Estratégias didáticas e intervenções pedagógicas construtivistas e explícitas na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Natasha Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199289
Resumo: Esta monografia caracteriza-se por uma análise documental de 2 casos, sendo cada um deles um diário de classe de professora em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Curso de Pedagogia, ambos produzidos nos estágios curriculares obrigatórios realizados em Escolas Estaduais localizadas na cidade de Porto Alegre/RS, em turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental no segundo semestre do ano de 2018. O objetivo desta pesquisa é analisar o uso de estratégias didáticas de cunho construtivista e/ou de cunho explícito e as interações pedagógicas na alfabetização presentes nos planejamentos das professoras estagiárias. Para o referencial teórico são abordados autores como Magda Soares, Antoni Zabala, César Coll, Isabel Solé, Sandra Corazza, entre outros. A partir do material empírico foram elaborados dois grandes eixos analíticos, um deles caracterizado pelas modalidades: Exercícios - aquelas atividades individuais com objetivos de exercer o conteúdo apresentado, podendo ser com folhas estruturadas, atividades a partir do quadro, ou jogos e dinâmicas em que os alunos executem individualmente; Dinâmicas em grupo - explicações, leituras, jogos, atividades, em que todos os alunos participam juntos, ou em grandes grupos; Avaliações - atividades com o intuito de avaliar o conhecimento do aluno. E o outro eixo analítico que classifica as modalidades anteriormente citadas por intervenção e/ou estratégia de cunho construtivistas - aquelas em que há a intenção do aluno apropriar-se do conhecimento de maneira não diretiva; e intervenções e/ou estratégias de cunho explícito - quando há a intenção de transmitir para o aluno o conhecimento visível e oral, de maneira direta. A partir desta análise, foi criado um quadro quantitativo e comparativo com o qual foi possível chegar às considerações quantitativas e qualitativas presentes neste trabalho, que são elas: as maiores possibilidades de estratégias e intervenções na alfabetização são de cunho construtivista e intervenções explícitas (ou vice versa), ou seja, de modo geral os métodos estão vinculados uns aos outros, não em servir as uma teoria, mas sim as necessidades dos alunos.
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