Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225557 |
Resumo: | O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza. |
id |
UFRGS-2_985aedbbc4ecf142a95b0489953b0a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225557 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dessbesell, GilianeFraga, Alex Branco2021-08-11T04:48:41Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225557001124954O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza.This article addresses the controversies surrounding the autonomy granted to physical exercise in the first version of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and its repositioning as a gymnastics’ subtheme in the second and third versions. It is theoretically and methodologically based on Foucauldian discourse analysis and uses the three versions of the BNCC, the contributions of the public consultation promoted by the Ministry of Education from September 2015 to March 2016, and the opinions of critical readers as empirical materiality. It draws from the assumption that this debate brings back long-standing disputes between physical cultural and physical fitness perspectives regarding the purposes of Physical Education. It finds that physical exercise programs are expressions of physical culture that must be included in the list of Physical Education themes according to the same criteria applied to other contents in the curriculum.Este artículo trata de las controversias en torno a la autonomía concedida al tema ejercicio físico en la primera versión de la BNCC y su nueva posición como subtema de las gimnasias en la segunda y tercera versiones. Se encuentra teórica y metodológicamente sustentado en el análisis de discurso Foucaultiano (AD) y usa como materialidad empírica las tres versiones de la BNCC, las contribuciones de la consulta pública promovida por el MEC entre septiembre de 2015 y marzo de 2016 y los pareceres de los lectores críticos. Se parte del supuesto de que tal debate se remonta a disputas de largo tiempo entre las vertientes culturalista y físico-sanitaria de la Educación Física brasileña en cuanto a las finalidades de esa materia en la escuela. Se concluye que los programas de ejercicios físicos son manifestaciones de la cultura corporal de movimiento, que deben estar alineados al rol de temas de la Educación Física respetando los mismos criterios aplicados a los demás contenidos escolares en documentos de esta naturaleza.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14Movimento, Porto Alegre: UFRGS, 1994-. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14ExercícioEducação físicaBase Nacional Comum CurricularPhysical educationExerciseCurriculumEducación FísicaEjercicioCurrículoExercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimentoPhysical exercises in brazil’s national common curricular base : one flying over physical culture nestEjercicios físicos en la base nacional común curricular : un extraño en el nicho de la cultura corporal de novimientoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124954.pdf.txt001124954.pdf.txtExtracted Texttext/plain50602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/2/001124954.pdf.txt3421be0b8ea2fde7c817afbf18b0f944MD52ORIGINAL001124954.pdfTexto completoapplication/pdf725419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/1/001124954.pdf1934e11cccb327231e442ba0a0d86c51MD5110183/2255572024-06-06 06:50:39.787604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225557Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physical exercises in brazil’s national common curricular base : one flying over physical culture nest |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ejercicios físicos en la base nacional común curricular : un extraño en el nicho de la cultura corporal de novimiento |
title |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
spellingShingle |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento Dessbesell, Giliane Exercício Educação física Base Nacional Comum Curricular Physical education Exercise Curriculum Educación Física Ejercicio Currículo |
title_short |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
title_full |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
title_fullStr |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
title_full_unstemmed |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
title_sort |
Exercícios físicos na base nacional comum curricular : um estranho no nicho da cultura corporal de movimento |
author |
Dessbesell, Giliane |
author_facet |
Dessbesell, Giliane Fraga, Alex Branco |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Alex Branco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dessbesell, Giliane Fraga, Alex Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Educação física Base Nacional Comum Curricular |
topic |
Exercício Educação física Base Nacional Comum Curricular Physical education Exercise Curriculum Educación Física Ejercicio Currículo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Exercise Curriculum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Física Ejercicio Currículo |
description |
O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-11T04:48:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225557 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X 0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124954 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001124954 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14 Movimento, Porto Alegre: UFRGS, 1994-. Vol. 26, 6, e26007(jan./dez. 2020), p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/2/001124954.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225557/1/001124954.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3421be0b8ea2fde7c817afbf18b0f944 1934e11cccb327231e442ba0a0d86c51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032131674112 |