A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256 |
Resumo: | Objetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática. |
id |
FURG-12_188516d523654c0cefd2e9d858633fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12256 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBase nacional comum curricularEducação físicaSaúdeObjetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática.Lepidus2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1225610.14295/rds.v24i1.12256Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 168-1791809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256/9834Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Guilherme Adroaldo MoraesCorrêa, Marluce Raquel Decian2022-08-31T21:32:57Zoai:periodicos.furg.br:article/12256Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-08-31T21:32:57Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
spellingShingle |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes Base nacional comum curricular Educação física Saúde |
title_short |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_fullStr |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_sort |
A TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
author |
Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes |
author_facet |
Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes Corrêa, Marluce Raquel Decian |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Marluce Raquel Decian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Guilherme Adroaldo Moraes Corrêa, Marluce Raquel Decian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base nacional comum curricular Educação física Saúde |
topic |
Base nacional comum curricular Educação física Saúde |
description |
Objetivou-se com esse trabalho analisar a abordagem da temática saúde na Educação Física escolar, pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a realização do estudo lançou-se mão da pesquisa documental, tendo como objeto de estudo a BNCC. O acesso ao material se deu através do sítio oficial da própria base, onde se analisou detalhadamente o documento. De acordo com os achados da pesquisa é possível afirmar que na etapa do ensino fundamental a temática em questão fica subestimada, sendo tratada apenas como uma habilidade das ginásticas e não como uma unidade temática. Quanto à etapa do ensino médio, o assunto é abordado de forma irrisória e muito aquém do necessário, ficando clara a transversalização e flexibilização exagerada da temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256 10.14295/rds.v24i1.12256 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i1.12256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12256/9834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 1 (2022): Ginástica; 168-179 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941494366208 |