Ensino para a ação democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Westheimer, Joel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fajardo, Ananyr Porto, Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226294
Resumo: As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.
id UFRGS-2_98f6ba2e7baa7bb5aefec5dbec4dd71a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226294
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Westheimer, JoelFajardo, Ananyr PortoGandin, Luis Armando2021-08-31T04:19:50Z20150100-3143http://hdl.handle.net/10183/226294000969217As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.Current school reform policies that emphasize standardized tests and a narrow curriculum leave students without skills they need to participate effectively in democratic societies. This article exposes these reforms as inadequate and draws on research regarding school-based programs that seek to teach good citizenship to detail three visions of citizenship commonly found in school programs: personally responsible, participatory, and social justice-oriented. Personally responsible citizenship is the most commonly pursued but has little to do with democratic thought and action. The article concludes with three recommendations for practice.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 465-484DemocraciaCidadaniaEducação democráticaJustiça socialCivic engagementEnsino para a ação democráticaTeaching for democratic action info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969217.pdf.txt000969217.pdf.txtExtracted Texttext/plain59049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/2/000969217.pdf.txte462e762d3dd0d48010e77f6acde913fMD52ORIGINAL000969217.pdfTexto completoapplication/pdf214103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/1/000969217.pdf2118bbf6f2c2e286034af907611e019aMD5110183/2262942023-04-27 03:30:45.111765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino para a ação democrática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching for democratic action
title Ensino para a ação democrática
spellingShingle Ensino para a ação democrática
Westheimer, Joel
Democracia
Cidadania
Educação democrática
Justiça social
Civic engagement
title_short Ensino para a ação democrática
title_full Ensino para a ação democrática
title_fullStr Ensino para a ação democrática
title_full_unstemmed Ensino para a ação democrática
title_sort Ensino para a ação democrática
author Westheimer, Joel
author_facet Westheimer, Joel
Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Westheimer, Joel
Fajardo, Ananyr Porto
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Cidadania
Educação democrática
Justiça social
topic Democracia
Cidadania
Educação democrática
Justiça social
Civic engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv Civic engagement
description As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T04:19:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226294
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969217
identifier_str_mv 0100-3143
000969217
url http://hdl.handle.net/10183/226294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 465-484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/2/000969217.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/1/000969217.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e462e762d3dd0d48010e77f6acde913f
2118bbf6f2c2e286034af907611e019a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034334732288