Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Felícia Regina Flôres Valle
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197626
Resumo: O presente trabalho foi a concretização de uma pesquisa aplicada de caráter experimental e qualitativo, com o objetivo de ressaltar a importância da inovação digital no processo de ensino aprendizagem, no caso o uso do tablet na alfabetização. Nossas crianças precisam de um diferencial nas metodologias que contemplem suas áreas de interesse e habilidades, pois, já nascem inseridas em um contexto digital. Seus hábitos e costumes permeiam as mídias e isso facilita a apropriação do conhecimento através destas dinâmicas que já fazem parte da realidade em que o aluno está inserido. Neste sentido, a utilização da tecnologia dentro do processo educacional torna-se também um desafio, pois temos que ensinar a utilizá-la em prol da aprendizagem e não apenas como entretenimento. No estudo de caso realizado foi construído um comparativo de aprendizagens com e sem o uso do tablet no processo de alfabetização em turmas similares no ano de 2017 e 2018. Turmas que utilizaram a mesma metodologia teórica e que tinham como professora regente a mesma discente.
id UFRGS-2_3fde018647cc177a61e282198a6fe12b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Felícia Regina Flôres ValleJantsch, Anelise2019-08-03T02:31:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/197626001098574O presente trabalho foi a concretização de uma pesquisa aplicada de caráter experimental e qualitativo, com o objetivo de ressaltar a importância da inovação digital no processo de ensino aprendizagem, no caso o uso do tablet na alfabetização. Nossas crianças precisam de um diferencial nas metodologias que contemplem suas áreas de interesse e habilidades, pois, já nascem inseridas em um contexto digital. Seus hábitos e costumes permeiam as mídias e isso facilita a apropriação do conhecimento através destas dinâmicas que já fazem parte da realidade em que o aluno está inserido. Neste sentido, a utilização da tecnologia dentro do processo educacional torna-se também um desafio, pois temos que ensinar a utilizá-la em prol da aprendizagem e não apenas como entretenimento. No estudo de caso realizado foi construído um comparativo de aprendizagens com e sem o uso do tablet no processo de alfabetização em turmas similares no ano de 2017 e 2018. Turmas que utilizaram a mesma metodologia teórica e que tinham como professora regente a mesma discente.The present work was the accomplishment of an applied research of experimental and qualitative character, with objective of emphasizing the importance of digital innovation in the process of teaching learning, in case the use of tablet in literacy. Our children need a differential in methodologies that contemplate their areas of interest and abilities, since they are born inserted in a digital context. Their habits and customs permeate media and this facilitates appropriation of knowledge through these dynamics that are already part of the reality in which students are inserted. In this sense, use of technology within educational process also becomes a challenge, since we have to teach to use it for learning and not just as entertainment. In study case, a comparison of learning with and without the use of tablet in literacy processing with similar groups on years 2017 and 2018 was constructed. Groups that used same theoretical methodology and that had same teacher for students.application/pdfporAlfabetizaçãoTecnologiaAprendizagemLiteracyTechnologyLearningAlfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098574.pdf.txt001098574.pdf.txtExtracted Texttext/plain36177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197626/2/001098574.pdf.txtd615241bb6a4bc91af37732ce2221275MD52ORIGINAL001098574.pdfTexto completoapplication/pdf1158663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197626/1/001098574.pdf37fd216443dad8a9e8d015933cba5be2MD5110183/1976262019-08-04 02:30:01.976376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
title Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
spellingShingle Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
Silveira, Felícia Regina Flôres Valle
Alfabetização
Tecnologia
Aprendizagem
Literacy
Technology
Learning
title_short Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
title_full Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
title_fullStr Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
title_full_unstemmed Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
title_sort Alfabetização : o uso do tablet como Ferramenta de aprendizagem
author Silveira, Felícia Regina Flôres Valle
author_facet Silveira, Felícia Regina Flôres Valle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Felícia Regina Flôres Valle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jantsch, Anelise
contributor_str_mv Jantsch, Anelise
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Tecnologia
Aprendizagem
topic Alfabetização
Tecnologia
Aprendizagem
Literacy
Technology
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Technology
Learning
description O presente trabalho foi a concretização de uma pesquisa aplicada de caráter experimental e qualitativo, com o objetivo de ressaltar a importância da inovação digital no processo de ensino aprendizagem, no caso o uso do tablet na alfabetização. Nossas crianças precisam de um diferencial nas metodologias que contemplem suas áreas de interesse e habilidades, pois, já nascem inseridas em um contexto digital. Seus hábitos e costumes permeiam as mídias e isso facilita a apropriação do conhecimento através destas dinâmicas que já fazem parte da realidade em que o aluno está inserido. Neste sentido, a utilização da tecnologia dentro do processo educacional torna-se também um desafio, pois temos que ensinar a utilizá-la em prol da aprendizagem e não apenas como entretenimento. No estudo de caso realizado foi construído um comparativo de aprendizagens com e sem o uso do tablet no processo de alfabetização em turmas similares no ano de 2017 e 2018. Turmas que utilizaram a mesma metodologia teórica e que tinham como professora regente a mesma discente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098574
url http://hdl.handle.net/10183/197626
identifier_str_mv 001098574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197626/2/001098574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197626/1/001098574.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d615241bb6a4bc91af37732ce2221275
37fd216443dad8a9e8d015933cba5be2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577564540928