A atuação profissional de educadores de creche e a compulsão à repetição : limitações do inconsciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157140 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a discutir as atitudes inconscientes de educadores de creche diante de crianças com idades de 0 a 6 anos a partir de uma revisão bibliográfica da literatura. Visa-se a compreensão do conceito freudiano de compulsão à repetição como base teórica para pensar alguns aspectos do trabalho dos profissionais da área da educação infantil, especialmente no que se refere ao cuidado e contato afetivo com os bebês/crianças. Objetiva-se contextualizar o surgimento das creches na Europa e no Brasil a fim de viabilizar uma discussão pautada também no que refere à formação e ao suporte teórico que tais profissionais recebem. Atenta-se à influência mútua existente na relação cuidador-criança, enfatizando-se o material referente à infância do educador que surge e opera inconscientemente em seu trato com a criança. Por fim, é problematizada a falta de suporte emocional recebida por tais profissionais, tanto em sua formação quanto em seu campo de trabalho, apostando-se num benéfico uso da psicologia - como teoria e como forma de escuta. |
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Saldanha, Helena CastroSilva, Milena da Rosa2017-04-27T02:23:29Z2016http://hdl.handle.net/10183/157140001015533O presente trabalho se propõe a discutir as atitudes inconscientes de educadores de creche diante de crianças com idades de 0 a 6 anos a partir de uma revisão bibliográfica da literatura. Visa-se a compreensão do conceito freudiano de compulsão à repetição como base teórica para pensar alguns aspectos do trabalho dos profissionais da área da educação infantil, especialmente no que se refere ao cuidado e contato afetivo com os bebês/crianças. Objetiva-se contextualizar o surgimento das creches na Europa e no Brasil a fim de viabilizar uma discussão pautada também no que refere à formação e ao suporte teórico que tais profissionais recebem. Atenta-se à influência mútua existente na relação cuidador-criança, enfatizando-se o material referente à infância do educador que surge e opera inconscientemente em seu trato com a criança. Por fim, é problematizada a falta de suporte emocional recebida por tais profissionais, tanto em sua formação quanto em seu campo de trabalho, apostando-se num benéfico uso da psicologia - como teoria e como forma de escuta.Based on a bibliographical review, this final course assignment aims to discuss unconscious behaviour of early childhood educators when facing children aged 0-6 years old. It’s aimed to enlighten the educator’s daily work based on Freud’s repetition compulsion concept, mostly when referring to caring and interacting affectionately with babies/children. It is intended to contextualize how childcare centres emerged both in Europe and Brazil in order to discuss these professionals’ theoretical support regarding academic studies. The mutual influence that occurs between educator and child is minded, giving emphasis to the unconscious material related to the educator’s childhood that emerges when dealing with the child. Lastly, psychology is seen as a theory and a listening method that could deal with the lack of emotional support received by these professionals both regarding their degree studies and their professional performance – which are problematized.application/pdfporCompulsão à repetiçãoEducadores infantisPsicanáliseInconscienteRepetition compulsionEducator’s unconsciousEarly childhood educatorUnconscious and early childhood educationA atuação profissional de educadores de creche e a compulsão à repetição : limitações do inconscienteThe early childhood educators’ professional performance and the repetition compulsion : limitations of the unconsciousinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015533.pdf001015533.pdfTexto completoapplication/pdf255859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157140/1/001015533.pdfd6e4bbcc5f60e3c4dca75e3a25a471abMD51TEXT001015533.pdf.txt001015533.pdf.txtExtracted Texttext/plain48511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157140/2/001015533.pdf.txte822aa509e4cf6efbed1ebfdccb7f30bMD52THUMBNAIL001015533.pdf.jpg001015533.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157140/3/001015533.pdf.jpg60210a634c7d25ee1bb716cf033b20b6MD5310183/1571402018-10-29 08:47:37.773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:47:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho se propõe a discutir as atitudes inconscientes de educadores de creche diante de crianças com idades de 0 a 6 anos a partir de uma revisão bibliográfica da literatura. Visa-se a compreensão do conceito freudiano de compulsão à repetição como base teórica para pensar alguns aspectos do trabalho dos profissionais da área da educação infantil, especialmente no que se refere ao cuidado e contato afetivo com os bebês/crianças. Objetiva-se contextualizar o surgimento das creches na Europa e no Brasil a fim de viabilizar uma discussão pautada também no que refere à formação e ao suporte teórico que tais profissionais recebem. Atenta-se à influência mútua existente na relação cuidador-criança, enfatizando-se o material referente à infância do educador que surge e opera inconscientemente em seu trato com a criança. Por fim, é problematizada a falta de suporte emocional recebida por tais profissionais, tanto em sua formação quanto em seu campo de trabalho, apostando-se num benéfico uso da psicologia - como teoria e como forma de escuta. |
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