Contribuições do jogo Catan para o desenvolvimento de saberes matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontanella, Rafael Eduardo Ferronatto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259399
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar possíveis contribuições na produção de saberes matemáticos de estudantes propiciadas pela construção e utilização do jogo Pindorama. Com base em The Settlers of Catan, Pindorama é um jogo criado em conjunto com os participantes da pesquisa por meio de uma proposta pedagógica. Os objetivos específicos do estudo são: o desenvolvimento de uma prática que possibilita a criação, em sala de aula, de ambientes favoráveis ao estudo da Matemática por meio da aplicação do jogo; a análise das potencialidades dessa prática para a criação de estratégias e a compreensão de conceitos de Probabilidade, como noções sobre espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, além da percepção da aleatoriedade, que podem ser exploradas através de mecânicas do jogo, como o lançamento de dados para determinar a produção de recursos; a promoção da aprendizagem Matemática pela investigação, por meio de etapas de Modelagem Matemática aliadas ao jogo. O trabalho é desenvolvido sob uma perspectiva de pesquisa qualitativa, com a produção de dados através de oficinas realizadas em oito encontros, no Laboratório de Matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, com estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico que sustenta este estudo é estruturado em quatro eixos principais: Modelagem Matemática, Jogos na Educação Matemática, Resolução de Problemas e Pensamento Probabilístico. Pelos dados analisados, é observado que a prática possibilita situações de aprendizagem matemática, em particular com relação ao pensamento estratégico e probabilístico, como no momento de determinar a posição das vilas, cidades e estradas no tabuleiro com base nas chances de produção de recursos. Também são percebidos cenários de competição e cooperação entre os jogadores, através de elementos como as trocas comerciais no jogo, além da possibilidade de momentos de investigação sobre acontecimentos e fatos do mundo, como nas buscas por dados sobre a produção de certos produtos brasileiros. Destaca-se a possibilidade que o jogo oferece para a valorização da criação de pensamentos autônomos e diversos na resolução de situações que desafiam o jogador.
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Os objetivos específicos do estudo são: o desenvolvimento de uma prática que possibilita a criação, em sala de aula, de ambientes favoráveis ao estudo da Matemática por meio da aplicação do jogo; a análise das potencialidades dessa prática para a criação de estratégias e a compreensão de conceitos de Probabilidade, como noções sobre espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, além da percepção da aleatoriedade, que podem ser exploradas através de mecânicas do jogo, como o lançamento de dados para determinar a produção de recursos; a promoção da aprendizagem Matemática pela investigação, por meio de etapas de Modelagem Matemática aliadas ao jogo. O trabalho é desenvolvido sob uma perspectiva de pesquisa qualitativa, com a produção de dados através de oficinas realizadas em oito encontros, no Laboratório de Matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, com estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico que sustenta este estudo é estruturado em quatro eixos principais: Modelagem Matemática, Jogos na Educação Matemática, Resolução de Problemas e Pensamento Probabilístico. Pelos dados analisados, é observado que a prática possibilita situações de aprendizagem matemática, em particular com relação ao pensamento estratégico e probabilístico, como no momento de determinar a posição das vilas, cidades e estradas no tabuleiro com base nas chances de produção de recursos. Também são percebidos cenários de competição e cooperação entre os jogadores, através de elementos como as trocas comerciais no jogo, além da possibilidade de momentos de investigação sobre acontecimentos e fatos do mundo, como nas buscas por dados sobre a produção de certos produtos brasileiros. Destaca-se a possibilidade que o jogo oferece para a valorização da criação de pensamentos autônomos e diversos na resolução de situações que desafiam o jogador.This research aims to investigate possible contributions on the production of mathematical knowledge of students made possible by the construction and use of the game Pindorama. Based on The Settlers of Catan, Pindorama is a game created with the participants of the research through a pedagogical proposal.The specific purposes of the study are: the development of practice that allows the creation of favorable environments to the study of math through the game; the analysis of the potentialities of this practice to the creation of strategies and the understanding of Probability concepts, such as the sample space, events and probability calculation, in addition to the perception of randomness, which can be explored through the mechanics of the game, like the dice roll to determine the production of resources; the promotion of mathematical learning with investigation, through stages of Mathematical Modeling allied to the game. The work is developed from a qualitative research perspective, with the data production through workshops held in eight meetings, at the Mathematics Laboratory of a public school in Porto Alegre, with students from the 9th grade of elementary school. The theoretical references that sustain this research are structured on four main axes: Mathematical Modelling, Games in Mathematical Education, Problem Solving and Probability Thinking. Through the data analyzed, it is observed that the practice allows situations of mathematical learning, particularly about strategic and probability thinking, like in the moment of determining the position of settlements, cities and roads on the board based on the chances of resource production. There are also scenarios of competition and cooperation between the players, through elements like the commercial trades in the game, in addition to the possibility of moments of investigation about world facts, such as the research for data on the production of certain Brazilian products. The possibility that the game offers to valuing the creation of autonomous and diverse thoughts in the solving of situations that challenge the player is highlighted.application/pdfporJogosResolução de problemasModelagem matemáticaGamesStrategic thinkingProbabilityProblem solvingMathematical modellingContribuições do jogo Catan para o desenvolvimento de saberes matemáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171937.pdf.txt001171937.pdf.txtExtracted Texttext/plain160477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259399/2/001171937.pdf.txt91a94cf6407d1ee6edeaecf3b944cc12MD52ORIGINAL001171937.pdfTexto completoapplication/pdf3114906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259399/1/001171937.pdfb5bb8a58e7cc720279d4a62d1cdf6af9MD5110183/2593992023-06-25 03:44:39.313862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259399Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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