Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Laís de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134105
Resumo: Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio.
id UFRGS-2_989c2a934aacf76005b59b1f25da6e7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134105
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Laís de AlmeidaVarriale, Maria Cristina2016-03-24T02:06:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/134105000984344Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria dinâmicaCálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984344.pdf000984344.pdfTexto completoapplication/pdf553252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/1/000984344.pdfc6e87b83f97a680f118ffa453ece7c41MD51TEXT000984344.pdf.txt000984344.pdf.txtExtracted Texttext/plain61601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/2/000984344.pdf.txt6f0122b5c237a2bad2a0f9138cc08a20MD52THUMBNAIL000984344.pdf.jpg000984344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/3/000984344.pdf.jpg36a315ace4ff8eb1964315728ca65333MD5310183/1341052018-10-29 08:05:02.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
title Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
spellingShingle Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
Pereira, Laís de Almeida
GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
title_short Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
title_full Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
title_fullStr Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
title_full_unstemmed Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
title_sort Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
author Pereira, Laís de Almeida
author_facet Pereira, Laís de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Laís de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Varriale, Maria Cristina
contributor_str_mv Varriale, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
topic GeoGebra : Software
Geometria dinâmica
description Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134105
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984344
url http://hdl.handle.net/10183/134105
identifier_str_mv 000984344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/1/000984344.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/2/000984344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/3/000984344.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c6e87b83f97a680f118ffa453ece7c41
6f0122b5c237a2bad2a0f9138cc08a20
36a315ace4ff8eb1964315728ca65333
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501431631872