Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mariano, Sandra Regina Holanda, Cuba-Mancebo, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163542
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos.
id UFRGS-2_997e2563a14ee8dcac2eee4fd208f685
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163542
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha-de-Oliveira, SidineiMariano, Sandra Regina HolandaCuba-Mancebo, Rafael2017-06-28T02:28:50Z20152237-5139http://hdl.handle.net/10183/163542001018534Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos.This paper aims to present the film development experience as a teaching resource in the classes of Sociology for Administration of the Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This activity was encouraged by a twofold objective: first, create a dynamic form of learning for students through the realization of films; second, producing material on the content of the discipline that could be shared with students from other disciplines and semesters. To carry out the activity, the following steps were followed: 1) division of the groups, distribution of themes and resources to be consulted, and guidelines about the work and the schedule; 2) Pre-production: study of materials for the preparation of the video; 3) script development, which was guided by the teacher; 4) Making of videos; 5) Presentation of the construction process and the result of the work; 6) Assessment of the video and the discipline by the students and teacher; 7) Dissemination of videos as open educational resources. As the main result of the experience it can be highlighted the relationship between teacher and students in a new universe, opening up space for mutual learning, and also to serve as a stimulus for students to deepen the content of the course and as for the teacher, an exciting way to monitor and evaluate students.application/pdfporRevista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 1-15Ensino-aprendizagemRecursos didáticosVídeoEnsino : Administracao : BrasilVideo ProductionOpen Educational ResourcesAtuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagemActing as a director : the construction of documentaries as a technique of a teaching/learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018534.pdf001018534.pdfTexto completoapplication/pdf226488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/1/001018534.pdfe11308b9676ccfdc42ff6a385b19f805MD51TEXT001018534.pdf.txt001018534.pdf.txtExtracted Texttext/plain43751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/2/001018534.pdf.txt6b8c7612e3dd998c26f803c6412e5896MD52THUMBNAIL001018534.pdf.jpg001018534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/3/001018534.pdf.jpg08f758267bf49ad000f17374f851a764MD5310183/1635422018-10-09 08:02:24.887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:02:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Acting as a director : the construction of documentaries as a technique of a teaching/learning
title Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
spellingShingle Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Vídeo
Ensino : Administracao : Brasil
Video Production
Open Educational Resources
title_short Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
title_full Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
title_fullStr Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
title_sort Atuando como diretor : a construção de documentários como técnica de ensino-aprendizagem
author Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author_facet Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Mariano, Sandra Regina Holanda
Cuba-Mancebo, Rafael
author_role author
author2 Mariano, Sandra Regina Holanda
Cuba-Mancebo, Rafael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Mariano, Sandra Regina Holanda
Cuba-Mancebo, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Vídeo
Ensino : Administracao : Brasil
topic Ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Vídeo
Ensino : Administracao : Brasil
Video Production
Open Educational Resources
dc.subject.eng.fl_str_mv Video Production
Open Educational Resources
description Este trabalho objetiva apresentar a experiência de elaboração de filmes como recurso didático nas turmas de Sociologia para os cursos de Administração da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federa do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi incentivada por um duplo objetivo: primeiro, criar uma forma dinâmica de aprendizado para os alunos por meio da realização dos filmes; segundo, produzir material sobre o conteúdo da disciplina que pudesse ser compartilhado com estudantes de outras disciplinas e dos semestres seguintes. Para realização da atividade seguiram-se as seguintes etapas: 1) divisão dos grupos, distribuição dos temas e recursos a serem consultados, orientações sobre o trabalho e cronograma; 2) pré-produção: estudo dos materiais para elaboração do vídeo; 3) elaboração do roteiro, que foi orientado pelo professor; 4) realização dos vídeos; 5) apresentação do processo de construção e do resultado do trabalho; 6) avaliação do vídeo e da disciplina pelos alunos e pelo professor; 7) divulgação dos vídeos como recursos educacionais abertos. Como resultado principal destaca-se a relação entre professor e alunos num universo novo, abrindo espaço para aprendizado mútuo, além de servir de estímulo aos alunos para aprofundar o conteúdo da disciplina e para o professor como uma forma instigante de acompanhamento e de avaliação dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-28T02:28:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163542
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-5139
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018534
identifier_str_mv 2237-5139
001018534
url http://hdl.handle.net/10183/163542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Revista ADM.MADE. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de sá, 2015. Vol. 19, n. 3 (set./dez. 2015), p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/1/001018534.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/2/001018534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163542/3/001018534.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e11308b9676ccfdc42ff6a385b19f805
6b8c7612e3dd998c26f803c6412e5896
08f758267bf49ad000f17374f851a764
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447635436240896