Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio, Pedro Luiz Vianna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205759
Resumo: O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante.
id UFRGS-2_989231f19baf6dbdb613d8f2b9ddf5ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205759
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Osorio, Pedro Luiz ViannaPacievitch, Caroline2020-02-13T04:21:23Z2019http://hdl.handle.net/10183/205759001112072O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante.application/pdfporPráticas educativasEnsino de históriaEducação patrimonialEducaçãoDois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112072.pdf.txt001112072.pdf.txtExtracted Texttext/plain322433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/2/001112072.pdf.txt55621865cb46c4f8f6afc3c88ad22428MD52ORIGINAL001112072.pdfTexto completoapplication/pdf4752819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/1/001112072.pdfd9096001e23fede44c030c1b1be5c3f9MD5110183/2057592022-08-06 04:44:16.469261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
title Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
spellingShingle Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
Osorio, Pedro Luiz Vianna
Práticas educativas
Ensino de história
Educação patrimonial
Educação
title_short Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
title_full Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
title_fullStr Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
title_full_unstemmed Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
title_sort Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
author Osorio, Pedro Luiz Vianna
author_facet Osorio, Pedro Luiz Vianna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio, Pedro Luiz Vianna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
contributor_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Ensino de história
Educação patrimonial
Educação
topic Práticas educativas
Ensino de história
Educação patrimonial
Educação
description O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T04:21:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205759
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112072
url http://hdl.handle.net/10183/205759
identifier_str_mv 001112072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/2/001112072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/1/001112072.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55621865cb46c4f8f6afc3c88ad22428
d9096001e23fede44c030c1b1be5c3f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447261565419520