Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bertolucci, Cristina Cavalli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267882
Resumo: Este trabalho retoma e aprofunda discussões iniciadas na pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do primeiro autor, sob orientação da segunda autora. O principal objetivo da pesquisa é investigar possíveis contribuições dos jogos Catan e Pindorama para o desenvolvimento de saberes matemáticos e, neste artigo, o foco é direcionado particularmente para questões envolvendo noções probabilísticas. Para isso, foram analisados dados produzidos a partir de uma prática pedagógica realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, aplicada em oito encontros no laboratório de matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, devido ao interesse nos processos de pensamento realizados pelos estudantes. Na análise dos dados, foram identificadas contribuições desses jogos para a produção de algumas noções matemáticas, como o pensamento estratégico, a modelagem de situações da realidade para o contexto do jogo, além de questões como a cooperação e a competição entre jogadores. Em especial, destacam-se o desenvolvimento de conceitos probabilísticos, como a compreensão das noções de espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, a comparação entre chances de ocorrência de determinados eventos e a percepção do fator aleatório presente nos jogos.
id UFRGS-2_9929ac23c57fdfcc14914431c67ad2e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontanella, Rafael Eduardo FerronattoBertolucci, Cristina Cavalli2023-12-01T03:26:39Z20232447-5777http://hdl.handle.net/10183/267882001189049Este trabalho retoma e aprofunda discussões iniciadas na pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do primeiro autor, sob orientação da segunda autora. O principal objetivo da pesquisa é investigar possíveis contribuições dos jogos Catan e Pindorama para o desenvolvimento de saberes matemáticos e, neste artigo, o foco é direcionado particularmente para questões envolvendo noções probabilísticas. Para isso, foram analisados dados produzidos a partir de uma prática pedagógica realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, aplicada em oito encontros no laboratório de matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, devido ao interesse nos processos de pensamento realizados pelos estudantes. Na análise dos dados, foram identificadas contribuições desses jogos para a produção de algumas noções matemáticas, como o pensamento estratégico, a modelagem de situações da realidade para o contexto do jogo, além de questões como a cooperação e a competição entre jogadores. Em especial, destacam-se o desenvolvimento de conceitos probabilísticos, como a compreensão das noções de espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, a comparação entre chances de ocorrência de determinados eventos e a percepção do fator aleatório presente nos jogos.This article recaptures and deepens the discussions initiated on the research for the final paper of the first author’s graduation, under the guidance of the second author. The main goal of the research is to investigate possible contributions of the games Catan and Pindorama on the production of mathematical knowledge, and in this article, the focus is directed particularly towards matters involving probabilistic notions. The data analyzed was produced through a pedagogical practice held with 9th grade students, in the mathematics laboratory of a public school in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. The research was developed from a qualitative perspective, due to the interest in the processes carried out by the students. In the data analysis, contributions of these games to the production of some mathematical notions were identified, such as strategic thinking, modeling of situations from reality to the context of the game, in addition to matters like competition and cooperation between the players. In particular, the development of probabilistic concepts is highlighted, such as understanding the notions of sample space, events and probability calculation, comparing the chances of occurrence of certain events and the perception of the random factor present in games.application/pdfporEnsino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 9, n.1 (2023), e0523, p. 1-13JogosEducação MatemáticaGamesProbabilistic thinkingMathematical laboratoryMathematical educationPotencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticasPotentialities of the games Catan and Pindorama on the creation of probabilistic notions info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189049.pdf.txt001189049.pdf.txtExtracted Texttext/plain47323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267882/2/001189049.pdf.txtd16b1b04c7b19b6f49375de360c2dd57MD52ORIGINAL001189049.pdfTexto completoapplication/pdf726771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267882/1/001189049.pdf43aa5d2736b154df16aae41eb4d89628MD5110183/2678822023-12-02 04:26:02.35081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-02T06:26:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Potentialities of the games Catan and Pindorama on the creation of probabilistic notions
title Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
spellingShingle Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
Jogos
Educação Matemática
Games
Probabilistic thinking
Mathematical laboratory
Mathematical education
title_short Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
title_full Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
title_fullStr Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
title_full_unstemmed Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
title_sort Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
author Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
author_facet Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
Bertolucci, Cristina Cavalli
author_role author
author2 Bertolucci, Cristina Cavalli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
Bertolucci, Cristina Cavalli
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Educação Matemática
topic Jogos
Educação Matemática
Games
Probabilistic thinking
Mathematical laboratory
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Probabilistic thinking
Mathematical laboratory
Mathematical education
description Este trabalho retoma e aprofunda discussões iniciadas na pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do primeiro autor, sob orientação da segunda autora. O principal objetivo da pesquisa é investigar possíveis contribuições dos jogos Catan e Pindorama para o desenvolvimento de saberes matemáticos e, neste artigo, o foco é direcionado particularmente para questões envolvendo noções probabilísticas. Para isso, foram analisados dados produzidos a partir de uma prática pedagógica realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, aplicada em oito encontros no laboratório de matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, devido ao interesse nos processos de pensamento realizados pelos estudantes. Na análise dos dados, foram identificadas contribuições desses jogos para a produção de algumas noções matemáticas, como o pensamento estratégico, a modelagem de situações da realidade para o contexto do jogo, além de questões como a cooperação e a competição entre jogadores. Em especial, destacam-se o desenvolvimento de conceitos probabilísticos, como a compreensão das noções de espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, a comparação entre chances de ocorrência de determinados eventos e a percepção do fator aleatório presente nos jogos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T03:26:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267882
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-5777
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189049
identifier_str_mv 2447-5777
001189049
url http://hdl.handle.net/10183/267882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino & Multidisciplinariedade. São Luis, MA: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Vol. 9, n.1 (2023), e0523, p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267882/2/001189049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267882/1/001189049.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d16b1b04c7b19b6f49375de360c2dd57
43aa5d2736b154df16aae41eb4d89628
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106313183232