As crianças falam na educação infantil? O que elas dizem?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115437 |
Resumo: | O presente estudo visa dar a palavra às crianças, comprometendo-se a escutar e a respeitar suas falas, seus sentimentos, suas interpretações da realidade acolhendo a voz dos pequenos como um impulsionador às inquietações que perpassam a trajetória investigativa e, também, docente. O propósito de dedicar o olhar e a escuta investigativa a este universo justifica-se para além de uma escolha: surge como uma oportunidade para a re-construção de conceitos neste espaço/tempo, visto a relevância que ocupa a participação das crianças nos processos de pensar e fazer a escola de educação infantil. Tendo como escopo investigar e analisar como acontece a escuta ao que as crianças falam na escola de educação infantil, traçou-se questões investigativas centrais: quais são os contextos de escuta das crianças no cenário da escola de educação infantil? Que sentidos as crianças atribuem ao universo da educação infantil do qual fazem parte? E, ainda, a escuta das crianças pode impulsionar a re-organização das práticas pedagógicas na educação infantil? O referencial teórico utilizado para fundamentação das análises dos dados coletados baseia-se em William Corsaro, Manuel Jacinto Sarmento, Moysés Kuhlmann Jr., Mariano Narodwski, Susana Rangel Vieira da Cunha, Fernanda Müller, dentre outros. A partir dessa pesquisa percebeu-se que ao se reconhecer a criança como um ator social capaz de, em suas ações, manifestar seus desejos, necessidades e sentidos ampliam-se as possibilidades de re-construição do planejamento das ações que visam ouvir a voz destes sujeitos no contexto da educação infantil. |
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