Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collatto, Bárbara Salerno
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254316
Resumo: Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global.
id UFRGS-2_985f421bfa0b6f83d50e436c818c367b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collatto, Bárbara SalernoPiccoli, Luciana2023-02-07T05:02:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/254316001160990Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global.application/pdfporPedagogiaEnsino e aprendizagemAlfabetizaçãoCOVID-19Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160990.pdf.txt001160990.pdf.txtExtracted Texttext/plain226222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/2/001160990.pdf.txt8d399e495104a0a4a7a028183cc3b146MD52ORIGINAL001160990.pdfTexto completoapplication/pdf836680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/1/001160990.pdf1d7ed773a03ea617d4b817caed641f13MD5110183/2543162023-02-08 06:03:39.689247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
title Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
spellingShingle Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
Collatto, Bárbara Salerno
Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Alfabetização
COVID-19
title_short Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
title_full Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
title_fullStr Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
title_full_unstemmed Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
title_sort Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
author Collatto, Bárbara Salerno
author_facet Collatto, Bárbara Salerno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collatto, Bárbara Salerno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Alfabetização
COVID-19
topic Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Alfabetização
COVID-19
description Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254316
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160990
url http://hdl.handle.net/10183/254316
identifier_str_mv 001160990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/2/001160990.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/1/001160990.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d399e495104a0a4a7a028183cc3b146
1d7ed773a03ea617d4b817caed641f13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224650781360128