Estudo de comportamento de consumo de livros digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katz, Fabiana Stifelman
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33251
Resumo: O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores.
id UFRGS-2_9ba385b5d9f776e6d4beb907f597360e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33251
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Katz, Fabiana StifelmanSantos, Cristiane Pizzutti dos2011-10-21T01:18:16Z2011http://hdl.handle.net/10183/33251000786952O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores.application/pdfporComportamento do consumidorLivro eletrônicoLivroEstudo de comportamento de consumo de livros digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786952.pdf.txt000786952.pdf.txtExtracted Texttext/plain174661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/2/000786952.pdf.txt97c3a1f192f40344b4d61544d2a5e1d4MD52ORIGINAL000786952.pdf000786952.pdfTexto completoapplication/pdf508671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/1/000786952.pdfa527409ffe96c9eee6aef5c9ff70e3a1MD51THUMBNAIL000786952.pdf.jpg000786952.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/3/000786952.pdf.jpg5b85f63851a09e903000a6721879302fMD5310183/332512018-10-08 07:54:12.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
title Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
spellingShingle Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
Katz, Fabiana Stifelman
Comportamento do consumidor
Livro eletrônico
Livro
title_short Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
title_full Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
title_fullStr Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
title_full_unstemmed Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
title_sort Estudo de comportamento de consumo de livros digitais
author Katz, Fabiana Stifelman
author_facet Katz, Fabiana Stifelman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Katz, Fabiana Stifelman
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Livro eletrônico
Livro
topic Comportamento do consumidor
Livro eletrônico
Livro
description O presente trabalho visa investigar o comportamento do consumidor (leitor) de livros digitais. Para isso, buscou-se comparar o comportamento de consumo de livros digitais em relação a livros impressos; entender como ocorre a compra e a leitura de livros digitais; investigar os atributos valorizados pelo consumidor de livros digitais; verificar as barreiras de consumo para esse novo formato de livro; investigar as motivações do consumidor de livros digitais e de livros impressos; e, ainda, verificar as oportunidades e barreiras para o negócio de livros digitais no Brasil, do ponto de vista do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiro uma ampla revisão de literatura sobre comércio online, o mercado de livros, livrarias e livros digitais no Brasil e sobre o comportamento do consumidor, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de entender as motivações de consumo e rejeições em relação ao livro digital. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 504 pesquisados que já tiveram contato com o livro digital. A partir do presente estudo, conclui-se que o livro digital ainda está em fase de introdução no Brasil. Os consumidores ainda estão aprendendo a usá-lo e a consumi-lo. E para que o consumo se amplie ainda mais, é importante que as editoras e livrarias invistam nesse setor e ofereçam mais opções de consumo para os leitores.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-21T01:18:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786952
url http://hdl.handle.net/10183/33251
identifier_str_mv 000786952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/2/000786952.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/1/000786952.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33251/3/000786952.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97c3a1f192f40344b4d61544d2a5e1d4
a527409ffe96c9eee6aef5c9ff70e3a1
5b85f63851a09e903000a6721879302f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486736219668480