Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263573 |
Resumo: | O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo. |
id |
UFRGS-2_9a95053cb585a3c307ffd784f960faff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263573 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Roseli BelmonteFonseca, Denise Grosso daMedeiros, Francine MunizSouza, Nicolas Fernandes de2023-08-16T03:32:03Z20200104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/263573001162218O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.In 2020, the COVID-19 Pandemic hit the world. Measures to tackle it included social distancing, causing schools to close in mid-March 2020. Face-to-face classes turned into online ones. Considering this, we aimed at understanding the position taken by Physical Education in the online class scenario of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. We conducted qualitative research with school teachers working with online Physical Education lessons. The instrument was a 20-item questionnaire sent by email. Physical Education followed the activities produced by schools, but we found changes in the way of conducting lessons and highlighted challenges for teachers’ work and effects on the curriculum.El año 2020 trajo la pandemia de COVID-19, que alcanzó a todo el mundo. Las medidas para contener la propagación incluyeron la distancia social, lo que provocó, a mediados de marzo de 2020, el cierre de las escuelas, lo que llevó a que las clases que eran presenciales pasaran a ser remotas. A partir de esto, nuestro objetivo ha sido comprender cómo se ha posicionado la Educación Física, en Rio Grande do Sul, en el escenario de las clases remotas. Con este fin, realizamos una investigación cualitativa con profesores de escuelas de Rio Grande do Sul que están trabajando con Educación Física a través de la enseñanza remota. El instrumento fue un cuestionario con 20 preguntas enviado por correo electrónico. Constatamos que la Educación Física acompañó las actividades producidas por las escuelas, pero identificamos alteraciones en la forma de conducción y destacamos los desafíos del trabajo de los docentes y sus efectos en el plan de estudios.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 26, e26081, (jan./dez. 2020), p. 1-17Educação físicaPandemia de COVID-19 (2020-)Educação a distânciaPhysical EducationCoronavirus infectionSchool teachersCurriculumEducación FísicaInfecciones por coronavirusProfesoresPlan de estudiosEducação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curricularesSchool physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issuesEducación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curricularesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162218.pdf.txt001162218.pdf.txtExtracted Texttext/plain51442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/2/001162218.pdf.txt04b718b57c2dd113f91eb92f2ff56cacMD52ORIGINAL001162218.pdfTexto completoapplication/pdf660576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/1/001162218.pdfb66fb62795ac81270202ad92f03a264bMD5110183/2635732023-08-17 03:34:33.771352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:34:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issues |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curriculares |
title |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
spellingShingle |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares Machado, Roseli Belmonte Educação física Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação a distância Physical Education Coronavirus infection School teachers Curriculum Educación Física Infecciones por coronavirus Profesores Plan de estudios |
title_short |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
title_full |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
title_fullStr |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
title_sort |
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares |
author |
Machado, Roseli Belmonte |
author_facet |
Machado, Roseli Belmonte Fonseca, Denise Grosso da Medeiros, Francine Muniz Souza, Nicolas Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Denise Grosso da Medeiros, Francine Muniz Souza, Nicolas Fernandes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Roseli Belmonte Fonseca, Denise Grosso da Medeiros, Francine Muniz Souza, Nicolas Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação a distância |
topic |
Educação física Pandemia de COVID-19 (2020-) Educação a distância Physical Education Coronavirus infection School teachers Curriculum Educación Física Infecciones por coronavirus Profesores Plan de estudios |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Coronavirus infection School teachers Curriculum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Física Infecciones por coronavirus Profesores Plan de estudios |
description |
O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-16T03:32:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263573 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162218 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001162218 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 26, e26081, (jan./dez. 2020), p. 1-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/2/001162218.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263573/1/001162218.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04b718b57c2dd113f91eb92f2ff56cac b66fb62795ac81270202ad92f03a264b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447836098035712 |