O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccardi, Hosana Maria Fonseca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198215
Resumo: O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo com a realização de observações das aulas, assim como uma entrevista com a educadora. O trabalho de pesquisa desenvolvido teve uma importância fundamental para a minha formação enquanto licencianda de Biologia. O contato com a realidade da Escola proporcionou o conhecimento das múltiplas realidades em que estão inseridas as instituições escolares, seus(suas) respectivos(as) profissionais e as(os) educandas(os). Entre as muitas aprendizagens proporcionadas durante os processos de prática de ensino e especialmente de observação para a realização do presente trabalho, a ação de considerar o público e seu entorno é absolutamente fundamental para o trabalho docente. Percebe-se que uma abordagem cidadã, no sentido de preocupar-se com a vida cotidiana e história da comunidade na qual estão inseridos esses(as) educandos(as) é mais importante do que, meramente, reproduzir um conteúdo formal para o público de estudantes.
id UFRGS-2_9b48128a8b48ed81c03afb48256f643c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198215
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccardi, Hosana Maria FonsecaGuerra, Teresinha2019-08-22T02:31:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/198215001095930O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo com a realização de observações das aulas, assim como uma entrevista com a educadora. O trabalho de pesquisa desenvolvido teve uma importância fundamental para a minha formação enquanto licencianda de Biologia. O contato com a realidade da Escola proporcionou o conhecimento das múltiplas realidades em que estão inseridas as instituições escolares, seus(suas) respectivos(as) profissionais e as(os) educandas(os). Entre as muitas aprendizagens proporcionadas durante os processos de prática de ensino e especialmente de observação para a realização do presente trabalho, a ação de considerar o público e seu entorno é absolutamente fundamental para o trabalho docente. Percebe-se que uma abordagem cidadã, no sentido de preocupar-se com a vida cotidiana e história da comunidade na qual estão inseridos esses(as) educandos(as) é mais importante do que, meramente, reproduzir um conteúdo formal para o público de estudantes.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino públicoO ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095930.pdf.txt001095930.pdf.txtExtracted Texttext/plain85346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198215/2/001095930.pdf.txtcc968db3afccdddde9cd7687064941afMD52ORIGINAL001095930.pdfTexto completoapplication/pdf2140386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198215/1/001095930.pdfe4bbc39a14892a0d618d51342fe2de9fMD5110183/1982152019-08-23 02:30:01.716962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
title O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
spellingShingle O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
Piccardi, Hosana Maria Fonseca
Ensino de ciências
Ensino público
title_short O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
title_full O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
title_fullStr O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
title_sort O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, RS
author Piccardi, Hosana Maria Fonseca
author_facet Piccardi, Hosana Maria Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccardi, Hosana Maria Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino público
topic Ensino de ciências
Ensino público
description O presente trabalho busca analisar a forma como são ministradas (escolhidas) as temáticas ambientais, as circunstâncias sociais que levam os indivíduos (educadores) a apropriar-se do assunto e o porquê da ausência de temas ambientais importantes nas aulas de Ciências na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para isso, tomou-se para a análise a prática docente de uma educadora de Ciências da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Mariano Beck, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre – RS. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo com a realização de observações das aulas, assim como uma entrevista com a educadora. O trabalho de pesquisa desenvolvido teve uma importância fundamental para a minha formação enquanto licencianda de Biologia. O contato com a realidade da Escola proporcionou o conhecimento das múltiplas realidades em que estão inseridas as instituições escolares, seus(suas) respectivos(as) profissionais e as(os) educandas(os). Entre as muitas aprendizagens proporcionadas durante os processos de prática de ensino e especialmente de observação para a realização do presente trabalho, a ação de considerar o público e seu entorno é absolutamente fundamental para o trabalho docente. Percebe-se que uma abordagem cidadã, no sentido de preocupar-se com a vida cotidiana e história da comunidade na qual estão inseridos esses(as) educandos(as) é mais importante do que, meramente, reproduzir um conteúdo formal para o público de estudantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198215
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095930
url http://hdl.handle.net/10183/198215
identifier_str_mv 001095930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198215/2/001095930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198215/1/001095930.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc968db3afccdddde9cd7687064941af
e4bbc39a14892a0d618d51342fe2de9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224578910912512