Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17571 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados. |
id |
URGS_7ad36437d88f5f246b226ce8db075b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17571 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Facchinello, Carla SimoneMoreira, Marco Antonio2009-10-28T04:14:49Z2008http://hdl.handle.net/10183/17571000720567Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados.This work is a study about the cognitive development process through qualitative problem solving, under the light of Gérard Vernaud's conceptual fields theory. It proposes the use of verbal language as an instrument for detection and explicitation of operational invariants that, initially, may not be scientifically accepted but that through the teacher's mediation might evolve to scientific concepts and theorems. The proposal is based on previous studies on problem solving and the conceptual fields theory, which was taken as theoretical framework for the learning process and validated by the research findings of a didactical intervention with first year high school students in physics classes.application/pdfporResolução de problemasEnsino de físicaEnsino médioTeoria dos campos conceituaisEnsino e aprendizagemComunicação verbalQualitative problems solvingConceptual fieldsVerbal languageUma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000720567.pdf000720567.pdfTexto completoapplication/pdf5205664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/1/000720567.pdfe628950453ae3bdc179dab72170605a4MD51TEXT000720567.pdf.txt000720567.pdf.txtExtracted Texttext/plain351700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/2/000720567.pdf.txte461f7ede0e118e1f15f199ffac0622dMD52THUMBNAIL000720567.pdf.jpg000720567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/3/000720567.pdf.jpg6916062ef4b1eb1fd4be0f27e9a8c9d5MD5310183/175712022-10-07 04:50:17.56701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-07T07:50:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
title |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
spellingShingle |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas Facchinello, Carla Simone Resolução de problemas Ensino de física Ensino médio Teoria dos campos conceituais Ensino e aprendizagem Comunicação verbal Qualitative problems solving Conceptual fields Verbal language |
title_short |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
title_full |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
title_fullStr |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
title_full_unstemmed |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
title_sort |
Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas |
author |
Facchinello, Carla Simone |
author_facet |
Facchinello, Carla Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facchinello, Carla Simone |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Marco Antonio |
contributor_str_mv |
Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Ensino de física Ensino médio Teoria dos campos conceituais Ensino e aprendizagem Comunicação verbal |
topic |
Resolução de problemas Ensino de física Ensino médio Teoria dos campos conceituais Ensino e aprendizagem Comunicação verbal Qualitative problems solving Conceptual fields Verbal language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Qualitative problems solving Conceptual fields Verbal language |
description |
Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-28T04:14:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000720567 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17571 |
identifier_str_mv |
000720567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/1/000720567.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/2/000720567.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/3/000720567.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e628950453ae3bdc179dab72170605a4 e461f7ede0e118e1f15f199ffac0622d 6916062ef4b1eb1fd4be0f27e9a8c9d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085157475975168 |