The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Luiza Moog
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242531
Resumo: O estudo de emoções no aprendizado e, mais especificamente, no aprendizado de segunda língua (L2) tem crescido nas últimas décadas com pesquisas mostrando que nossas emoções, sejam elas boas ou ruins, moldam nosso aprendizado. É por causa das nossas emoções que nós nos sentimos motivados, lembramos melhor das coisas, e, de fato, aprendemos. Uma das diversas formas de sentir emoções como seres sociais é através de canções e sua valência emocional, e é aí onde se encontra a lacuna em pesquisas na área. Estudos mostram que usar canções como uma ferramenta para a aprendizagem de uma segunda língua é efetivo e que uma das razões para isso é devido aos aspectos emocionais fomentados pelas canções. Esses estudos, no entanto, falham quando se trata de explorar a conexão emocional particular que os indivíduos possuem com canções e como ela pode afetar o aprendizado da língua. O objetivo deste estudo exploratório foi de contribuir para o preenchimento desta lacuna na área ao investigar como essa conexão emocional com canções em inglês pode afetar o aprendizado da língua como L2. Através de um questionário quali-quantitativo, 49 participantes, todos bilíngues e estudantes do curso de Letras-Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responderam perguntas sobre seu histórico de linguagem, sua relação com música e suas percepções sobre o papel da música no seu processo de aprendizado de L2. Os resultados mostraram que é possível ver uma influência positiva maior de canções no aprendizado de inglês como L2 em bilíngues que se sentem mais conectados emocionalmente com canções em inglês. Eles também mostraram, no entanto, que mesmo para bilíngues que relataram possuir uma menor conexão emocional com canções em inglês, elas influenciam positivamente, corroborando com estudos anteriores na área. Este estudo pode ser importante para futuras pesquisas sobre o assunto, pois contribuiu para preencher algumas partes da lacuna existente e abriu portas para investigações futuras. Os resultados obtidos podem ser de grande relevância não apenas para pesquisas futuras, mas para professores e estudantes de língua que podem encontrar algum conforto em saber que, através de um hábito diário, é possível aprender efetivamente.
id UFRGS-2_9a90eb5d293d966df27ac1a6712f47a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242531
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Maria Luiza MoogFinger, Ingrid2022-07-15T04:47:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/242531001144910O estudo de emoções no aprendizado e, mais especificamente, no aprendizado de segunda língua (L2) tem crescido nas últimas décadas com pesquisas mostrando que nossas emoções, sejam elas boas ou ruins, moldam nosso aprendizado. É por causa das nossas emoções que nós nos sentimos motivados, lembramos melhor das coisas, e, de fato, aprendemos. Uma das diversas formas de sentir emoções como seres sociais é através de canções e sua valência emocional, e é aí onde se encontra a lacuna em pesquisas na área. Estudos mostram que usar canções como uma ferramenta para a aprendizagem de uma segunda língua é efetivo e que uma das razões para isso é devido aos aspectos emocionais fomentados pelas canções. Esses estudos, no entanto, falham quando se trata de explorar a conexão emocional particular que os indivíduos possuem com canções e como ela pode afetar o aprendizado da língua. O objetivo deste estudo exploratório foi de contribuir para o preenchimento desta lacuna na área ao investigar como essa conexão emocional com canções em inglês pode afetar o aprendizado da língua como L2. Através de um questionário quali-quantitativo, 49 participantes, todos bilíngues e estudantes do curso de Letras-Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responderam perguntas sobre seu histórico de linguagem, sua relação com música e suas percepções sobre o papel da música no seu processo de aprendizado de L2. Os resultados mostraram que é possível ver uma influência positiva maior de canções no aprendizado de inglês como L2 em bilíngues que se sentem mais conectados emocionalmente com canções em inglês. Eles também mostraram, no entanto, que mesmo para bilíngues que relataram possuir uma menor conexão emocional com canções em inglês, elas influenciam positivamente, corroborando com estudos anteriores na área. Este estudo pode ser importante para futuras pesquisas sobre o assunto, pois contribuiu para preencher algumas partes da lacuna existente e abriu portas para investigações futuras. Os resultados obtidos podem ser de grande relevância não apenas para pesquisas futuras, mas para professores e estudantes de língua que podem encontrar algum conforto em saber que, através de um hábito diário, é possível aprender efetivamente.The study of emotions in learning and, more specifically, second language learning has been growing in the last decades with research showing that our emotions, be them good or bad, mold our learning. It is because of our emotions that we feel motivated, we remember things better and we, in fact, learn. One of many ways of feeling emotions as social beings is through songs and their emotional valence, and this is where a gap is found in research in the area. Studies have shown that using songs as a tool for language learning is effective and that one of the reasons for that is due to songs' emotional aspects. These studies, however, lack when it comes to exploring people’s emotional connection with songs and how that may affect the learning of the language. The objective of this exploratory study was to contribute to fill this gap in the area and attempt to understand how this emotional connection with songs in English may affect the learning of the language as an L2. Through a quali-quantitative questionnaire 49 participants, all bilinguals and students of the Letras-Inglês course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), answered questions regarding their language history, their relationship with music and their perceptions regarding the role of music in their L2 learning process. The results have shown a stronger positive influence of songs in the learning of English as L2 in bilinguals that feel more connected emotionally to songs in English. They have also shown, however, that even for bilinguals who reported to have a lower emotional connection to songs in English, they had a positive influence, corroborating with previous research in the area. This study may be important for future research on the matter as it has contributed to fill out some of the existent gap and opened doors for further investigation. Not only may the results obtained be of great relevance for future research but might be of importance to language teachers and students who may find some comfort in knowing that through a daily habit it is possible to effectively learn a second language.application/pdfengAquisição da linguagem (segunda língua)BilingüismoEmoçõesCançõesBilingualismEmotionsSongsSecond language learningThe influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144910.pdf.txt001144910.pdf.txtExtracted Texttext/plain107853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242531/2/001144910.pdf.txte8083e4d2462849f518a989b673bc76cMD52ORIGINAL001144910.pdfTexto completo (inglês)application/pdf943582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242531/1/001144910.pdf43d3699788e8cc7119f9f12d86092453MD5110183/2425312022-08-06 04:53:29.590157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
title The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
spellingShingle The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
Gomes, Maria Luiza Moog
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Bilingüismo
Emoções
Canções
Bilingualism
Emotions
Songs
Second language learning
title_short The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
title_full The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
title_fullStr The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
title_full_unstemmed The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
title_sort The influence of emotional connection to songs in english in the learning of the language as L2
author Gomes, Maria Luiza Moog
author_facet Gomes, Maria Luiza Moog
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Luiza Moog
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da linguagem (segunda língua)
Bilingüismo
Emoções
Canções
topic Aquisição da linguagem (segunda língua)
Bilingüismo
Emoções
Canções
Bilingualism
Emotions
Songs
Second language learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingualism
Emotions
Songs
Second language learning
description O estudo de emoções no aprendizado e, mais especificamente, no aprendizado de segunda língua (L2) tem crescido nas últimas décadas com pesquisas mostrando que nossas emoções, sejam elas boas ou ruins, moldam nosso aprendizado. É por causa das nossas emoções que nós nos sentimos motivados, lembramos melhor das coisas, e, de fato, aprendemos. Uma das diversas formas de sentir emoções como seres sociais é através de canções e sua valência emocional, e é aí onde se encontra a lacuna em pesquisas na área. Estudos mostram que usar canções como uma ferramenta para a aprendizagem de uma segunda língua é efetivo e que uma das razões para isso é devido aos aspectos emocionais fomentados pelas canções. Esses estudos, no entanto, falham quando se trata de explorar a conexão emocional particular que os indivíduos possuem com canções e como ela pode afetar o aprendizado da língua. O objetivo deste estudo exploratório foi de contribuir para o preenchimento desta lacuna na área ao investigar como essa conexão emocional com canções em inglês pode afetar o aprendizado da língua como L2. Através de um questionário quali-quantitativo, 49 participantes, todos bilíngues e estudantes do curso de Letras-Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responderam perguntas sobre seu histórico de linguagem, sua relação com música e suas percepções sobre o papel da música no seu processo de aprendizado de L2. Os resultados mostraram que é possível ver uma influência positiva maior de canções no aprendizado de inglês como L2 em bilíngues que se sentem mais conectados emocionalmente com canções em inglês. Eles também mostraram, no entanto, que mesmo para bilíngues que relataram possuir uma menor conexão emocional com canções em inglês, elas influenciam positivamente, corroborando com estudos anteriores na área. Este estudo pode ser importante para futuras pesquisas sobre o assunto, pois contribuiu para preencher algumas partes da lacuna existente e abriu portas para investigações futuras. Os resultados obtidos podem ser de grande relevância não apenas para pesquisas futuras, mas para professores e estudantes de língua que podem encontrar algum conforto em saber que, através de um hábito diário, é possível aprender efetivamente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:47:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242531
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144910
url http://hdl.handle.net/10183/242531
identifier_str_mv 001144910
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242531/2/001144910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242531/1/001144910.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8083e4d2462849f518a989b673bc76c
43d3699788e8cc7119f9f12d86092453
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637608099840