A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Camila Morossino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199861
Resumo: As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores.
id UFRGS-2_9b146068d1901e1475110aea6c37b31c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199861
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barboza, Camila MorossinoHerpich, Fabrício2019-10-01T03:41:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/199861001102097As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores.The decontextualized approaches that do not consider the reality and interest of the students end up hampering this process so important in the life of the learner, and technology comes in favor of this need to modify classroom strategies. This concluding work contemplates a reflection through various theories on the importance of an innovative practice in the literacy period, taking into account the importance of developing attractive and interesting proposals for children who are learning to read and writing. Throughout the work, through a qualitative research, an explanation is made on the influence of the Traditional and Constructivist practices in the literacy period. A chapter on the importance of using technologies in the classroom is also dedicated. Finally, some parameters and criteria for a challenging, creative and technological proposal in the literacy period were determined, such as the importance of the teacher being the mediator in the literacy process, such as the learning environment, the educator's to use technology in the classroom and on the importance of investing in education and teacher training.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologiaInovaçãoLiteracyTechnologyInnovationA importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetizaçãoThe use of a social network for tetxual production in a multiseriate class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102097.pdf.txt001102097.pdf.txtExtracted Texttext/plain61765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/2/001102097.pdf.txt81d1d1b6c173387e68fbd5c0282f8de6MD52ORIGINAL001102097.pdfTexto completoapplication/pdf552286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/1/001102097.pdfc940482a2e30800eb6b60d671a7f6cf8MD5110183/1998612019-10-02 03:43:06.179034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of a social network for tetxual production in a multiseriate class
title A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
spellingShingle A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
Barboza, Camila Morossino
Alfabetização
Tecnologia
Inovação
Literacy
Technology
Innovation
title_short A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
title_full A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
title_fullStr A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
title_full_unstemmed A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
title_sort A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
author Barboza, Camila Morossino
author_facet Barboza, Camila Morossino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Camila Morossino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herpich, Fabrício
contributor_str_mv Herpich, Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Tecnologia
Inovação
topic Alfabetização
Tecnologia
Inovação
Literacy
Technology
Innovation
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Technology
Innovation
description As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:41:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199861
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102097
url http://hdl.handle.net/10183/199861
identifier_str_mv 001102097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/2/001102097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/1/001102097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81d1d1b6c173387e68fbd5c0282f8de6
c940482a2e30800eb6b60d671a7f6cf8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582168838144