Alfabetização, produção de textos e autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107944 |
Resumo: | O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa. |
id |
UFRGS-2_99cb2cbee4767c64831afb26c9fc9473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107944 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Alda Lusa AndradeLuzzardi, Dóris Maria2014-12-09T02:16:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/107944000945365O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa.application/pdfporAlfabetizaçãoProdução de textosAutoriaAlfabetização, produção de textos e autoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945365.pdf000945365.pdfTexto completoapplication/pdf461764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/1/000945365.pdf757873af040ea73236f9ad2636abbd8bMD51TEXT000945365.pdf.txt000945365.pdf.txtExtracted Texttext/plain83584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/2/000945365.pdf.txta932ab9ca506b7e08228892b8f80cfccMD52THUMBNAIL000945365.pdf.jpg000945365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/3/000945365.pdf.jpgb3cf6a1f1f6633b415d75cc74b5e78dbMD5310183/1079442018-10-22 08:36:29.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
title |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
spellingShingle |
Alfabetização, produção de textos e autoria Gomes, Alda Lusa Andrade Alfabetização Produção de textos Autoria |
title_short |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
title_full |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
title_fullStr |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
title_full_unstemmed |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
title_sort |
Alfabetização, produção de textos e autoria |
author |
Gomes, Alda Lusa Andrade |
author_facet |
Gomes, Alda Lusa Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alda Lusa Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luzzardi, Dóris Maria |
contributor_str_mv |
Luzzardi, Dóris Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Produção de textos Autoria |
topic |
Alfabetização Produção de textos Autoria |
description |
O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos de aprendizagem a partir dos quais a criança alfabetizanda se desloca de um lugar menos autônomo em relação à sua própria escrita para uma maior autonomia; evidenciar a relevância dos dados singulares na determinação dos percursos particulares trilhados pelas crianças na aquisição da linguagem; estudar as relações estabelecidas entre o sujeito e a linguagem, atentando para os gestos de autoria da escrita constituídos. Como referencial teórico, buscou-se subsídios junto a Luiz Carlos Cagliari e Gladis Massini-Cagliari (questões ortográficas), Eni Orlandi e Eduardo Calil (autoria) e Maria Bernadete Marques Abaurre (paradigma indiciário). Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, envolvendo duas crianças de uma turma de 1° ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Portão (Rio Grande do Sul): V. e K., com idades de seis anos e dois meses e seis anos e cinco meses no início da pesquisa. O período de acompanhamento desses sujeitos compreende os meses de fevereiro a setembro de 2013. As produções analisadas neste artigo autorizam dizer que, através de suas experimentações acerca da escrita, V. e K. produziram regras cada vez mais próximas da gramática convencional, constituindo lugares de autoria associados tanto ao trabalho com as hipóteses ortográficas quanto com os princípios de organização de um texto com características literárias – o que possibilita a construção de uma representação positiva da interação da criança com a escrita, tornando-a uma atividade prazerosa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-09T02:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107944 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107944 |
identifier_str_mv |
000945365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/1/000945365.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/2/000945365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107944/3/000945365.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
757873af040ea73236f9ad2636abbd8b a932ab9ca506b7e08228892b8f80cfcc b3cf6a1f1f6633b415d75cc74b5e78db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137833451520 |