Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorandi, Alexandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226047
Resumo: Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.
id UFRGS-2_9c0b5d226c8e3410a15c712290840af2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226047
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorandi, AlexandraBehar, Patrícia AlejandraReategui, Eliseo Berni2021-08-24T04:11:29Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226047000931335Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.This study highlights the construction and the contribution of the Concepts Network, a tool developed with the aim of supporting the teacher's pedagogical practice in monitoring the production of texts in the Collective Text Editor (ETC). It was from the different practices developed in this Editor, that the difficulty the teacher faces was noticed, namely in managing the high and continuous volume of data resulting from the collective textual productions, supported by digital resources, in this case the ETC. The Network was developed through text mining technology and allows the optimization of the teacher’s reading time in the face of the high and constant volume of data generated in collective production.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f.EscritaAprendizagem colaborativaTecnologia educacionalText miningCollective textual productionAcompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931335.pdf.txt000931335.pdf.txtExtracted Texttext/plain25448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/2/000931335.pdf.txtf73aa4852bc7a5e4780a69d66b9c7831MD52ORIGINAL000931335.pdfTexto completoapplication/pdf524873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/1/000931335.pdfbf3c52fb190d4671f8ded4883b18e0a2MD5110183/2260472021-09-19 04:31:18.612981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226047Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
title Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
spellingShingle Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
Lorandi, Alexandra
Escrita
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
Text mining
Collective textual production
title_short Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
title_full Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
title_fullStr Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
title_full_unstemmed Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
title_sort Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
author Lorandi, Alexandra
author_facet Lorandi, Alexandra
Behar, Patrícia Alejandra
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi, Alexandra
Behar, Patrícia Alejandra
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
topic Escrita
Aprendizagem colaborativa
Tecnologia educacional
Text mining
Collective textual production
dc.subject.eng.fl_str_mv Text mining
Collective textual production
description Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T04:11:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226047
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931335
identifier_str_mv 1679-1916
000931335
url http://hdl.handle.net/10183/226047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/2/000931335.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/1/000931335.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f73aa4852bc7a5e4780a69d66b9c7831
bf3c52fb190d4671f8ded4883b18e0a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033243164672