001124954O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza.This article addresses the controversies surrounding the autonomy granted to physical exercise in the first version of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and its repositioning as a gymnastics’ subtheme in the second and third versions. It is theoretically and methodologically based on Foucauldian discourse analysis and uses the three versions of the BNCC, the contributions of the public consultation promoted by the Ministry of Education from September 2015 to March 2016, and the opinions of critical readers as empirical materiality. It draws from the assumption that this debate brings back long-standing disputes between physical cultural and physical fitness perspectives regarding the purposes of Physical Education. It finds that physical exercise programs are expressions of physical culture that must be included in the list of Physical Education themes according to the same criteria applied to other contents in the curriculum.Este artículo trata de las controversias en torno a la autonomía concedida al tema ejercicio físico en la primera versión de la BNCC y su nueva posición como subtema de las gimnasias en la segunda y tercera versiones. Se encuentra teórica y metodológicamente sustentado en el análisis de discurso Foucaultiano (AD) y usa como materialidad empírica las tres versiones de la BNCC, las contribuciones de la consulta pública promovida por el MEC entre septiembre de 2015 y marzo de 2016 y los pareceres de los lectores críticos. Se parte del supuesto de que tal debate se remonta a disputas de largo tiempo entre las vertientes culturalista y físico-sanitaria de la Educación Física brasileña en cuanto a las finalidades de esa materia en la escuela. Se concluye que los programas de ejercicios físicos son manifestaciones de la cultura corporal de movimiento, que deben estar alineados al rol de temas de la Educación Física respetando los mismos criterios aplicados a los demás contenidos escolares en documentos de esta naturaleza.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14Movimento, Porto Alegre: UFRGS, 1994-. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14ExercícioEducação físicaBase Nacional Comum CurricularPhysical educationExerciseCurriculumEducación FísicaEjercicioCurrículoExercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimentoPhysical exercises in brazil’s national common curricular base : one flying over physical culture nestEjercicios físicos en la base nacional común curricular : un extraño en el nicho de la cultura corporal de novimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124954.pdf.txt001124954.pdf.txtExtracted Texttext/plain50602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/2/001124954.pdf.txt3421be0b8ea2fde7c817afbf18b0f944MD52ORIGINAL001124954.pdfTexto completoapplication/pdf725419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/1/001124954.pdf1934e11cccb327231e442ba0a0d86c51MD5110183/2255572024-06-06 06:50:39.787604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225557Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical exercises in brazil’s national common curricular base : one flying over physical culture nest
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ejercicios físicos en la base nacional común curricular : un extraño en el nicho de la cultura corporal de novimiento
title Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
spellingShingle Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
Dessbesell, Giliane
Exercício
Educação física
Base Nacional Comum Curricular
Physical education
Exercise
Curriculum
Educación Física
Ejercicio
Currículo
title_short Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
title_full Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
title_fullStr Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
title_full_unstemmed Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
title_sort Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
author Dessbesell, Giliane
author_facet Dessbesell, Giliane
Fraga, Alex Branco
author_role author
author2 Fraga, Alex Branco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dessbesell, Giliane
Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício
Educação física
Base Nacional Comum Curricular
topic Exercício
Educação física
Base Nacional Comum Curricular
Physical education
Exercise
Curriculum
Educación Física
Ejercicio
Currículo
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Exercise
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física
Ejercicio
Currículo
description O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T04:48:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225557
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124954
identifier_str_mv 0104-754X
001124954
url http://hdl.handle.net/10183/225557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14
Movimento, Porto Alegre: UFRGS, 1994-. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/2/001124954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/1/001124954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3421be0b8ea2fde7c817afbf18b0f944
1934e11cccb327231e442ba0a0d86c51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032131674112