Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletti, Priscila de Abreu
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77243
Resumo: O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências.
id UFRGS-2_9a9b0a89a3272df79af6e0aa5c41f371
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77243
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bortoletti, Priscila de AbreuKarnopp, Lodenir Becker2013-08-22T01:45:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/77243000895671O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências.application/pdfporSurdoEducação bilíngueNarrativaLíngua Britânica de SinaisEu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895671.pdf000895671.pdfTexto completoapplication/pdf973371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/1/000895671.pdffd755639b6c88e91f85e749481b64468MD51TEXT000895671.pdf.txt000895671.pdf.txtExtracted Texttext/plain105824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/2/000895671.pdf.txt4a515d20fefa5ff734e15981033223d6MD52THUMBNAIL000895671.pdf.jpg000895671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/3/000895671.pdf.jpg85e9a581e716b4df1aa5ad8de04f85b3MD5310183/772432018-10-17 07:26:30.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
title Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
spellingShingle Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
Bortoletti, Priscila de Abreu
Surdo
Educação bilíngue
Narrativa
Língua Britânica de Sinais
title_short Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
title_full Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
title_fullStr Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
title_full_unstemmed Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
title_sort Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
author Bortoletti, Priscila de Abreu
author_facet Bortoletti, Priscila de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletti, Priscila de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
contributor_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Educação bilíngue
Narrativa
Língua Britânica de Sinais
topic Surdo
Educação bilíngue
Narrativa
Língua Britânica de Sinais
description O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77243
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895671
url http://hdl.handle.net/10183/77243
identifier_str_mv 000895671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/1/000895671.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/2/000895671.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/3/000895671.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd755639b6c88e91f85e749481b64468
4a515d20fefa5ff734e15981033223d6
85e9a581e716b4df1aa5ad8de04f85b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450726690816