Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181823 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre a prática docente e o conhecimento proposto pela academia na formação de professores quando o exercício da docência se faz fora do contexto urbano; como na “Escola da Terra” e/ou da “Educação no Campo”, nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Apresento relatos de colegas que participaram da primeira edição do projeto de extensão “Escola da Terra” no ano de 2014. Os depoimentos permitem ao leitor compreender como uma prática diferenciada pode contribuir para outro modo de pensar a práxis pedagógica e sua relação professor-aluno. Esta prática foi possível, porque esteve vinculada a um projeto mais amplo de caráter nacional e proposto pelo Ministério de Educação, Diretoria de Formação de Professores. Tratava-se de uma proposta de formação continuada para os docentes que estavam atuando em sala de aula e nas Escolas do Interior do país. A experiência deriva da inserção de acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Pedagogia da UFRGS e de como o exercício da docência através de projetos extra-classe (extensão universitária) pode e permitiu ao participantes ressignificar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao fazê-lo, repensar a relação professor(a)-aluno(a) em um mundo em acelerado processo de mudança, seja pela tecnologia, seja pelo excesso de informação proposto pelas mídias que impactam nas escolas, independente de onde elas estejam situadas. Concluímos que a prática docente se materializa na atuação do professor e na clareza de que o encontro através do diálogo é fundamental para que conceitos como autonomia docente, participação/protagonismo discente são possíveis. |
id |
UFRGS-2_9be3a3f6792dcc59179e225ac1d04e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181823 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Andreata, AlineAlbuquerque, Paulo Peixoto de2018-09-12T02:32:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/181823001075505O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre a prática docente e o conhecimento proposto pela academia na formação de professores quando o exercício da docência se faz fora do contexto urbano; como na “Escola da Terra” e/ou da “Educação no Campo”, nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Apresento relatos de colegas que participaram da primeira edição do projeto de extensão “Escola da Terra” no ano de 2014. Os depoimentos permitem ao leitor compreender como uma prática diferenciada pode contribuir para outro modo de pensar a práxis pedagógica e sua relação professor-aluno. Esta prática foi possível, porque esteve vinculada a um projeto mais amplo de caráter nacional e proposto pelo Ministério de Educação, Diretoria de Formação de Professores. Tratava-se de uma proposta de formação continuada para os docentes que estavam atuando em sala de aula e nas Escolas do Interior do país. A experiência deriva da inserção de acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Pedagogia da UFRGS e de como o exercício da docência através de projetos extra-classe (extensão universitária) pode e permitiu ao participantes ressignificar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao fazê-lo, repensar a relação professor(a)-aluno(a) em um mundo em acelerado processo de mudança, seja pela tecnologia, seja pelo excesso de informação proposto pelas mídias que impactam nas escolas, independente de onde elas estejam situadas. Concluímos que a prática docente se materializa na atuação do professor e na clareza de que o encontro através do diálogo é fundamental para que conceitos como autonomia docente, participação/protagonismo discente são possíveis.application/pdfporEducação do campoFormação de professoresEducação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075505.pdfTexto completoapplication/pdf159337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/1/001075505.pdfc856f0115d98926ad0f68a249bb5380dMD51TEXT001075505.pdf.txt001075505.pdf.txtExtracted Texttext/plain66045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/2/001075505.pdf.txt4dfd726381e218194c72ffa08e14e0d7MD52THUMBNAIL001075505.pdf.jpg001075505.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/3/001075505.pdf.jpg8828430e887112c2611c760dd8492613MD5310183/1818232021-10-04 04:24:08.388166oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181823Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
title |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
spellingShingle |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor Andreata, Aline Educação do campo Formação de professores |
title_short |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
title_full |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
title_fullStr |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
title_full_unstemmed |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
title_sort |
Educação no campo : uma nova forma de pensar a relação aluno-professor |
author |
Andreata, Aline |
author_facet |
Andreata, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreata, Aline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Formação de professores |
topic |
Educação do campo Formação de professores |
description |
O presente trabalho tem como objetivo refletir a relação entre a prática docente e o conhecimento proposto pela academia na formação de professores quando o exercício da docência se faz fora do contexto urbano; como na “Escola da Terra” e/ou da “Educação no Campo”, nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Apresento relatos de colegas que participaram da primeira edição do projeto de extensão “Escola da Terra” no ano de 2014. Os depoimentos permitem ao leitor compreender como uma prática diferenciada pode contribuir para outro modo de pensar a práxis pedagógica e sua relação professor-aluno. Esta prática foi possível, porque esteve vinculada a um projeto mais amplo de caráter nacional e proposto pelo Ministério de Educação, Diretoria de Formação de Professores. Tratava-se de uma proposta de formação continuada para os docentes que estavam atuando em sala de aula e nas Escolas do Interior do país. A experiência deriva da inserção de acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Pedagogia da UFRGS e de como o exercício da docência através de projetos extra-classe (extensão universitária) pode e permitiu ao participantes ressignificar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao fazê-lo, repensar a relação professor(a)-aluno(a) em um mundo em acelerado processo de mudança, seja pela tecnologia, seja pelo excesso de informação proposto pelas mídias que impactam nas escolas, independente de onde elas estejam situadas. Concluímos que a prática docente se materializa na atuação do professor e na clareza de que o encontro através do diálogo é fundamental para que conceitos como autonomia docente, participação/protagonismo discente são possíveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-12T02:32:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181823 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075505 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181823 |
identifier_str_mv |
001075505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/1/001075505.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/2/001075505.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181823/3/001075505.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c856f0115d98926ad0f68a249bb5380d 4dfd726381e218194c72ffa08e14e0d7 8828430e887112c2611c760dd8492613 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224556955828224 |