Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216038 |
Resumo: | O artigo investiga os Anais do Museu Histórico Nacional, periódico brasileiro da instituição de mesmo nome que possui, até o momento, 51 volumes publicados. Para compreender como os agentes vinculados ao Museu Histórico Nacional se apropriaram dos Anais o tema educação em museus foi selecionado com o propósito de um aprofundamento analítico, com ênfase na primeira fase da revista (1940-1975), sendo escolhidos três artigos relacionados ao tema: Papel Educativo do Museu Histórico Nacional, de Nair de Moraes de Carvalho, publicado no oitavo volume (organizado em 1947 e impresso em 1957); O Museu e a Criança, assinado por Sigrid Pôrto de Barros no nono volume dos Anais (estruturado em 1948 e impresso em 1958); e Nova Diretriz para o Museu, de Dulce Cardozo Ludolf, que compôs o décimo terceiro volume, de 1964 (embora organizado em 1952). O trabalho identifica que os Anais do Museu Histórico Nacional foram um instrumento difusor de conhecimento especializado e legitimador da instituição no campo dos museus, considerado uma referência para museus históricos. Conclui-se que é possível compreender os Anais na perspectiva do conceito documento-monumento, pois enquanto monumento é elemento de perpetuação da trajetória do Museu Histórico Nacional, suporte de uma memória coletiva e, na condição de documento, é fonte de pesquisa que sob métodos científicos permite identificá-lo enquanto produto dos agentes que o fabricou. |
id |
UFRGS-2_9af956ae028c6cbdd1aa96a9940af7b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216038 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Ana Carolina Gelmini de2020-12-03T04:08:52Z2020http://hdl.handle.net/10183/216038001118666O artigo investiga os Anais do Museu Histórico Nacional, periódico brasileiro da instituição de mesmo nome que possui, até o momento, 51 volumes publicados. Para compreender como os agentes vinculados ao Museu Histórico Nacional se apropriaram dos Anais o tema educação em museus foi selecionado com o propósito de um aprofundamento analítico, com ênfase na primeira fase da revista (1940-1975), sendo escolhidos três artigos relacionados ao tema: Papel Educativo do Museu Histórico Nacional, de Nair de Moraes de Carvalho, publicado no oitavo volume (organizado em 1947 e impresso em 1957); O Museu e a Criança, assinado por Sigrid Pôrto de Barros no nono volume dos Anais (estruturado em 1948 e impresso em 1958); e Nova Diretriz para o Museu, de Dulce Cardozo Ludolf, que compôs o décimo terceiro volume, de 1964 (embora organizado em 1952). O trabalho identifica que os Anais do Museu Histórico Nacional foram um instrumento difusor de conhecimento especializado e legitimador da instituição no campo dos museus, considerado uma referência para museus históricos. Conclui-se que é possível compreender os Anais na perspectiva do conceito documento-monumento, pois enquanto monumento é elemento de perpetuação da trajetória do Museu Histórico Nacional, suporte de uma memória coletiva e, na condição de documento, é fonte de pesquisa que sob métodos científicos permite identificá-lo enquanto produto dos agentes que o fabricou.The article investigates the Anais do Museu Histórico Nacional (Annals of the National Historical Museum), Brazilian journal of the institution of the same name that has, to date, 51 published volumes. To understand how the agents linked to the National Historical Museum appropriated the Journal the theme education in museums was selected for the purpose of an analytical deepening, with emphasis on the first phase of the magazine (1940-1975), three articles related to the theme were chosen: Educational Role of the National Historical Museum, by Nair de Moraes de Carvalho, published in the eighth volume (organized in 1947 and printed in 1957); The Museum and the Child, signed by Sigrid Pôrto de Barros in the ninth volume of the publication (structured in 1948 and printed in 1958); and New Guideline for the Museum, by Dulce Cardozo Ludolf, that composed the thirteenth volume, of 1964 (although organized in 1952). The work identifies that the Anais do Museu Histórico Nacional was a diffuser instrument of specialized knowledge and legitimizing the institution in the field of museums, considered a reference for historical museums. It is concluded that it is possible to understand the Journal from the perspective of the document-monument concept, because as a monument it is an element of perpetuation of the trajectory of the National Historical Museum, support of a collective memory and, as a document, it is a source of research that, under scientific methods, allows it to be identified as a product of the agents that manufactured it.application/pdfporRevista Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 113-139Educação em museusMuseu Histórico Nacional (Brasil)Periódico científicoAnnals of the National Historical MuseumEducation in MuseumsNair de Moraes de CarvalhoSigrid Pôrto de BarrosDulce Cardozo LudolfAnais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museusAnnals of the National Historical Museum: a writing exercise in the field of museumsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118666.pdf.txt001118666.pdf.txtExtracted Texttext/plain68441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216038/2/001118666.pdf.txt6997e0c1ceaa8304aaa0c130d32a4ea4MD52ORIGINAL001118666.pdfTexto completoapplication/pdf574770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216038/1/001118666.pdfb72e47cbdc5bab2d14d5bcbea056cc7bMD5110183/2160382024-07-07 06:25:24.349286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216038Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-07T09:25:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Annals of the National Historical Museum: a writing exercise in the field of museums |
title |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
spellingShingle |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus Faria, Ana Carolina Gelmini de Educação em museus Museu Histórico Nacional (Brasil) Periódico científico Annals of the National Historical Museum Education in Museums Nair de Moraes de Carvalho Sigrid Pôrto de Barros Dulce Cardozo Ludolf |
title_short |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
title_full |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
title_fullStr |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
title_full_unstemmed |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
title_sort |
Anais do Museu Histórico Nacional: um exercício de escrita no campo dos museus |
author |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
author_facet |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Carolina Gelmini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em museus Museu Histórico Nacional (Brasil) Periódico científico |
topic |
Educação em museus Museu Histórico Nacional (Brasil) Periódico científico Annals of the National Historical Museum Education in Museums Nair de Moraes de Carvalho Sigrid Pôrto de Barros Dulce Cardozo Ludolf |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Annals of the National Historical Museum Education in Museums Nair de Moraes de Carvalho Sigrid Pôrto de Barros Dulce Cardozo Ludolf |
description |
O artigo investiga os Anais do Museu Histórico Nacional, periódico brasileiro da instituição de mesmo nome que possui, até o momento, 51 volumes publicados. Para compreender como os agentes vinculados ao Museu Histórico Nacional se apropriaram dos Anais o tema educação em museus foi selecionado com o propósito de um aprofundamento analítico, com ênfase na primeira fase da revista (1940-1975), sendo escolhidos três artigos relacionados ao tema: Papel Educativo do Museu Histórico Nacional, de Nair de Moraes de Carvalho, publicado no oitavo volume (organizado em 1947 e impresso em 1957); O Museu e a Criança, assinado por Sigrid Pôrto de Barros no nono volume dos Anais (estruturado em 1948 e impresso em 1958); e Nova Diretriz para o Museu, de Dulce Cardozo Ludolf, que compôs o décimo terceiro volume, de 1964 (embora organizado em 1952). O trabalho identifica que os Anais do Museu Histórico Nacional foram um instrumento difusor de conhecimento especializado e legitimador da instituição no campo dos museus, considerado uma referência para museus históricos. Conclui-se que é possível compreender os Anais na perspectiva do conceito documento-monumento, pois enquanto monumento é elemento de perpetuação da trajetória do Museu Histórico Nacional, suporte de uma memória coletiva e, na condição de documento, é fonte de pesquisa que sob métodos científicos permite identificá-lo enquanto produto dos agentes que o fabricou. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-03T04:08:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216038 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118666 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216038 |
identifier_str_mv |
001118666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 113-139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216038/2/001118666.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216038/1/001118666.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6997e0c1ceaa8304aaa0c130d32a4ea4 b72e47cbdc5bab2d14d5bcbea056cc7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447725695565824 |