Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66653 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades de funções executivas (FE) e de teoria da mente (ToM). O desenvolvimento da linguagem está estreitamente ligado ao desenvolvimento da intencionalidade na comunicação. As relações que os estudos apontam entre as FE e a capacidade de compreender as intenções do interlocutor indicam que déficits no desenvolvimento da comunicação podem ser subjacentes às disfunções executivas. Assim, o presente artigo procurou investigar as habilidades linguísticas, as FE e a capacidade de formular ToM de uma criança com TEA sem déficit intelectual. Os déficits discursivos apresentados pelo sujeito demonstraram relação com as alterações das FE e ToM encontradas, concatenando os aspectos pragmáticos da linguagem com as habilidades cognitivas avaliadas neste estudo. |
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Pereira, Cíntia BonfanteBrandão, Lenisa2013-02-20T01:37:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/66653000869658O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades de funções executivas (FE) e de teoria da mente (ToM). O desenvolvimento da linguagem está estreitamente ligado ao desenvolvimento da intencionalidade na comunicação. As relações que os estudos apontam entre as FE e a capacidade de compreender as intenções do interlocutor indicam que déficits no desenvolvimento da comunicação podem ser subjacentes às disfunções executivas. Assim, o presente artigo procurou investigar as habilidades linguísticas, as FE e a capacidade de formular ToM de uma criança com TEA sem déficit intelectual. Os déficits discursivos apresentados pelo sujeito demonstraram relação com as alterações das FE e ToM encontradas, concatenando os aspectos pragmáticos da linguagem com as habilidades cognitivas avaliadas neste estudo.The Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neuropsychiatric condition wich behavioral manifestations have been considered as originated from deficits in neurocognitive processes, such as executive functions (EF) and theory of mind (ToM). Language development is closely linked to intentionality development in communication. There are studies that relate EF and the ability to understand the intentions of the speaker indicating that deficits in communication development may underlie the executive dysfunctions. Thus, this paper aimed to investigate the language skills, EF and the ability to formulate ToM of a child with ASD without intellectual deficit. Discursive deficits presented relationship between EF and ToM alterations, concatenating pragmatic aspects of language and cognitive skills assessed in this study.application/pdfporAutismoLinguagemFunção executivaNeuropsicologiaAutistic disorderNeuropsychologyLanguageExecutive functionsTheory of mindLinguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000869658.pdf000869658.pdfTexto completoapplication/pdf225761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66653/1/000869658.pdf83f2a1e734dc7bf422df1f04e163d5a8MD51TEXT000869658.pdf.txt000869658.pdf.txtExtracted Texttext/plain38816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66653/2/000869658.pdf.txtb76201bdee0479dbd5edf9271863f581MD52THUMBNAIL000869658.pdf.jpg000869658.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66653/3/000869658.pdf.jpg667e948fdd3b17d0aa3002f428eaa9ecMD5310183/666532018-10-17 07:46:01.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:46:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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