Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Natacha da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203959
Resumo: Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.
id UFRGS-2_fd5ec2ee929d699a7a5169af5b95967e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2019-12-28T04:00:52Z20182175-8042http://hdl.handle.net/10183/203959001096093Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.This text is the result of a dissertation and seeks to communicate the fi ndings related to the following specifi c objectives: a) understand that knowledge is part of Physical Education (EFI) in the fi nal years of elementary school and what places it occupies in curricular construction; b) understand the tensions involved in the school and EFI curriculum building process. The curricular construction of the school and EFI is constituted by movements of return, contour and deviation. The knowledges that integrate this construction are of two orders, of personal formation and of academic formation, and are developed through traditional practices / reproducers, but also through practices that break this logic. This concomitant presence of different practices and orientations occurs due to conflicts of ideas / perspectives that permeate the school, but these conflicts are also producers of this curricular construction, as well as the time, which presents itself as a signifi cant element in this process.Este texto surge de una disertación y busca comunicar los hallazgos referentes a los siguientes objetivos: a) comprender que saberes integran la Educación Física (EFI) en los años fi nales de la enseñanza fundamental y qué lugares ocupa en la construcción curricular; b) comprender las tensiones involucradas en el proceso de construcción curricular de la escuela y de la EFI. La construcción curricular de la escuela y de la EFI está constituida por movimientos de retorno, contorno y desvío. Los saberes que integran esta construcción son de dos órdenes, de formación personal y académica, y se desarrollan través de prácticas tradicionales/reproductoras, pero también de prácticas que rompen esa lógica. Esta presencia de diferentes prácticas y orientaciones ocurre como consecuencia de los conflictos de ideas que permean la escuela, pero estos conflictos también son productores de esta construcción, como el tiempo, que se presenta como elemento signifi cativo en este proceso.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 30, n.56 (dez. 2018), p. 173-189Educação física escolarEnsino fundamentalCurrículoRio Grande do SulPhysical education at schoolElementary schoolCurricular constructionEducación física en la escuelaEnseñanza fundamentalConstrucción curricularRetornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do SulReturns, contours and deviations : Physical Education in the curricular construction of the fi nal years of elementary school in a state school in Rio Grande do SulRetornos, contornos y desvíos : la Educación Física en la construcción curricular de los años fi nales de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096093.pdf.txt001096093.pdf.txtExtracted Texttext/plain50560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/2/001096093.pdf.txt46bfa19769257c5b6ef9302219edc315MD52ORIGINAL001096093.pdfTexto completoapplication/pdf668877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/1/001096093.pdfd41a77f0f26b7f3d5af5998de426963fMD5110183/2039592019-12-29 05:03:08.378617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Returns, contours and deviations : Physical Education in the curricular construction of the fi nal years of elementary school in a state school in Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Retornos, contornos y desvíos : la Educación Física en la construcción curricular de los años fi nales de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de Rio Grande do Sul
title Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
spellingShingle Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
Tavares, Natacha da Silva
Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Rio Grande do Sul
Physical education at school
Elementary school
Curricular construction
Educación física en la escuela
Enseñanza fundamental
Construcción curricular
title_short Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_full Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_fullStr Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_sort Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
author Tavares, Natacha da Silva
author_facet Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Rio Grande do Sul
topic Educação física escolar
Ensino fundamental
Currículo
Rio Grande do Sul
Physical education at school
Elementary school
Curricular construction
Educación física en la escuela
Enseñanza fundamental
Construcción curricular
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education at school
Elementary school
Curricular construction
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física en la escuela
Enseñanza fundamental
Construcción curricular
description Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:00:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203959
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-8042
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096093
identifier_str_mv 2175-8042
001096093
url http://hdl.handle.net/10183/203959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 30, n.56 (dez. 2018), p. 173-189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/2/001096093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/1/001096093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46bfa19769257c5b6ef9302219edc315
d41a77f0f26b7f3d5af5998de426963f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981688877056