Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fábio Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222721
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo.
id UFRGS-2_989984fc4971509dd96fef3c200cb759
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222721
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Fábio CostaPires, Claudia Luisa Zeferino2021-06-24T04:26:25Z2021http://hdl.handle.net/10183/222721001127279O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo.El presente trabajo de conclusión de curso pretende dar visibilidad y contribuir a las discusiones concernientes a la construcción de un pensamiento decolonial en la Geografía, así como en las epistemologías que rigen las ciencias sociales en la actualidad. El objetivo central de este tra bajo es analizar el concepto de Territorio de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) en la etapa de Enseñanza Media, tratando de comprender la existencia de colonialidad en dicho documento. Para ello, en este texto, a través de los autores del giro decol onial, enumeramos conceptos que juzgamos importantes en la construcción de una epistemología contra la hegemonía. Construímos las nociones de colonialidad y sus expresiones en las sociedades subalternizadas. Nos ocupamos de algunos caminos que valoren otra s formas de conocimiento, destacando la importancia y la necesidad del desarrollo de un pensamiento crítico de frontera y de interculturalidad. También planteamos las contribuciones acerca de lo que entendemos que pretende una pedagogía decolonial, amplian do la crítica a los currículos y la Geografía. A través del análisis del discurso, buscando percibir la presencia de la colonialidad en el currículo, relacionamos la creación del concepto de Territorio contenido en la BNCC con las lecturas de esa categoría en la perspectiva de la Geografía Clásica y de la Geografía en el contexto latinoamericano que se aproxima a un pensamiento decolonial. Las principales conclusiones del trabajo apuntaron al entendimiento de que es fundamental valorar las prácticas pedagóg icas diarias de los docentes en las aulas para producir una Geografía descolonial, y no depender de un currículo para lograr este objetivo.application/pdfporEnsino de geografiaBase Nacional Comum CurricularColonialidadeGeografia escolarTerritórioGiro decolonialColonialidadEnseñanza de la GeografíaBNCCCurrículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127279.pdf.txt001127279.pdf.txtExtracted Texttext/plain116254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/2/001127279.pdf.txt5f620db9259dbd132c01c0f9513a190eMD52ORIGINAL001127279.pdfTexto completoapplication/pdf553501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/1/001127279.pdff09b7f613d74c5e39391fb0795616486MD5110183/2227212021-08-18 04:35:05.828162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222721Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
title Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
Rodrigues, Fábio Costa
Ensino de geografia
Base Nacional Comum Curricular
Colonialidade
Geografia escolar
Território
Giro decolonial
Colonialidad
Enseñanza de la Geografía
BNCC
title_short Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
title_full Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
title_sort Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
author Rodrigues, Fábio Costa
author_facet Rodrigues, Fábio Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fábio Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Base Nacional Comum Curricular
Colonialidade
Geografia escolar
Território
topic Ensino de geografia
Base Nacional Comum Curricular
Colonialidade
Geografia escolar
Território
Giro decolonial
Colonialidad
Enseñanza de la Geografía
BNCC
dc.subject.spa.fl_str_mv Giro decolonial
Colonialidad
Enseñanza de la Geografía
BNCC
description O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T04:26:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222721
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127279
url http://hdl.handle.net/10183/222721
identifier_str_mv 001127279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/2/001127279.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/1/001127279.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f620db9259dbd132c01c0f9513a190e
f09b7f613d74c5e39391fb0795616486
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608012042240