Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163542 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos. |
id |
UFRGS-2_997e2563a14ee8dcac2eee4fd208f685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163542 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha-de-Oliveira, SidineiMariano, Sandra Regina HolandaCuba-Mancebo, Rafael2017-06-28T02:28:50Z20152237-5139http://hdl.handle.net/10183/163542001018534Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos.This paper aims to present the film development experience as a teaching resource in the classes of Sociology for Administration of the Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This activity was encouraged by a twofold objective: first, create a dynamic form of learning for students through the realization of films; second, producing material on the content of the discipline that could be shared with students from other disciplines and semesters. To carry out the activity, the following steps were followed: 1) division of the groups, distribution of themes and resources to be consulted, and guidelines about the work and the schedule; 2) Pre-production: study of materials for the preparation of the video; 3) script development, which was guided by the teacher; 4) Making of videos; 5) Presentation of the construction process and the result of the work; 6) Assessment of the video and the discipline by the students and teacher; 7) Dissemination of videos as open educational resources. As the main result of the experience it can be highlighted the relationship between teacher and students in a new universe, opening up space for mutual learning, and also to serve as a stimulus for students to deepen the content of the course and as for the teacher, an exciting way to monitor and evaluate students.application/pdfporRevista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 1-15Ensino-aprendizagemRecursos didáticosVídeoEnsino : Administracao : BrasilVideo ProductionOpen Educational ResourcesAtuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagemActing as a director : the construction of documentaries as a technique of a teaching/learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018534.pdf001018534.pdfTexto completoapplication/pdf226488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/1/001018534.pdfe11308b9676ccfdc42ff6a385b19f805MD51TEXT001018534.pdf.txt001018534.pdf.txtExtracted Texttext/plain43751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/2/001018534.pdf.txt6b8c7612e3dd998c26f803c6412e5896MD52THUMBNAIL001018534.pdf.jpg001018534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/3/001018534.pdf.jpg08f758267bf49ad000f17374f851a764MD5310183/1635422018-10-09 08:02:24.887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:02:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Acting as a director : the construction of documentaries as a technique of a teaching/learning |
title |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem Rocha-de-Oliveira, Sidinei Ensino-aprendizagem Recursos didáticos Vídeo Ensino : Administracao : Brasil Video Production Open Educational Resources |
title_short |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
title_full |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem |
author |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei |
author_facet |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei Mariano, Sandra Regina Holanda Cuba-Mancebo, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Mariano, Sandra Regina Holanda Cuba-Mancebo, Rafael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei Mariano, Sandra Regina Holanda Cuba-Mancebo, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Recursos didáticos Vídeo Ensino : Administracao : Brasil |
topic |
Ensino-aprendizagem Recursos didáticos Vídeo Ensino : Administracao : Brasil Video Production Open Educational Resources |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Video Production Open Educational Resources |
description |
Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-28T02:28:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163542 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-5139 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018534 |
identifier_str_mv |
2237-5139 001018534 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/1/001018534.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/2/001018534.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/3/001018534.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e11308b9676ccfdc42ff6a385b19f805 6b8c7612e3dd998c26f803c6412e5896 08f758267bf49ad000f17374f851a764 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447635436240896 |