JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Priscila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60379
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a políticas públicas de educação para jovens e adultos e, a partir desta análise, relatar a atividade de jogos matemáticos desenvolvida com intuito de ampliar a participação dos jovens e adultos na construção das atividades realizadas no espaço. Para tanto, a atividade ocorreu via a articulação da UNIFESP com a penitenciária José Parada Neto para 40 “reeducandos” participantes da educação básica – EJA. Deste modo, constatou-se que a política de educação pública para jovens e adultos atravessam alguns desafios que envolvem a institucionalização, orçamento específico e as formas disponíveis para participação do público alvo. No que diz respeito à política pública específica percebe-se que os jovens e adultos estão desconectados do conteúdo apresentado em sala de aula, além da falta de incentivo orçamentário e formativo para os profissionais. Nas escolas públicas o índice referente à evasão escolar deste público a cada dia está mais alto, o ambiente pouco estimula, de forma efetiva, a participação dos jovens e adultos. Por meio da aplicação de jogos matemáticos no ambiente educacional, constatouse que tal metodologia estimulou jovens e adultos a demonstrarem maior interesse pelas atividades educativas.
id UFSP_7cad1d215af1888ea55f86445db42b56
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60379
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJAMATHEMATICAL GAMES AS A METHODOLOGY OF LEARNING IN YOUTH AND ADULT EDUCATION - EJAEJAJogos MatemáticosEducaçãoO presente trabalho buscou analisar a políticas públicas de educação para jovens e adultos e, a partir desta análise, relatar a atividade de jogos matemáticos desenvolvida com intuito de ampliar a participação dos jovens e adultos na construção das atividades realizadas no espaço. Para tanto, a atividade ocorreu via a articulação da UNIFESP com a penitenciária José Parada Neto para 40 “reeducandos” participantes da educação básica – EJA. Deste modo, constatou-se que a política de educação pública para jovens e adultos atravessam alguns desafios que envolvem a institucionalização, orçamento específico e as formas disponíveis para participação do público alvo. No que diz respeito à política pública específica percebe-se que os jovens e adultos estão desconectados do conteúdo apresentado em sala de aula, além da falta de incentivo orçamentário e formativo para os profissionais. Nas escolas públicas o índice referente à evasão escolar deste público a cada dia está mais alto, o ambiente pouco estimula, de forma efetiva, a participação dos jovens e adultos. Por meio da aplicação de jogos matemáticos no ambiente educacional, constatouse que tal metodologia estimulou jovens e adultos a demonstrarem maior interesse pelas atividades educativas.The present work sought to analyze public education policies for youths and adults, and from this analysis carried out an activity through the experiment of mathematical games in order to increase the participation of young people and adults in the construction of activities carried out in space. For that, the analysis took place via the articulation of UNIFESP with the penitentiary José Parada Neto for 40 "reeducingos" participants in basic education - EJA. In this way, it was verified that the public education policy for young people and adults faces some challenges, which involve institutionalization, specific budget and the forms available for participation of the target public. With regard to the specific public policy it is noticed that the young and adults are disconnected from the contents presented in the classroom, besides, the lack of budgetary and formative incentive for the professionals. In public schools, the indices referring to school dropout from this public each day are higher, so little atmosphere stimulates, effectively, the participation of young people and adults. Through the application of mathematical games in the educational environment, it was found that this methodology stimulated young people and adults to show greater interest in educational activities.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloMoretti, Vanessa Diashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763790Z7Rodrigues, Priscila2021-03-11T21:06:06Z2021-03-11T21:06:06Z11-07-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion33application/pdfJOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJAhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60379porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T13:06:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T13:06:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
MATHEMATICAL GAMES AS A METHODOLOGY OF LEARNING IN YOUTH AND ADULT EDUCATION - EJA
title JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
spellingShingle JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Rodrigues, Priscila
EJA
Jogos Matemáticos
Educação
title_short JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
title_full JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
title_fullStr JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
title_full_unstemmed JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
title_sort JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
author Rodrigues, Priscila
author_facet Rodrigues, Priscila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Vanessa Dias
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763790Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Jogos Matemáticos
Educação
topic EJA
Jogos Matemáticos
Educação
description O presente trabalho buscou analisar a políticas públicas de educação para jovens e adultos e, a partir desta análise, relatar a atividade de jogos matemáticos desenvolvida com intuito de ampliar a participação dos jovens e adultos na construção das atividades realizadas no espaço. Para tanto, a atividade ocorreu via a articulação da UNIFESP com a penitenciária José Parada Neto para 40 “reeducandos” participantes da educação básica – EJA. Deste modo, constatou-se que a política de educação pública para jovens e adultos atravessam alguns desafios que envolvem a institucionalização, orçamento específico e as formas disponíveis para participação do público alvo. No que diz respeito à política pública específica percebe-se que os jovens e adultos estão desconectados do conteúdo apresentado em sala de aula, além da falta de incentivo orçamentário e formativo para os profissionais. Nas escolas públicas o índice referente à evasão escolar deste público a cada dia está mais alto, o ambiente pouco estimula, de forma efetiva, a participação dos jovens e adultos. Por meio da aplicação de jogos matemáticos no ambiente educacional, constatouse que tal metodologia estimulou jovens e adultos a demonstrarem maior interesse pelas atividades educativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 11-07-19
2021-03-11T21:06:06Z
2021-03-11T21:06:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60379
identifier_str_mv JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268357988319232