Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Emanuelle, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73698
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_5664792c480eb28248051f861ec17f5a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73698
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sartori, Emanuelle, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-03-07T14:48:03Z2022-03-07T14:48:03Z2021https://hdl.handle.net/1884/73698Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo GaranhaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/06/2021Inclui referências: p. 116-122Resumo: O presente estudo trata de uma investigação interpretativa, realizada com 12 crianças de 4-5 anos em uma escola particular de criança pequena, localizada no município de Curitiba/PR. A pesquisa foi construída a partir da seguinte pergunta: como as crianças de 4 e 5 anos compreendem os riscos corporais nas situações de brincadeira? E os referenciais teóricos são autores da sociologia da infância como Corsaro e Sarmento e, para a perspectiva sobre o risco: Le Breton, Bernstein e Sandseter. Devido às especificidades das pesquisas com crianças, faz-se uso dos seguintes procedimentos/instrumentos para a produção de dados: a roda de conversa com disparadores de imagens de brincadeiras consideradas arriscadas, trechos de filmes infantis, arquivos da professora das crianças participantes da pesquisa e visita monitorada no quintal da escola. A análise por triangulação foi utilizada e os dados foram organizados em três categorias temáticas, sendo elas: Tipos de Risco, A Criança Diante do Risco e Quando a Criança se Arrisca. Como conclusões, o risco foi compreendido como um componente do brincar e elemento presente nos espaços externos. Já o espaço externo foi reconhecido como mobilizador do brincar arriscado e as brincadeiras arriscadas como componente da cultura lúdica infantil. As relações com o adulto e/ou com os pares como necessárias nas experiências com o brincar arriscado e a conversa como promotora da tomada de consciência frente ao risco, onde, o corpo criança em movimento pôde ser entendido como brinquedo nas brincadeiras arriscadas.Abstract: The present study deals with an interpretative research, carried out with 12 children aged 4-5 years in a private school for young children, located in the municipality of Curitiba/PR. The research was built from the following question: how do 4 and 5 year old children understand body risks in play situations? And the theoretical references are authors of the sociology of childhood as Corsaro and Sarmento and, for the perspective on risk: Le Breton, Bernstein and Sandseter. Due to the specificities of the research with children, the following procedures/instruments were used for data production: a conversation circle with triggers for images of games considered risky, excerpts from children's movies, files from the teacher of the children participating in the research, and a monitored visit to the school yard. Triangulation analysis was used and the data were organized into three thematic categories, these being: Types of Risk, The Child Facing Risk, and When the Child Risks. As conclusions, risk was understood as a component of play and an element present in the external spaces. The outdoor space was recognized as a mobilizer of risky play, and risky play as a component of children's play culture. Relationships with adults and/or peers were seen as necessary in the experiences of risky play, and conversation as a promoter of awareness of risk, where the child's body in movement could be understood as a toy in risky play.1 arquivo (122 p.) : PDF.application/pdfEducação infantilEducação pre-escolarBrincadeiras infantisCriancas - RecreaçãoEducaçãoExercícios físicos para criançasOs riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EMANUELLE SARTORI DOS SANTOS.pdfapplication/pdf8103715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73698/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20SARTORI%20DOS%20SANTOS.pdf5f11084b51f3ccdcb88621f82d066171MD51open access1884/736982022-03-07 11:48:03.808open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-07T14:48:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
title Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
spellingShingle Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
Sartori, Emanuelle, 1995-
Educação infantil
Educação pre-escolar
Brincadeiras infantis
Criancas - Recreação
Educação
Exercícios físicos para crianças
title_short Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
title_full Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
title_fullStr Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
title_full_unstemmed Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
title_sort Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
author Sartori, Emanuelle, 1995-
author_facet Sartori, Emanuelle, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Emanuelle, 1995-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação pre-escolar
Brincadeiras infantis
Criancas - Recreação
Educação
Exercícios físicos para crianças
topic Educação infantil
Educação pre-escolar
Brincadeiras infantis
Criancas - Recreação
Educação
Exercícios físicos para crianças
description Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-07T14:48:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-07T14:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73698
url https://hdl.handle.net/1884/73698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (122 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73698/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20SARTORI%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f11084b51f3ccdcb88621f82d066171
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860577388134400