Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchioretto , Sandra Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102846
Resumo: O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio.
id UFRGS-2_9932903185444912cc6a7060dc9b2048
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102846
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marchioretto , Sandra ReginaCosta, Janete Sander2014-09-11T02:10:05Z2012http://hdl.handle.net/10183/102846000920880O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio.application/pdfporLeituraEnsino médioEstratégiaHipertextoPromover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920880.pdf000920880.pdfTexto completoapplication/pdf420502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/1/000920880.pdf0bc8053f662286f7dbe65ef76e5c6205MD51TEXT000920880.pdf.txt000920880.pdf.txtExtracted Texttext/plain104620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/2/000920880.pdf.txt3329f66e10aed3bfdaca0136c46beccfMD52THUMBNAIL000920880.pdf.jpg000920880.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/3/000920880.pdf.jpg6a68c6f2bd98ef75025bbd915aa92ca5MD5310183/1028462018-10-23 09:23:45.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:23:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
title Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
spellingShingle Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
Marchioretto , Sandra Regina
Leitura
Ensino médio
Estratégia
Hipertexto
title_short Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
title_full Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
title_fullStr Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
title_full_unstemmed Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
title_sort Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
author Marchioretto , Sandra Regina
author_facet Marchioretto , Sandra Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchioretto , Sandra Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Janete Sander
contributor_str_mv Costa, Janete Sander
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino médio
Estratégia
Hipertexto
topic Leitura
Ensino médio
Estratégia
Hipertexto
description O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920880
url http://hdl.handle.net/10183/102846
identifier_str_mv 000920880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/1/000920880.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/2/000920880.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/3/000920880.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bc8053f662286f7dbe65ef76e5c6205
3329f66e10aed3bfdaca0136c46beccf
6a68c6f2bd98ef75025bbd915aa92ca5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471382589440