A atuação profissional de educadores de creche e a compulsão à repetição : limitações do inconsciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Helena Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157140
Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir as atitudes inconscientes de educadores de creche diante de crianças com idades de 0 a 6 anos a partir de uma revisão bibliográfica da literatura. Visa-se a compreensão do conceito freudiano de compulsão à repetição como base teórica para pensar alguns aspectos do trabalho dos profissionais da área da educação infantil, especialmente no que se refere ao cuidado e contato afetivo com os bebês/crianças. Objetiva-se contextualizar o surgimento das creches na Europa e no Brasil a fim de viabilizar uma discussão pautada também no que refere à formação e ao suporte teórico que tais profissionais recebem. Atenta-se à influência mútua existente na relação cuidador-criança, enfatizando-se o material referente à infância do educador que surge e opera inconscientemente em seu trato com a criança. Por fim, é problematizada a falta de suporte emocional recebida por tais profissionais, tanto em sua formação quanto em seu campo de trabalho, apostando-se num benéfico uso da psicologia - como teoria e como forma de escuta.
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