Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreata, Aline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181823
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre a prática docente e o conhecimento proposto pela academia na formação de professores quando o exercício da docência se faz fora do contexto urbano; como na “Escola da Terra” e/ou da “Educação no Campo”, nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Apresento relatos de colegas que participaram da primeira edição do projeto de extensão “Escola da Terra” no ano de 2014. Os depoimentos permitem ao leitor compreender como uma prática diferenciada pode contribuir para outro modo de pensar a práxis pedagógica e sua relação professor-aluno. Esta prática foi possível, porque esteve vinculada a um projeto mais amplo de caráter nacional e proposto pelo Ministério de Educação, Diretoria de Formação de Professores. Tratava-se de uma proposta de formação continuada para os docentes que estavam atuando em sala de aula e nas Escolas do Interior do país. A experiência deriva da inserção de acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Pedagogia da UFRGS e de como o exercício da docência através de projetos extra-classe (extensão universitária) pode e permitiu ao participantes ressignificar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao fazê-lo, repensar a relação professor(a)-aluno(a) em um mundo em acelerado processo de mudança, seja pela tecnologia, seja pelo excesso de informação proposto pelas mídias que impactam nas escolas, independente de onde elas estejam situadas. Concluímos que a prática docente se materializa na atuação do professor e na clareza de que o encontro através do diálogo é fundamental para que conceitos como autonomia docente, participação/protagonismo discente são possíveis.
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