Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, André Lucas Porto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Eggres, Leonardo, Melo, Roberta Madeira de, Meinerz, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131121
Resumo: História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, voltada para crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, possui como eixo temático o ensino de História, a educação para a diversidade e as brincadeiras em distintas culturas ao longo dos tempos. O presente artigo reflete sobre as possibilidades dos jogos e brincadeiras para tratar das histórias e culturas indígenas e africanas, reconhecendo o potencial presente na apropriação do lúdico em experimentações pedagógicas de construção do conhecimento histórico na escola. São utilizados autores que tratam do brinquedo e da brincadeira em diferentes campos do saber, entre eles, Johan Huizinga (1993) e Tânia Ramos Fortuna (2004); assim como a publicação organizada por Giacomoni e Pereira sobre Jogos e Ensino de História (2013).
id UFRGS-2_9a2484e3d0b77b462e2c8ecc45f841e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131121
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, André Lucas PortoEggres, LeonardoMelo, Roberta Madeira deMeinerz, Carla Beatriz2015-12-15T02:37:53Z20141676-9570http://hdl.handle.net/10183/131121000975750História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, voltada para crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, possui como eixo temático o ensino de História, a educação para a diversidade e as brincadeiras em distintas culturas ao longo dos tempos. O presente artigo reflete sobre as possibilidades dos jogos e brincadeiras para tratar das histórias e culturas indígenas e africanas, reconhecendo o potencial presente na apropriação do lúdico em experimentações pedagógicas de construção do conhecimento histórico na escola. São utilizados autores que tratam do brinquedo e da brincadeira em diferentes campos do saber, entre eles, Johan Huizinga (1993) e Tânia Ramos Fortuna (2004); assim como a publicação organizada por Giacomoni e Pereira sobre Jogos e Ensino de História (2013).History of toys and games is an educational workshop developed in the School of Application (CAp) UFRGS, in actions of the subproject of History of the Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID). This workshop, geared for children, students from the early years of elementary school, has as subject the teaching of history, education for diversity and play in different cultures throughout the ages. This paper reflects on the possibilities of games and ludic activities to address the indigenous and African stories and cultures, recognizing the potential in this playful appropriation of pedagogical experiments for the construction of historical knowledge in school. We use authors who treat toys and play in different fields of knowledge, among them Johan Huizinga (1993) and Tania Ramos Fortuna (2004); and the publication organized by Giacomoni and Pereira on Games and Teaching of History (2013).application/pdfporIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 20, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 38-50HistóriaBrinquedoJogoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Teaching of historyToysGames and playPIBIDPensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - temposThinking other perspectives of history and cultural diversity based on toys and games in different spaces-times info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975750.pdf000975750.pdfTexto completoapplication/pdf311156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/1/000975750.pdfb2f85be7bff9695a2e062bf14a865edeMD51TEXT000975750.pdf.txt000975750.pdf.txtExtracted Texttext/plain42654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/2/000975750.pdf.txt72774df7cc9eef43216ec91ff62414eaMD52THUMBNAIL000975750.pdf.jpg000975750.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/3/000975750.pdf.jpgfdc4e73065cc670bdd214554bae684b7MD5310183/1311212023-02-19 04:24:09.810043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131121Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:24:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thinking other perspectives of history and cultural diversity based on toys and games in different spaces-times
title Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
spellingShingle Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
Guimarães, André Lucas Porto
História
Brinquedo
Jogo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Teaching of history
Toys
Games and play
PIBID
title_short Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
title_full Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
title_fullStr Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
title_full_unstemmed Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
title_sort Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços - tempos
author Guimarães, André Lucas Porto
author_facet Guimarães, André Lucas Porto
Eggres, Leonardo
Melo, Roberta Madeira de
Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
author2 Eggres, Leonardo
Melo, Roberta Madeira de
Meinerz, Carla Beatriz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, André Lucas Porto
Eggres, Leonardo
Melo, Roberta Madeira de
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv História
Brinquedo
Jogo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic História
Brinquedo
Jogo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Teaching of history
Toys
Games and play
PIBID
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of history
Toys
Games and play
PIBID
description História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, voltada para crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, possui como eixo temático o ensino de História, a educação para a diversidade e as brincadeiras em distintas culturas ao longo dos tempos. O presente artigo reflete sobre as possibilidades dos jogos e brincadeiras para tratar das histórias e culturas indígenas e africanas, reconhecendo o potencial presente na apropriação do lúdico em experimentações pedagógicas de construção do conhecimento histórico na escola. São utilizados autores que tratam do brinquedo e da brincadeira em diferentes campos do saber, entre eles, Johan Huizinga (1993) e Tânia Ramos Fortuna (2004); assim como a publicação organizada por Giacomoni e Pereira sobre Jogos e Ensino de História (2013).
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:37:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131121
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-9570
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975750
identifier_str_mv 1676-9570
000975750
url http://hdl.handle.net/10183/131121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Identidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 20, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 38-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/1/000975750.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/2/000975750.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131121/3/000975750.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b2f85be7bff9695a2e062bf14a865ede
72774df7cc9eef43216ec91ff62414ea
fdc4e73065cc670bdd214554bae684b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224892589277184