As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuplich, Raquel Alles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115437
Resumo: O presente estudo visa dar a palavra às crianças, comprometendo-se a escutar e a respeitar suas falas, seus sentimentos, suas interpretações da realidade acolhendo a voz dos pequenos como um impulsionador às inquietações que perpassam a trajetória investigativa e, também, docente. O propósito de dedicar o olhar e a escuta investigativa a este universo justifica-se para além de uma escolha: surge como uma oportunidade para a re-construção de conceitos neste espaço/tempo, visto a relevância que ocupa a participação das crianças nos processos de pensar e fazer a escola de educação infantil. Tendo como escopo investigar e analisar como acontece a escuta ao que as crianças falam na escola de educação infantil, traçou-se questões investigativas centrais: quais são os contextos de escuta das crianças no cenário da escola de educação infantil? Que sentidos as crianças atribuem ao universo da educação infantil do qual fazem parte? E, ainda, a escuta das crianças pode impulsionar a re-organização das práticas pedagógicas na educação infantil? O referencial teórico utilizado para fundamentação das análises dos dados coletados baseia-se em William Corsaro, Manuel Jacinto Sarmento, Moysés Kuhlmann Jr., Mariano Narodwski, Susana Rangel Vieira da Cunha, Fernanda Müller, dentre outros. A partir dessa pesquisa percebeu-se que ao se reconhecer a criança como um ator social capaz de, em suas ações, manifestar seus desejos, necessidades e sentidos ampliam-se as possibilidades de re-construição do planejamento das ações que visam ouvir a voz destes sujeitos no contexto da educação infantil.
id UFRGS-2_9b0b5c437240c784efa9742fe9c7c814
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115437
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kuplich, Raquel AllesMarcello, Fabiana de Amorim2015-04-18T01:57:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/115437000956111O presente estudo visa dar a palavra às crianças, comprometendo-se a escutar e a respeitar suas falas, seus sentimentos, suas interpretações da realidade acolhendo a voz dos pequenos como um impulsionador às inquietações que perpassam a trajetória investigativa e, também, docente. O propósito de dedicar o olhar e a escuta investigativa a este universo justifica-se para além de uma escolha: surge como uma oportunidade para a re-construção de conceitos neste espaço/tempo, visto a relevância que ocupa a participação das crianças nos processos de pensar e fazer a escola de educação infantil. Tendo como escopo investigar e analisar como acontece a escuta ao que as crianças falam na escola de educação infantil, traçou-se questões investigativas centrais: quais são os contextos de escuta das crianças no cenário da escola de educação infantil? Que sentidos as crianças atribuem ao universo da educação infantil do qual fazem parte? E, ainda, a escuta das crianças pode impulsionar a re-organização das práticas pedagógicas na educação infantil? O referencial teórico utilizado para fundamentação das análises dos dados coletados baseia-se em William Corsaro, Manuel Jacinto Sarmento, Moysés Kuhlmann Jr., Mariano Narodwski, Susana Rangel Vieira da Cunha, Fernanda Müller, dentre outros. A partir dessa pesquisa percebeu-se que ao se reconhecer a criança como um ator social capaz de, em suas ações, manifestar seus desejos, necessidades e sentidos ampliam-se as possibilidades de re-construição do planejamento das ações que visam ouvir a voz destes sujeitos no contexto da educação infantil.application/pdfporEducação infantilCriançaAs crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de especialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956111.pdf000956111.pdfTexto completoapplication/pdf370824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/1/000956111.pdf82f212c24acda1babe40403fe77911e9MD51TEXT000956111.pdf.txt000956111.pdf.txtExtracted Texttext/plain85648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/2/000956111.pdf.txte1abf8139564ca1a91b7d46d87af05caMD52THUMBNAIL000956111.pdf.jpg000956111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/3/000956111.pdf.jpgb3fcb882a52a6082d70ffc666cf42c3cMD5310183/1154372018-10-19 10:46:46.605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115437Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
title As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
spellingShingle As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
Kuplich, Raquel Alles
Educação infantil
Criança
title_short As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
title_full As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
title_fullStr As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
title_full_unstemmed As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
title_sort As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
author Kuplich, Raquel Alles
author_facet Kuplich, Raquel Alles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuplich, Raquel Alles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Criança
topic Educação infantil
Criança
description O presente estudo visa dar a palavra às crianças, comprometendo-se a escutar e a respeitar suas falas, seus sentimentos, suas interpretações da realidade acolhendo a voz dos pequenos como um impulsionador às inquietações que perpassam a trajetória investigativa e, também, docente. O propósito de dedicar o olhar e a escuta investigativa a este universo justifica-se para além de uma escolha: surge como uma oportunidade para a re-construção de conceitos neste espaço/tempo, visto a relevância que ocupa a participação das crianças nos processos de pensar e fazer a escola de educação infantil. Tendo como escopo investigar e analisar como acontece a escuta ao que as crianças falam na escola de educação infantil, traçou-se questões investigativas centrais: quais são os contextos de escuta das crianças no cenário da escola de educação infantil? Que sentidos as crianças atribuem ao universo da educação infantil do qual fazem parte? E, ainda, a escuta das crianças pode impulsionar a re-organização das práticas pedagógicas na educação infantil? O referencial teórico utilizado para fundamentação das análises dos dados coletados baseia-se em William Corsaro, Manuel Jacinto Sarmento, Moysés Kuhlmann Jr., Mariano Narodwski, Susana Rangel Vieira da Cunha, Fernanda Müller, dentre outros. A partir dessa pesquisa percebeu-se que ao se reconhecer a criança como um ator social capaz de, em suas ações, manifestar seus desejos, necessidades e sentidos ampliam-se as possibilidades de re-construição do planejamento das ações que visam ouvir a voz destes sujeitos no contexto da educação infantil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115437
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956111
url http://hdl.handle.net/10183/115437
identifier_str_mv 000956111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/1/000956111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/2/000956111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115437/3/000956111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82f212c24acda1babe40403fe77911e9
e1abf8139564ca1a91b7d46d87af05ca
b3fcb882a52a6082d70ffc666cf42c3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145669459968