Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134105 |
Resumo: | Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio. |
id |
UFRGS-2_989c2a934aacf76005b59b1f25da6e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134105 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Laís de AlmeidaVarriale, Maria Cristina2016-03-24T02:06:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/134105000984344Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio.application/pdfporGeoGebra : SoftwareGeometria dinâmicaCálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984344.pdf000984344.pdfTexto completoapplication/pdf553252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/1/000984344.pdfc6e87b83f97a680f118ffa453ece7c41MD51TEXT000984344.pdf.txt000984344.pdf.txtExtracted Texttext/plain61601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/2/000984344.pdf.txt6f0122b5c237a2bad2a0f9138cc08a20MD52THUMBNAIL000984344.pdf.jpg000984344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/3/000984344.pdf.jpg36a315ace4ff8eb1964315728ca65333MD5310183/1341052018-10-29 08:05:02.096oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:05:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
title |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
spellingShingle |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar Pereira, Laís de Almeida GeoGebra : Software Geometria dinâmica |
title_short |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
title_full |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
title_fullStr |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
title_full_unstemmed |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
title_sort |
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar |
author |
Pereira, Laís de Almeida |
author_facet |
Pereira, Laís de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Laís de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
contributor_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Geometria dinâmica |
topic |
GeoGebra : Software Geometria dinâmica |
description |
Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134105 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134105 |
identifier_str_mv |
000984344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/1/000984344.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/2/000984344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134105/3/000984344.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6e87b83f97a680f118ffa453ece7c41 6f0122b5c237a2bad2a0f9138cc08a20 36a315ace4ff8eb1964315728ca65333 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501431631872 |