Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roseli Belmonte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Denise Grosso da, Medeiros, Francine Muniz, Souza, Nicolas Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263573
Resumo: O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.
id UFRGS-2_9a95053cb585a3c307ffd784f960faff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263573
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Roseli BelmonteFonseca, Denise Grosso daMedeiros, Francine MunizSouza, Nicolas Fernandes de2023-08-16T03:32:03Z20200104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/263573001162218O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.In 2020, the COVID-19 Pandemic hit the world. Measures to tackle it included social distancing, causing schools to close in mid-March 2020. Face-to-face classes turned into online ones. Considering this, we aimed at understanding the position taken by Physical Education in the online class scenario of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. We conducted qualitative research with school teachers working with online Physical Education lessons. The instrument was a 20-item questionnaire sent by email. Physical Education followed the activities produced by schools, but we found changes in the way of conducting lessons and highlighted challenges for teachers’ work and effects on the curriculum.El año 2020 trajo la pandemia de COVID-19, que alcanzó a todo el mundo. Las medidas para contener la propagación incluyeron la distancia social, lo que provocó, a mediados de marzo de 2020, el cierre de las escuelas, lo que llevó a que las clases que eran presenciales pasaran a ser remotas. A partir de esto, nuestro objetivo ha sido comprender cómo se ha posicionado la Educación Física, en Rio Grande do Sul, en el escenario de las clases remotas. Con este fin, realizamos una investigación cualitativa con profesores de escuelas de Rio Grande do Sul que están trabajando con Educación Física a través de la enseñanza remota. El instrumento fue un cuestionario con 20 preguntas enviado por correo electrónico. Constatamos que la Educación Física acompañó las actividades producidas por las escuelas, pero identificamos alteraciones en la forma de conducción y destacamos los desafíos del trabajo de los docentes y sus efectos en el plan de estudios.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 26, e26081, (jan./dez. 2020), p. 1-17Educação físicaPandemia de COVID-19 (2020-)Educação a distânciaPhysical EducationCoronavirus infectionSchool teachersCurriculumEducación FísicaInfecciones por coronavirusProfesoresPlan de estudiosEducação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curricularesSchool physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issuesEducación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curricularesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162218.pdf.txt001162218.pdf.txtExtracted Texttext/plain51442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/2/001162218.pdf.txt04b718b57c2dd113f91eb92f2ff56cacMD52ORIGINAL001162218.pdfTexto completoapplication/pdf660576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/1/001162218.pdfb66fb62795ac81270202ad92f03a264bMD5110183/2635732023-08-17 03:34:33.771352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:34:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issues
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curriculares
title Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
spellingShingle Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
Machado, Roseli Belmonte
Educação física
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação a distância
Physical Education
Coronavirus infection
School teachers
Curriculum
Educación Física
Infecciones por coronavirus
Profesores
Plan de estudios
title_short Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
title_full Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
title_fullStr Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
title_full_unstemmed Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
title_sort Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
author Machado, Roseli Belmonte
author_facet Machado, Roseli Belmonte
Fonseca, Denise Grosso da
Medeiros, Francine Muniz
Souza, Nicolas Fernandes de
author_role author
author2 Fonseca, Denise Grosso da
Medeiros, Francine Muniz
Souza, Nicolas Fernandes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Roseli Belmonte
Fonseca, Denise Grosso da
Medeiros, Francine Muniz
Souza, Nicolas Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação a distância
topic Educação física
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Educação a distância
Physical Education
Coronavirus infection
School teachers
Curriculum
Educación Física
Infecciones por coronavirus
Profesores
Plan de estudios
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Coronavirus infection
School teachers
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Física
Infecciones por coronavirus
Profesores
Plan de estudios
description O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:32:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263573
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162218
identifier_str_mv 0104-754X
001162218
url http://hdl.handle.net/10183/263573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 26, e26081, (jan./dez. 2020), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/2/001162218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/1/001162218.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04b718b57c2dd113f91eb92f2ff56cac
b66fb62795ac81270202ad92f03a264b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096043429888