Ensino para a ação democrática
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226294 |
Resumo: | As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática. |
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Westheimer, JoelFajardo, Ananyr PortoGandin, Luis Armando2021-08-31T04:19:50Z20150100-3143http://hdl.handle.net/10183/226294000969217As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.Current school reform policies that emphasize standardized tests and a narrow curriculum leave students without skills they need to participate effectively in democratic societies. This article exposes these reforms as inadequate and draws on research regarding school-based programs that seek to teach good citizenship to detail three visions of citizenship commonly found in school programs: personally responsible, participatory, and social justice-oriented. Personally responsible citizenship is the most commonly pursued but has little to do with democratic thought and action. The article concludes with three recommendations for practice.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 465-484DemocraciaCidadaniaEducação democráticaJustiça socialCivic engagementEnsino para a ação democráticaTeaching for democratic action info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000969217.pdf.txt000969217.pdf.txtExtracted Texttext/plain59049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/2/000969217.pdf.txte462e762d3dd0d48010e77f6acde913fMD52ORIGINAL000969217.pdfTexto completoapplication/pdf214103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226294/1/000969217.pdf2118bbf6f2c2e286034af907611e019aMD5110183/2262942023-04-27 03:30:45.111765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:30:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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