Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77243 |
Resumo: | O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências. |
id |
UFRGS-2_9a9b0a89a3272df79af6e0aa5c41f371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77243 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bortoletti, Priscila de AbreuKarnopp, Lodenir Becker2013-08-22T01:45:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/77243000895671O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências.application/pdfporSurdoEducação bilíngueNarrativaLíngua Britânica de SinaisEu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895671.pdf000895671.pdfTexto completoapplication/pdf973371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/1/000895671.pdffd755639b6c88e91f85e749481b64468MD51TEXT000895671.pdf.txt000895671.pdf.txtExtracted Texttext/plain105824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/2/000895671.pdf.txt4a515d20fefa5ff734e15981033223d6MD52THUMBNAIL000895671.pdf.jpg000895671.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/3/000895671.pdf.jpg85e9a581e716b4df1aa5ad8de04f85b3MD5310183/772432018-10-17 07:26:30.932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
title |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
spellingShingle |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue Bortoletti, Priscila de Abreu Surdo Educação bilíngue Narrativa Língua Britânica de Sinais |
title_short |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
title_full |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
title_fullStr |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
title_full_unstemmed |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
title_sort |
Eu não escuto nada, só vejo : narrativas sobre “ser surdo” e a educação bilíngue |
author |
Bortoletti, Priscila de Abreu |
author_facet |
Bortoletti, Priscila de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletti, Priscila de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
contributor_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdo Educação bilíngue Narrativa Língua Britânica de Sinais |
topic |
Surdo Educação bilíngue Narrativa Língua Britânica de Sinais |
description |
O trabalho objetiva investigar, nas produções culturais surdas, as narrativas sobre “ser surdo” e sua relação para a construção da educação bilíngue. Esta pesquisa documental envolveu descrição e análise de narrativas em Libras, produzidas por acadêmicos do Curso de Letras-Libras que frequentaram a disciplina de Literatura Surda, em 2010. Fundamentada na perspectiva do campo dos Estudos Culturais em Educação e Estudos Surdos, minha escrita está baseada nos seguintes autores: Skliar; Cavalcanti; Perlin; Lopes; Karnopp. A questão que orientou este estudo foi: Como estão narrados os modos de ser surdo nas produções culturais surdas e como podem contribuir para a construção da educação bilíngue para surdos? O objeto de pesquisa constituiu-se nas produções culturais em vídeos do banco de dados do projeto de pesquisa “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”. Os vídeos tematizam os modos de narrar o ser surdo, seja considerando o caráter opcional e/ou instrucional, tencionando a educação bilíngue. Das recorrências percebidas, organizei duas unidades analíticas: diferença e educação. Entre os achados, destaca-se a ideia do sujeito surdo constituído pela experiência visual, com identidade e cultura envolvidas pela perspectiva da diferença. As narrativas contribuem para o pensamento de uma proposta educacional bilíngue, que privilegie tais referências. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77243 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895671 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77243 |
identifier_str_mv |
000895671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/1/000895671.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/2/000895671.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77243/3/000895671.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd755639b6c88e91f85e749481b64468 4a515d20fefa5ff734e15981033223d6 85e9a581e716b4df1aa5ad8de04f85b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450726690816 |