Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Natacha da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz, Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203974
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.
id UFRGS-2_98f3ba9a35dddd2ee25d85cab70ddf8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203974
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2019-12-28T04:01:46Z20180104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/203974001096099Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.This review maps what is being researched, concepts under construction and what is being published about Physical Education in the final years of Elementary School and the curriculum. We also seek to understand the perspectives from which that topic is being investigated. The review was conducted by searching articles in Brazilian online journals in the Physical Education area of Qualis A2, B1 and B2 strata. This review shows that Physical Education has been established differently in schools and that processes of curriculum construction have happened in distinct ways. Therefore, it is possible to understand Physical Education in elementary school in Brazil as plural and heterogeneous.Este estudio presenta una revisión de la producción científica en el cual hicimos un levantamiento de lo que se viene investigando, los conceptos que se han construido y lo que se ha publicado sobre la Educación Física en los años finales de la enseñanza básica y sobre el currículo escolar. También hemos buscado entender las perspectivas bajo las cuales el tema ha sido investigado. La revisión se llevó a cabo mediante la búsqueda de artículos en revistas brasileñas de educación física disponibles en línea, del área de Educación Física de estratos Qualis A2, B1 y B2. Se puede entender a partir de esta revisión que la Educación Física se ha configurado de diferentes formas en las escuelas y que los procesos de construcción curricular se han efectuado de diversas maneras. En este sentido, es posible entender la Educación Física en la escuela primaria en el contexto brasileño como plural y heterogénea.application/pdfporMovimento. Vol. 24, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 275-290Educação física escolarEnsino fundamentalCurrículoRevisão de literaturaPhysical educationCurriculumEducationReview studyEducación físicaCurrículoEducaciónEstudio de revisiónEducação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisãoPhysical education in the final years of elementary school, its forms and its places in the school curriculum : a reviewEducación física en los últimos años de la educación básica, sus formas y sus lugares en el programa escolar : un estudio de revisióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096099.pdf.txt001096099.pdf.txtExtracted Texttext/plain53993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/2/001096099.pdf.txt2db33e4511679a7c76eff69f4c93f9ccMD52ORIGINAL001096099.pdfTexto completoapplication/pdf386207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/1/001096099.pdff2e2ca519ade3332601bb0aae19eff9fMD5110183/2039742019-12-29 05:03:21.538315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical education in the final years of elementary school, its forms and its places in the school curriculum : a review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación física en los últimos años de la educación básica, sus formas y sus lugares en el programa escolar : un estudio de revisión
title Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
spellingShingle Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
Tavares, Natacha da Silva
Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Revisão de literatura
Physical education
Curriculum
Education
Review study
Educación física
Currículo
Educación
Estudio de revisión
title_short Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
title_full Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
title_fullStr Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
title_full_unstemmed Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
title_sort Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
author Tavares, Natacha da Silva
author_facet Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Revisão de literatura
topic Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Revisão de literatura
Physical education
Curriculum
Education
Review study
Educación física
Currículo
Educación
Estudio de revisión
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Curriculum
Education
Review study
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física
Currículo
Educación
Estudio de revisión
description Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:01:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203974
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096099
identifier_str_mv 0104-754X
001096099
url http://hdl.handle.net/10183/203974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Vol. 24, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 275-290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/2/001096099.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/1/001096099.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2db33e4511679a7c76eff69f4c93f9cc
f2e2ca519ade3332601bb0aae19eff9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981712994304