Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222721 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo. |
id |
UFRGS-2_989984fc4971509dd96fef3c200cb759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222721 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Fábio CostaPires, Claudia Luisa Zeferino2021-06-24T04:26:25Z2021http://hdl.handle.net/10183/222721001127279O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo.El presente trabajo de conclusión de curso pretende dar visibilidad y contribuir a las discusiones concernientes a la construcción de un pensamiento decolonial en la Geografía, así como en las epistemologías que rigen las ciencias sociales en la actualidad. El objetivo central de este tra bajo es analizar el concepto de Territorio de la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) en la etapa de Enseñanza Media, tratando de comprender la existencia de colonialidad en dicho documento. Para ello, en este texto, a través de los autores del giro decol onial, enumeramos conceptos que juzgamos importantes en la construcción de una epistemología contra la hegemonía. Construímos las nociones de colonialidad y sus expresiones en las sociedades subalternizadas. Nos ocupamos de algunos caminos que valoren otra s formas de conocimiento, destacando la importancia y la necesidad del desarrollo de un pensamiento crítico de frontera y de interculturalidad. También planteamos las contribuciones acerca de lo que entendemos que pretende una pedagogía decolonial, amplian do la crítica a los currículos y la Geografía. A través del análisis del discurso, buscando percibir la presencia de la colonialidad en el currículo, relacionamos la creación del concepto de Territorio contenido en la BNCC con las lecturas de esa categoría en la perspectiva de la Geografía Clásica y de la Geografía en el contexto latinoamericano que se aproxima a un pensamiento decolonial. Las principales conclusiones del trabajo apuntaron al entendimiento de que es fundamental valorar las prácticas pedagóg icas diarias de los docentes en las aulas para producir una Geografía descolonial, y no depender de un currículo para lograr este objetivo.application/pdfporEnsino de geografiaBase Nacional Comum CurricularColonialidadeGeografia escolarTerritórioGiro decolonialColonialidadEnseñanza de la GeografíaBNCCCurrículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127279.pdf.txt001127279.pdf.txtExtracted Texttext/plain116254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/2/001127279.pdf.txt5f620db9259dbd132c01c0f9513a190eMD52ORIGINAL001127279.pdfTexto completoapplication/pdf553501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/1/001127279.pdff09b7f613d74c5e39391fb0795616486MD5110183/2227212021-08-18 04:35:05.828162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222721Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
title |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular Rodrigues, Fábio Costa Ensino de geografia Base Nacional Comum Curricular Colonialidade Geografia escolar Território Giro decolonial Colonialidad Enseñanza de la Geografía BNCC |
title_short |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Currículo, ensino de Geografia e o giro decolonial : a presença da colonialidade no conceito de território na Base Nacional Comum Curricular |
author |
Rodrigues, Fábio Costa |
author_facet |
Rodrigues, Fábio Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fábio Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
contributor_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Base Nacional Comum Curricular Colonialidade Geografia escolar Território |
topic |
Ensino de geografia Base Nacional Comum Curricular Colonialidade Geografia escolar Território Giro decolonial Colonialidad Enseñanza de la Geografía BNCC |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Giro decolonial Colonialidad Enseñanza de la Geografía BNCC |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso pretender dar visibilidade e contribuir para as discussões a respeito da construção de um pensamento decolonial na Geografia, bem como nas epistemologias que regem as ciências sociais na atualidade. O objetivo central desse trabalho é analisar o conceito de Território na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa do Ensino Médio, procurando perceber a existência da colonialidade nesse documento. Para isso, nesse texto, através dos autores do giro decolonial, elencamos conceitos que julgamos importantes na construção de uma epistemologia contra hegemônica. Construímos as noções da colonialidade e suas expressões nas sociedades subalternizadas. Tratamos a respeito de alguns caminhos que valorizem outras formas de conhecimento, destacando a importância e a necessidade do desenvolvimento de um pensamento crítico de fronteira e da interculturalidade. Levantamos também as contribuições acerca do que entendemos o que pretende uma pedagogia decolonial, ampliando a crítica aos currículos e a Geografia. Através da análise buscamos perceber a presença da colonialidade no currículo, relacionamos a concepção do conceito de território contido na BNCC com as leituras dessa categoria na perspectiva da Geografia Clássica e na Geografia no contexto latino - americano, associada um pensamento decolonial. As principais conclusões do trabalho apontaram para o entendimento de que é fundamental valorizar as práticas pedagógicas diárias dos docentes nas salas de aula para produzir uma Geogra fia decolonial, e não depender de um currículo para chegar nesse objetivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-24T04:26:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222721 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127279 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222721 |
identifier_str_mv |
001127279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/2/001127279.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222721/1/001127279.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f620db9259dbd132c01c0f9513a190e f09b7f613d74c5e39391fb0795616486 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447277114753024 |