Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Francielle da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37159
Resumo: Esse trabalho de conclusão tem como objetivo analisar uma prática pedagógica realizada na área da Educação Matemática de Jovens e Adultos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como aportes teóricos foram utilizados estudos contemporâneos sobre a Educação de Jovens e Adultos e o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada com um grupo de alunos trabalhadores que frequentavam um Curso Noturno no ano letivo de 2011. Em termos metodológicos, a pesquisa fez uso de técnicas de inspiração etnográficas, como diário de campo, observações e entrevistas. Além disso, foi objeto de análise uma prática pedagógica, na qual atuei como professora, que buscou incorporar elementos da cultura dos alunos no currículo escolar, valorizando suas experiências de vida e saberes matemáticos. O foco da prática foi o uso da Internet e suas ferramentas no cotidiano dos estudantes. A análise mostrou que trabalhar com os saberes matemáticos que são próprios da cultura desses alunos é importante para que a matemática não seja exclusivamente um conjunto de regras e algoritmos, para que essa disciplina possa “atravessar as paredes da sala de aula” e ser levada para o cotidiano. A pesquisa também aponta que a matemática pode ser decisiva nos processos de inclusão e exclusão escolar.
id UFRGS-2_98b8568017ca49bcd32cd5e022698d21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Francielle da SilvaWanderer, Fernanda2012-02-07T01:19:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/37159000819953Esse trabalho de conclusão tem como objetivo analisar uma prática pedagógica realizada na área da Educação Matemática de Jovens e Adultos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como aportes teóricos foram utilizados estudos contemporâneos sobre a Educação de Jovens e Adultos e o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada com um grupo de alunos trabalhadores que frequentavam um Curso Noturno no ano letivo de 2011. Em termos metodológicos, a pesquisa fez uso de técnicas de inspiração etnográficas, como diário de campo, observações e entrevistas. Além disso, foi objeto de análise uma prática pedagógica, na qual atuei como professora, que buscou incorporar elementos da cultura dos alunos no currículo escolar, valorizando suas experiências de vida e saberes matemáticos. O foco da prática foi o uso da Internet e suas ferramentas no cotidiano dos estudantes. A análise mostrou que trabalhar com os saberes matemáticos que são próprios da cultura desses alunos é importante para que a matemática não seja exclusivamente um conjunto de regras e algoritmos, para que essa disciplina possa “atravessar as paredes da sala de aula” e ser levada para o cotidiano. A pesquisa também aponta que a matemática pode ser decisiva nos processos de inclusão e exclusão escolar.This work of conclusion has the objective analise a pedagógic practice held in the area of Mathematical Education to Young and Adults from a public school in the state of Rio Grande do Sul. As a theoretical contribution have been utilized contemporary studies about Young and Adults Education and the field of ethnomatematics. The empiric part of the search has been held with a group of students workers who attended a nocturne course in the school year of 2011. In metodologic terms, the survey made use of ethnographic inspiration techniques, like a diary of camp, observations and interviews. Besides that, was objective of analisys a pedagogic practice, in wich i worked like a teacher, who sought incorporate elements of culture the students in the school curriculum, appreciating your experiences of life and knowledge mathematical. The focus of the practice was the use of internet and your tools in the daily of students. The analysis showed that the work with mathematical knowledge, who are own in the culture of this students, is important for the mathematical don't be exclusively one set of rules and algoritms, for that discipline can "pass the walls of the classroom" and be carried to the everyday. The research also points that the mathematical may be decisive in the school process of inclusion and exclusion.application/pdfporEducação MatemáticaEJAEducação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000819953.pdf000819953.pdfTexto completoapplication/pdf4007809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/1/000819953.pdf2802d70a97f4ef5e7b3d7fafc7480a4dMD51TEXT000819953.pdf.txt000819953.pdf.txtExtracted Texttext/plain101154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/2/000819953.pdf.txt459fdf6ea57e3d3fc5debae46a57939aMD52THUMBNAIL000819953.pdf.jpg000819953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/3/000819953.pdf.jpg82af9b2945a2afa25eb64ed4afdd6b71MD5310183/371592018-10-11 08:57:10.009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
title Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
spellingShingle Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
Marques, Francielle da Silva
Educação Matemática
EJA
title_short Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
title_full Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
title_fullStr Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
title_full_unstemmed Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
title_sort Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático
author Marques, Francielle da Silva
author_facet Marques, Francielle da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Francielle da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
EJA
topic Educação Matemática
EJA
description Esse trabalho de conclusão tem como objetivo analisar uma prática pedagógica realizada na área da Educação Matemática de Jovens e Adultos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como aportes teóricos foram utilizados estudos contemporâneos sobre a Educação de Jovens e Adultos e o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada com um grupo de alunos trabalhadores que frequentavam um Curso Noturno no ano letivo de 2011. Em termos metodológicos, a pesquisa fez uso de técnicas de inspiração etnográficas, como diário de campo, observações e entrevistas. Além disso, foi objeto de análise uma prática pedagógica, na qual atuei como professora, que buscou incorporar elementos da cultura dos alunos no currículo escolar, valorizando suas experiências de vida e saberes matemáticos. O foco da prática foi o uso da Internet e suas ferramentas no cotidiano dos estudantes. A análise mostrou que trabalhar com os saberes matemáticos que são próprios da cultura desses alunos é importante para que a matemática não seja exclusivamente um conjunto de regras e algoritmos, para que essa disciplina possa “atravessar as paredes da sala de aula” e ser levada para o cotidiano. A pesquisa também aponta que a matemática pode ser decisiva nos processos de inclusão e exclusão escolar.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819953
url http://hdl.handle.net/10183/37159
identifier_str_mv 000819953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/1/000819953.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/2/000819953.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37159/3/000819953.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2802d70a97f4ef5e7b3d7fafc7480a4d
459fdf6ea57e3d3fc5debae46a57939a
82af9b2945a2afa25eb64ed4afdd6b71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422341738496