Alfabetização, produção de textos e autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alda Lusa Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107944
Resumo: O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.
id UFRGS-2_99cb2cbee4767c64831afb26c9fc9473
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Alda Lusa AndradeLuzzardi, Dóris Maria2014-12-09T02:16:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/107944000945365O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.application/pdfporAlfabetizaçãoProdução de textosAutoriaAlfabetização, produção de textos e autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945365.pdf000945365.pdfTexto completoapplication/pdf461764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/1/000945365.pdf757873af040ea73236f9ad2636abbd8bMD51TEXT000945365.pdf.txt000945365.pdf.txtExtracted Texttext/plain83584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/2/000945365.pdf.txta932ab9ca506b7e08228892b8f80cfccMD52THUMBNAIL000945365.pdf.jpg000945365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/3/000945365.pdf.jpgb3cf6a1f1f6633b415d75cc74b5e78dbMD5310183/1079442018-10-22 08:36:29.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização, produção de textos e autoria
title Alfabetização, produção de textos e autoria
spellingShingle Alfabetização, produção de textos e autoria
Gomes, Alda Lusa Andrade
Alfabetização
Produção de textos
Autoria
title_short Alfabetização, produção de textos e autoria
title_full Alfabetização, produção de textos e autoria
title_fullStr Alfabetização, produção de textos e autoria
title_full_unstemmed Alfabetização, produção de textos e autoria
title_sort Alfabetização, produção de textos e autoria
author Gomes, Alda Lusa Andrade
author_facet Gomes, Alda Lusa Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alda Lusa Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luzzardi, Dóris Maria
contributor_str_mv Luzzardi, Dóris Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Produção de textos
Autoria
topic Alfabetização
Produção de textos
Autoria
description O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945365
url http://hdl.handle.net/10183/107944
identifier_str_mv 000945365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/1/000945365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/2/000945365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/3/000945365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 757873af040ea73236f9ad2636abbd8b
a932ab9ca506b7e08228892b8f80cfcc
b3cf6a1f1f6633b415d75cc74b5e78db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137833451520