Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254316 |
Resumo: | Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global. |
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Collatto, Bárbara SalernoPiccoli, Luciana2023-02-07T05:02:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/254316001160990Este Trabalho de Curso tem os objetivos de 1) identificar as principais consequências na aprendizagem de crianças no ciclo de alfabetização causadas pelo ensino remoto emergencial, especificamente nas do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre; 2) apontar as principais áreas comprometidas no desenvolvimento global dos estudantes e os conhecimentos referentes aos anos escolares anteriores que não puderam ser consolidados e 3) analisar o uso de estratégias didáticas que visam a minimização e a superação das lacunas, deixadas pelo ERE, na aprendizagem da leitura e da escrita. A questão orientadora do estudo é: o que dizem as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos da pandemia nos processos de aprendizagem das crianças? A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir do procedimento entrevista para a geração dos dados. A análise dos dados, por sua vez, se deu por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico foi composto por quatro eixos: 1) Pandemia e alfabetização; 2) Aprendizagem da língua escrita e os níveis de escrita; 3) Consciência fonológica; 4) Aprendizagem e níveis de leitura. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias de análise, sendo elas: Família, Contexto Social e a Continuidade do Ensino, Desafios para a Alfabetização no Ensino Remoto, Consequências da Pandemia na Aprendizagem, Consequências da Pandemia em Outros Aspectos para Além da Aprendizagem, Ensino e Aprendizagem no Retorno Presencial e Estratégias Didáticas no Retorno Presencial. As considerações deste estudo evidenciam a importância da escola no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A partir das diferentes estratégias didáticas adotadas pelas professoras, em um semestre de aula presencial, os estudantes demonstraram avanços significativos na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento global.application/pdfporPedagogiaEnsino e aprendizagemAlfabetizaçãoCOVID-19Aprendizagem de crianças na alfabetização em tempos de pós-pandemia : análises de estratégias didáticas no retorno às aulas presenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160990.pdf.txt001160990.pdf.txtExtracted Texttext/plain226222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/2/001160990.pdf.txt8d399e495104a0a4a7a028183cc3b146MD52ORIGINAL001160990.pdfTexto completoapplication/pdf836680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254316/1/001160990.pdf1d7ed773a03ea617d4b817caed641f13MD5110183/2543162023-02-08 06:03:39.689247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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