Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203959 |
Resumo: | Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo. |
id |
UFRGS-2_fd5ec2ee929d699a7a5169af5b95967e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203959 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2019-12-28T04:00:52Z20182175-8042http://hdl.handle.net/10183/203959001096093Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.This text is the result of a dissertation and seeks to communicate the fi ndings related to the following specifi c objectives: a) understand that knowledge is part of Physical Education (EFI) in the fi nal years of elementary school and what places it occupies in curricular construction; b) understand the tensions involved in the school and EFI curriculum building process. The curricular construction of the school and EFI is constituted by movements of return, contour and deviation. The knowledges that integrate this construction are of two orders, of personal formation and of academic formation, and are developed through traditional practices / reproducers, but also through practices that break this logic. This concomitant presence of different practices and orientations occurs due to conflicts of ideas / perspectives that permeate the school, but these conflicts are also producers of this curricular construction, as well as the time, which presents itself as a signifi cant element in this process.Este texto surge de una disertación y busca comunicar los hallazgos referentes a los siguientes objetivos: a) comprender que saberes integran la Educación Física (EFI) en los años fi nales de la enseñanza fundamental y qué lugares ocupa en la construcción curricular; b) comprender las tensiones involucradas en el proceso de construcción curricular de la escuela y de la EFI. La construcción curricular de la escuela y de la EFI está constituida por movimientos de retorno, contorno y desvío. Los saberes que integran esta construcción son de dos órdenes, de formación personal y académica, y se desarrollan través de prácticas tradicionales/reproductoras, pero también de prácticas que rompen esa lógica. Esta presencia de diferentes prácticas y orientaciones ocurre como consecuencia de los conflictos de ideas que permean la escuela, pero estos conflictos también son productores de esta construcción, como el tiempo, que se presenta como elemento signifi cativo en este proceso.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 30, n.56 (dez. 2018), p. 173-189Educação física escolarEnsino fundamentalCurrículoRio Grande do SulPhysical education at schoolElementary schoolCurricular constructionEducación física en la escuelaEnseñanza fundamentalConstrucción curricularRetornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do SulReturns, contours and deviations : Physical Education in the curricular construction of the fi nal years of elementary school in a state school in Rio Grande do SulRetornos, contornos y desvíos : la Educación Física en la construcción curricular de los años fi nales de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096093.pdf.txt001096093.pdf.txtExtracted Texttext/plain50560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/2/001096093.pdf.txt46bfa19769257c5b6ef9302219edc315MD52ORIGINAL001096093.pdfTexto completoapplication/pdf668877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/1/001096093.pdfd41a77f0f26b7f3d5af5998de426963fMD5110183/2039592019-12-29 05:03:08.378617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Returns, contours and deviations : Physical Education in the curricular construction of the fi nal years of elementary school in a state school in Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Retornos, contornos y desvíos : la Educación Física en la construcción curricular de los años fi nales de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de Rio Grande do Sul |
title |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul Tavares, Natacha da Silva Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Rio Grande do Sul Physical education at school Elementary school Curricular construction Educación física en la escuela Enseñanza fundamental Construcción curricular |
title_short |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
title_full |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Retornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul |
author |
Tavares, Natacha da Silva |
author_facet |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Rio Grande do Sul |
topic |
Educação física escolar Ensino fundamental Currículo Rio Grande do Sul Physical education at school Elementary school Curricular construction Educación física en la escuela Enseñanza fundamental Construcción curricular |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education at school Elementary school Curricular construction |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física en la escuela Enseñanza fundamental Construcción curricular |
description |
Este texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-28T04:00:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203959 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-8042 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096093 |
identifier_str_mv |
2175-8042 001096093 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 30, n.56 (dez. 2018), p. 173-189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/2/001096093.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203959/1/001096093.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46bfa19769257c5b6ef9302219edc315 d41a77f0f26b7f3d5af5998de426963f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224981688877056 |