Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cíntia Bonfante
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66653
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades de funções executivas (FE) e de teoria da mente (ToM). O desenvolvimento da linguagem está estreitamente ligado ao desenvolvimento da intencionalidade na comunicação. As relações que os estudos apontam entre as FE e a capacidade de compreender as intenções do interlocutor indicam que déficits no desenvolvimento da comunicação podem ser subjacentes às disfunções executivas. Assim, o presente artigo procurou investigar as habilidades linguísticas, as FE e a capacidade de formular ToM de uma criança com TEA sem déficit intelectual. Os déficits discursivos apresentados pelo sujeito demonstraram relação com as alterações das FE e ToM encontradas, concatenando os aspectos pragmáticos da linguagem com as habilidades cognitivas avaliadas neste estudo.
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