Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facchinello, Carla Simone
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17571
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados.
id URGS_7ad36437d88f5f246b226ce8db075b78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17571
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Facchinello, Carla SimoneMoreira, Marco Antonio2009-10-28T04:14:49Z2008http://hdl.handle.net/10183/17571000720567Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados.This work is a study about the cognitive development process through qualitative problem solving, under the light of Gérard Vernaud's conceptual fields theory. It proposes the use of verbal language as an instrument for detection and explicitation of operational invariants that, initially, may not be scientifically accepted but that through the teacher's mediation might evolve to scientific concepts and theorems. The proposal is based on previous studies on problem solving and the conceptual fields theory, which was taken as theoretical framework for the learning process and validated by the research findings of a didactical intervention with first year high school students in physics classes.application/pdfporResolução de problemasEnsino de físicaEnsino médioTeoria dos campos conceituaisEnsino e aprendizagemComunicação verbalQualitative problems solvingConceptual fieldsVerbal languageUma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000720567.pdf000720567.pdfTexto completoapplication/pdf5205664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/1/000720567.pdfe628950453ae3bdc179dab72170605a4MD51TEXT000720567.pdf.txt000720567.pdf.txtExtracted Texttext/plain351700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/2/000720567.pdf.txte461f7ede0e118e1f15f199ffac0622dMD52THUMBNAIL000720567.pdf.jpg000720567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/3/000720567.pdf.jpg6916062ef4b1eb1fd4be0f27e9a8c9d5MD5310183/175712022-10-07 04:50:17.56701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-07T07:50:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
title Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
spellingShingle Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
Facchinello, Carla Simone
Resolução de problemas
Ensino de física
Ensino médio
Teoria dos campos conceituais
Ensino e aprendizagem
Comunicação verbal
Qualitative problems solving
Conceptual fields
Verbal language
title_short Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
title_full Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
title_fullStr Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
title_full_unstemmed Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
title_sort Uma alternativa para o ensino da dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas
author Facchinello, Carla Simone
author_facet Facchinello, Carla Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facchinello, Carla Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Ensino de física
Ensino médio
Teoria dos campos conceituais
Ensino e aprendizagem
Comunicação verbal
topic Resolução de problemas
Ensino de física
Ensino médio
Teoria dos campos conceituais
Ensino e aprendizagem
Comunicação verbal
Qualitative problems solving
Conceptual fields
Verbal language
dc.subject.eng.fl_str_mv Qualitative problems solving
Conceptual fields
Verbal language
description Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-28T04:14:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000720567
url http://hdl.handle.net/10183/17571
identifier_str_mv 000720567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/1/000720567.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/2/000720567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17571/3/000720567.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e628950453ae3bdc179dab72170605a4
e461f7ede0e118e1f15f199ffac0622d
6916062ef4b1eb1fd4be0f27e9a8c9d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085157475975168