Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203974 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea. |
id |
UFRGS-2_98f3ba9a35dddd2ee25d85cab70ddf8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203974 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro SchultzMolina Neto, Vicente2019-12-28T04:01:46Z20180104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/203974001096099Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea.This review maps what is being researched, concepts under construction and what is being published about Physical Education in the final years of Elementary School and the curriculum. We also seek to understand the perspectives from which that topic is being investigated. The review was conducted by searching articles in Brazilian online journals in the Physical Education area of Qualis A2, B1 and B2 strata. This review shows that Physical Education has been established differently in schools and that processes of curriculum construction have happened in distinct ways. Therefore, it is possible to understand Physical Education in elementary school in Brazil as plural and heterogeneous.Este estudio presenta una revisión de la producción científica en el cual hicimos un levantamiento de lo que se viene investigando, los conceptos que se han construido y lo que se ha publicado sobre la Educación Física en los años finales de la enseñanza básica y sobre el currículo escolar. También hemos buscado entender las perspectivas bajo las cuales el tema ha sido investigado. La revisión se llevó a cabo mediante la búsqueda de artículos en revistas brasileñas de educación física disponibles en línea, del área de Educación Física de estratos Qualis A2, B1 y B2. Se puede entender a partir de esta revisión que la Educación Física se ha configurado de diferentes formas en las escuelas y que los procesos de construcción curricular se han efectuado de diversas maneras. En este sentido, es posible entender la Educación Física en la escuela primaria en el contexto brasileño como plural y heterogénea.application/pdfporMovimento. Vol. 24, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 275-290Educação física escolarEnsino fundamentalCurrículoRevisão de literaturaPhysical educationCurriculumEducationReview studyEducación físicaCurrículoEducaciónEstudio de revisiónEducação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisãoPhysical education in the final years of elementary school, its forms and its places in the school curriculum : a reviewEducación física en los últimos años de la educación básica, sus formas y sus lugares en el programa escolar : un estudio de revisióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096099.pdf.txt001096099.pdf.txtExtracted Texttext/plain53993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/2/001096099.pdf.txt2db33e4511679a7c76eff69f4c93f9ccMD52ORIGINAL001096099.pdfTexto completoapplication/pdf386207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/1/001096099.pdff2e2ca519ade3332601bb0aae19eff9fMD5110183/2039742019-12-29 05:03:21.538315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203974Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-29T07:03:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Physical education in the final years of elementary school, its forms and its places in the school curriculum : a review |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación física en los últimos años de la educación básica, sus formas y sus lugares en el programa escolar : un estudio de revisión |
title |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
spellingShingle |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão Tavares, Natacha da Silva Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Revisão de literatura Physical education Curriculum Education Review study Educación física Currículo Educación Estudio de revisión |
title_short |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
title_full |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
title_fullStr |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
title_sort |
Educação física nos anos finais do ensino fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar : um estudo de revisão |
author |
Tavares, Natacha da Silva |
author_facet |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Revisão de literatura |
topic |
Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Revisão de literatura Physical education Curriculum Education Review study Educación física Currículo Educación Estudio de revisión |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Curriculum Education Review study |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física Currículo Educación Estudio de revisión |
description |
Este estudo apresenta uma revisão da produção científica em que mapeamos o que vem sendo pesquisado, os conceitos que se têm construído e o que se tem publicado acerca da temática Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e currículo escolar, bem como buscamos entender em que perspectivas esta temática vem sendo investigada. Foi realizada a busca de artigos em periódicos brasileiros disponíveis online, da área da Educação Física de estratos Qualis A2, B1 e B2.É possível compreender a partir desta revisão que a Educação Física vem se configurando de diferentes formas nas escolas e que os processos de construção curricular têm se efetivado de diversas maneiras. Neste sentido, é possível compreender a Educação Física no ensino fundamental no contexto brasileiro como plural e heterogênea. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-28T04:01:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203974 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096099 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001096099 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Vol. 24, n. 1 (jan./mar. 2018), p. 275-290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/2/001096099.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203974/1/001096099.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2db33e4511679a7c76eff69f4c93f9cc f2e2ca519ade3332601bb0aae19eff9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725060695195648 |