O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperrhake, Renata
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196789
Resumo: O presente artigo apresenta o que denominamos do Dispositivo de Numeramentalidade, mostrando sua potencialidade como ferramenta conceitual, metodológica e analítica para o campo das Ciências Humanas e da Educação. A fundamentação teórica principal são os estudos do filósofo francês Michel Foucault. Partimos de uma revisão sobre o conceito de dispositivo para mostrar como a Numeramentalidade pode ser entendida como: 1) um dispositivo histórico; 2) uma grade analítica e 3) um programa de pesquisa. Abordamos também o que chamamos de “efeito amarra”, focalizando os processos de subjetivação engendrados pelo referido dispositivo. Por fim, salientamos a potencialidade do conceito para a análise de práticas envolvendo números, quantificações, medidas e classificações, entre outras
id UFRGS-2_9a26b613ffb7ecb63b531dc6a29a05fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperrhake, RenataLópez Bello, Samuel Edmundo2019-07-11T02:35:19Z20190103-7706http://hdl.handle.net/10183/196789001096848O presente artigo apresenta o que denominamos do Dispositivo de Numeramentalidade, mostrando sua potencialidade como ferramenta conceitual, metodológica e analítica para o campo das Ciências Humanas e da Educação. A fundamentação teórica principal são os estudos do filósofo francês Michel Foucault. Partimos de uma revisão sobre o conceito de dispositivo para mostrar como a Numeramentalidade pode ser entendida como: 1) um dispositivo histórico; 2) uma grade analítica e 3) um programa de pesquisa. Abordamos também o que chamamos de “efeito amarra”, focalizando os processos de subjetivação engendrados pelo referido dispositivo. Por fim, salientamos a potencialidade do conceito para a análise de práticas envolvendo números, quantificações, medidas e classificações, entre outrasEl presente artículo presenta lo que denominamos el Dispositivo de Numeramentalidad, mostrando su potencialidad como herramienta conceptual, metodológica y analítica para el campo de las Ciencias Humanas y de la Educación. La fundamentación teórica principal son los estudios del filósofo francés Michel Foucault. Partimos de una revisión sobre el concepto de dispositivo para mostrar cómo la Numerabilidad puede ser entendida como: 1) un dispositivo histórico; 2) una cuadrícula analítica y 3) un programa de investigación. Abordamos también lo que llamamos "efecto amarra", enfocando los procesos de subjetivación engendrados por dicho dispositivo. Por último, subrayamos la potencialidad del concepto para el análisis de prácticas que involucran números, cuantificaciones, medidas, clasificaciones, entre otrasapplication/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 32 (2019), p. [1-25]NúmeroFoucault, Michel, 1926-1984NumeramentalidadO dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultianaEl dispositivo de numeramentalidad : una herramienta conceptual, metodológica y analítica de inspiración foucaultianainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096848.pdf.txt001096848.pdf.txtExtracted Texttext/plain64848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196789/2/001096848.pdf.txt2028c0df90ccfa04892950222809236fMD52ORIGINAL001096848.pdfTexto completoapplication/pdf334567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196789/1/001096848.pdf5a818eb166d41d09eabe7c6563380f1eMD5110183/1967892019-07-12 02:36:16.007596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-12T05:36:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El dispositivo de numeramentalidad : una herramienta conceptual, metodológica y analítica de inspiración foucaultiana
title O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
spellingShingle O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
Sperrhake, Renata
Número
Foucault, Michel, 1926-1984
Numeramentalidad
title_short O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
title_full O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
title_fullStr O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
title_full_unstemmed O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
title_sort O dispositivo de numeramentalidade : uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
author Sperrhake, Renata
author_facet Sperrhake, Renata
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperrhake, Renata
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Número
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Número
Foucault, Michel, 1926-1984
Numeramentalidad
dc.subject.spa.fl_str_mv Numeramentalidad
description O presente artigo apresenta o que denominamos do Dispositivo de Numeramentalidade, mostrando sua potencialidade como ferramenta conceitual, metodológica e analítica para o campo das Ciências Humanas e da Educação. A fundamentação teórica principal são os estudos do filósofo francês Michel Foucault. Partimos de uma revisão sobre o conceito de dispositivo para mostrar como a Numeramentalidade pode ser entendida como: 1) um dispositivo histórico; 2) uma grade analítica e 3) um programa de pesquisa. Abordamos também o que chamamos de “efeito amarra”, focalizando os processos de subjetivação engendrados pelo referido dispositivo. Por fim, salientamos a potencialidade do conceito para a análise de práticas envolvendo números, quantificações, medidas e classificações, entre outras
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T02:35:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196789
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096848
identifier_str_mv 0103-7706
001096848
url http://hdl.handle.net/10183/196789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 32 (2019), p. [1-25]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196789/2/001096848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196789/1/001096848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2028c0df90ccfa04892950222809236f
5a818eb166d41d09eabe7c6563380f1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447690661593088