Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33251 |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores. |
id |
UFRGS-2_9ba385b5d9f776e6d4beb907f597360e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33251 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Katz, Fabiana StifelmanSantos, Cristiane Pizzutti dos2011-10-21T01:18:16Z2011http://hdl.handle.net/10183/33251000786952O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores.application/pdfporComportamento do consumidorLivro eletrônicoLivroEstudo de comportamento de consumo de livros digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786952.pdf.txt000786952.pdf.txtExtracted Texttext/plain174661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/2/000786952.pdf.txt97c3a1f192f40344b4d61544d2a5e1d4MD52ORIGINAL000786952.pdf000786952.pdfTexto completoapplication/pdf508671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/1/000786952.pdfa527409ffe96c9eee6aef5c9ff70e3a1MD51THUMBNAIL000786952.pdf.jpg000786952.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/3/000786952.pdf.jpg5b85f63851a09e903000a6721879302fMD5310183/332512018-10-08 07:54:12.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
title |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
spellingShingle |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais Katz, Fabiana Stifelman Comportamento do consumidor Livro eletrônico Livro |
title_short |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
title_full |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
title_fullStr |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
title_full_unstemmed |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
title_sort |
Estudo de comportamento de consumo de livros digitais |
author |
Katz, Fabiana Stifelman |
author_facet |
Katz, Fabiana Stifelman |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katz, Fabiana Stifelman |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
contributor_str_mv |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Livro eletrônico Livro |
topic |
Comportamento do consumidor Livro eletrônico Livro |
description |
O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-21T01:18:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33251 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786952 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33251 |
identifier_str_mv |
000786952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/2/000786952.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/1/000786952.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/3/000786952.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97c3a1f192f40344b4d61544d2a5e1d4 a527409ffe96c9eee6aef5c9ff70e3a1 5b85f63851a09e903000a6721879302f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486736219668480 |