Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69848 |
Resumo: | Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas. |
id |
UFRGS-2_9b7aea8ad34e464471f86f494e4bec72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69848 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Camila de ÁvilaRozek, Marlene2013-03-29T01:44:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/69848000874736Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas.This study has as research subject the pedagogic strategies of teachers of Physical Education with disabled students. The research approach which has guided this study has been: What are the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education with disabled students? It aims to know the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education of schools in which there are disabled students, as well as to understand how these pedagogic practices favor the process of school inclusion. A semi-structured questionnaire has been used in order to reply the research approach and to achieve the objectives, through a qualitative nature and exploratory character research. The subjects of the research have been teachers of Physical Education of the public net from Gravataí-RS, metropolitan region of Porto Alegre. The study has concluded that the teachers seem anxious with relation to the inclusion subject, for believing they are not able enough to face up these challenges, however, they accept the student, respecting his limitations. The pedagogic practice developed most of times is limitations. The pedagogic practice developed most of times is focused on the adaptation of the classes, and teachers believe that their practices favor the inclusion, mainly through the social interactions which happen in a Physical Education class, indicating that these relations bring for the students many positive things.application/pdfporInclusão escolarEducação físicaPrática pedagógicaRelação professor-alunoPedagogic practicesSchool inclusionPhysycal educationEstratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874736.pdf000874736.pdfTexto completoapplication/pdf484036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/1/000874736.pdf28e726c70ace71639c980a24999509d9MD51TEXT000874736.pdf.txt000874736.pdf.txtExtracted Texttext/plain80740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/2/000874736.pdf.txt59e7ee0b98c12d16a1f444a714634e59MD52THUMBNAIL000874736.pdf.jpg000874736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/3/000874736.pdf.jpg7ab7f31b383c6409b6a53dc31dec2a8eMD5310183/698482018-10-15 08:05:25.591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
title |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
spellingShingle |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência Ferreira, Camila de Ávila Inclusão escolar Educação física Prática pedagógica Relação professor-aluno Pedagogic practices School inclusion Physycal education |
title_short |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
title_full |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
title_fullStr |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
title_sort |
Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência |
author |
Ferreira, Camila de Ávila |
author_facet |
Ferreira, Camila de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Camila de Ávila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozek, Marlene |
contributor_str_mv |
Rozek, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação física Prática pedagógica Relação professor-aluno |
topic |
Inclusão escolar Educação física Prática pedagógica Relação professor-aluno Pedagogic practices School inclusion Physycal education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogic practices School inclusion Physycal education |
description |
Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69848 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000874736 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69848 |
identifier_str_mv |
000874736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/1/000874736.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/2/000874736.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/3/000874736.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e726c70ace71639c980a24999509d9 59e7ee0b98c12d16a1f444a714634e59 7ab7f31b383c6409b6a53dc31dec2a8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442906411008 |