A constituição de grupos, agrupamentos e comunidades em websites de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koehler, Cristiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado-Spence, Nádie Christina Ferreira, Carvalho, Marie Jane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140095
Resumo: Apresentamos uma reflexão teórica sobre os conceitos de “grupos”, “agrupamentos” e “comunidades” no contexto da cibercultura. O objetivo é compreender a dinâmica das relações interpessoais através de uma abordagem metodológica mista. Analisamos as interações em um grupo de estudos no Facebook. As interações representadas na forma de grafos mostraram a existência de grupos, subgrupos, conectores e, membros isolados na rede. Um questionário foi aplicado para identificar se os membros possuíam “objetivos comuns” ou “objetivos em comum”. Finalmente, concluímos que o grupo estudado é um “agrupamento” de pessoas que estão organizadas em diversos outros grupos, onde algumas pessoas interagem “curtindo” e, poucas pessoas “comentando” ou “compartilhando” as publicações.
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