Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205759 |
Resumo: | O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante. |
id |
UFRGS-2_989231f19baf6dbdb613d8f2b9ddf5ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205759 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Osorio, Pedro Luiz ViannaPacievitch, Caroline2020-02-13T04:21:23Z2019http://hdl.handle.net/10183/205759001112072O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante.application/pdfporPráticas educativasEnsino de históriaEducação patrimonialEducaçãoDois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112072.pdf.txt001112072.pdf.txtExtracted Texttext/plain322433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/2/001112072.pdf.txt55621865cb46c4f8f6afc3c88ad22428MD52ORIGINAL001112072.pdfTexto completoapplication/pdf4752819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/1/001112072.pdfd9096001e23fede44c030c1b1be5c3f9MD5110183/2057592022-08-06 04:44:16.469261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205759Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
title |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
spellingShingle |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas Osorio, Pedro Luiz Vianna Práticas educativas Ensino de história Educação patrimonial Educação |
title_short |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
title_full |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
title_fullStr |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
title_full_unstemmed |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
title_sort |
Dois encontros e um abraço : reflexões sobre a prática educativa em história no memorial do Rio Grande do Sul, mas não apenas |
author |
Osorio, Pedro Luiz Vianna |
author_facet |
Osorio, Pedro Luiz Vianna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osorio, Pedro Luiz Vianna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
contributor_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas Ensino de história Educação patrimonial Educação |
topic |
Práticas educativas Ensino de história Educação patrimonial Educação |
description |
O trabalho analisa o Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul. Considerando as experiências do Setor como acervo da instituição, a pesquisa busca, para ir ao encontro da limitada bibliografia, traçar um perfil inicial dos grupos e turmas atendidas, analisar a práticas educativas realizadas e avaliar as mesmas a partir da percepção do público. Para tal, no segundo capítulo, o autor realiza um estudo de público através das planilhas de agendamento de mediação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2019. No terceiro capítulo, através dos conceitos de Educação, dos adjetivos Patrimonial e Museal, e ensino de História, discute os atravessamentos teóricos da prática educativa e propõe a ideia de “exposição-atividade”, agregando literatura das áreas da Museologia, Pedagogia e ensino de História. Ainda, relata cenas da atividade “Memorial e seu Entorno”. No terceiro capítulo, através das respostas de um questionário enviado aos e às responsáveis por acompanhar as turmas e grupos, é feito um balanço das atividades a partir da perspectiva das e dos responsáveis. Ao final, as conclusões de cada parte são retomadas para fazer um balanço geral da pesquisa e refletir sobre alguns caminhos possíveis dali em diante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-13T04:21:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205759 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112072 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205759 |
identifier_str_mv |
001112072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/2/001112072.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205759/1/001112072.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55621865cb46c4f8f6afc3c88ad22428 d9096001e23fede44c030c1b1be5c3f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447261565419520 |