A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199861 |
Resumo: | As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores. |
id |
UFRGS-2_9b146068d1901e1475110aea6c37b31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199861 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barboza, Camila MorossinoHerpich, Fabrício2019-10-01T03:41:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/199861001102097As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores.The decontextualized approaches that do not consider the reality and interest of the students end up hampering this process so important in the life of the learner, and technology comes in favor of this need to modify classroom strategies. This concluding work contemplates a reflection through various theories on the importance of an innovative practice in the literacy period, taking into account the importance of developing attractive and interesting proposals for children who are learning to read and writing. Throughout the work, through a qualitative research, an explanation is made on the influence of the Traditional and Constructivist practices in the literacy period. A chapter on the importance of using technologies in the classroom is also dedicated. Finally, some parameters and criteria for a challenging, creative and technological proposal in the literacy period were determined, such as the importance of the teacher being the mediator in the literacy process, such as the learning environment, the educator's to use technology in the classroom and on the importance of investing in education and teacher training.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologiaInovaçãoLiteracyTechnologyInnovationA importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetizaçãoThe use of a social network for tetxual production in a multiseriate class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102097.pdf.txt001102097.pdf.txtExtracted Texttext/plain61765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/2/001102097.pdf.txt81d1d1b6c173387e68fbd5c0282f8de6MD52ORIGINAL001102097.pdfTexto completoapplication/pdf552286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/1/001102097.pdfc940482a2e30800eb6b60d671a7f6cf8MD5110183/1998612019-10-02 03:43:06.179034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of a social network for tetxual production in a multiseriate class |
title |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
spellingShingle |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização Barboza, Camila Morossino Alfabetização Tecnologia Inovação Literacy Technology Innovation |
title_short |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
title_full |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
title_fullStr |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
title_sort |
A importância de desenvolver estratégias inovadoras no período de alfabetização |
author |
Barboza, Camila Morossino |
author_facet |
Barboza, Camila Morossino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Camila Morossino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Herpich, Fabrício |
contributor_str_mv |
Herpich, Fabrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Tecnologia Inovação |
topic |
Alfabetização Tecnologia Inovação Literacy Technology Innovation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Technology Innovation |
description |
As abordagens descontextualizadas e que não levam em consideração a realidade e interesse dos alunos acaba por dificultar este processo tão importante na vida do educando e a tecnologia vem a favor desta necessidade de modificar as estratégias de sala de aula. Este trabalho de conclusão contempla uma reflexão por meio de várias teorias sobre a importância de uma prática inovadora no período da alfabetização, levando em consideração a importância de desenvolver propostas atrativas e interessantes para as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Ao longo do trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, é realizada uma explanação sobre a influência das práticas Tradicionais e Construtivistas no período da alfabetização. Também é dedicado um capítulo sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula. E por fim, foram determinados alguns parâmetros e critérios para uma proposta desafiadora, criativa e tecnológica no período da alfabetização, como a importância de o professor ser o mediador no processo de alfabetização, como deve ser o ambiente de aprendizagem, a intensão do educador ao utilizar a tecnologia em sala de aula e sobre a importância de investimento na educação e na capacitação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-01T03:41:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199861 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102097 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199861 |
identifier_str_mv |
001102097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/2/001102097.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199861/1/001102097.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81d1d1b6c173387e68fbd5c0282f8de6 c940482a2e30800eb6b60d671a7f6cf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251111116800 |