Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102846 |
Resumo: | O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_9932903185444912cc6a7060dc9b2048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102846 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marchioretto , Sandra ReginaCosta, Janete Sander2014-09-11T02:10:05Z2012http://hdl.handle.net/10183/102846000920880O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio.application/pdfporLeituraEnsino médioEstratégiaHipertextoPromover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920880.pdf000920880.pdfTexto completoapplication/pdf420502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/1/000920880.pdf0bc8053f662286f7dbe65ef76e5c6205MD51TEXT000920880.pdf.txt000920880.pdf.txtExtracted Texttext/plain104620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/2/000920880.pdf.txt3329f66e10aed3bfdaca0136c46beccfMD52THUMBNAIL000920880.pdf.jpg000920880.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/3/000920880.pdf.jpg6a68c6f2bd98ef75025bbd915aa92ca5MD5310183/1028462018-10-23 09:23:45.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:23:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
title |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
spellingShingle |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo Marchioretto , Sandra Regina Leitura Ensino médio Estratégia Hipertexto |
title_short |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
title_full |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
title_fullStr |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
title_full_unstemmed |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
title_sort |
Promover a prática da leitura dos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo |
author |
Marchioretto , Sandra Regina |
author_facet |
Marchioretto , Sandra Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchioretto , Sandra Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Janete Sander |
contributor_str_mv |
Costa, Janete Sander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino médio Estratégia Hipertexto |
topic |
Leitura Ensino médio Estratégia Hipertexto |
description |
O presente trabalho teve como enfoque resgatar a importância da prática da leitura em sala de aula com estudantes concluintes do Ensino Médio, oriundos de uma escola pública do município de Dr. Ricardo, RS, usando como alternativa de trabalho a leitura pelo hipertexto. Este trabalho está dividido em três partes. Na primeira, destacamos aspectos que incentivaram nosso interesse em mostrar aos alunos a importância deste assunto. Na segunda, apresentamos as diferentes formas e estratégias de leitura. Na terceira parte, a utilização das tecnologias digitais e o hipertexto como possibilidade alternativa de redescobrir e desenvolver o gosto pela leitura. Por último, apresentamos algumas constatações observadas durante a realização deste trabalho e que serão utilizadas durante as aulas como práticas metodológicas para promover a leitura, especialmente com alunos do último ano do Ensino Médio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:10:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102846 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920880 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102846 |
identifier_str_mv |
000920880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/1/000920880.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/2/000920880.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102846/3/000920880.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0bc8053f662286f7dbe65ef76e5c6205 3329f66e10aed3bfdaca0136c46beccf 6a68c6f2bd98ef75025bbd915aa92ca5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471382589440 |