Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226047 |
Resumo: | Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva. |
id |
UFRGS-2_9c0b5d226c8e3410a15c712290840af2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226047 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorandi, AlexandraBehar, Patrícia AlejandraReategui, Eliseo Berni2021-08-24T04:11:29Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226047000931335Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.This study highlights the construction and the contribution of the Concepts Network, a tool developed with the aim of supporting the teacher's pedagogical practice in monitoring the production of texts in the Collective Text Editor (ETC). It was from the different practices developed in this Editor, that the difficulty the teacher faces was noticed, namely in managing the high and continuous volume of data resulting from the collective textual productions, supported by digital resources, in this case the ETC. The Network was developed through text mining technology and allows the optimization of the teacher’s reading time in the face of the high and constant volume of data generated in collective production.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f.EscritaAprendizagem colaborativaTecnologia educacionalText miningCollective textual productionAcompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931335.pdf.txt000931335.pdf.txtExtracted Texttext/plain25448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/2/000931335.pdf.txtf73aa4852bc7a5e4780a69d66b9c7831MD52ORIGINAL000931335.pdfTexto completoapplication/pdf524873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/1/000931335.pdfbf3c52fb190d4671f8ded4883b18e0a2MD5110183/2260472021-09-19 04:31:18.612981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226047Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
title |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
spellingShingle |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente Lorandi, Alexandra Escrita Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional Text mining Collective textual production |
title_short |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
title_full |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
title_fullStr |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
title_sort |
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente |
author |
Lorandi, Alexandra |
author_facet |
Lorandi, Alexandra Behar, Patrícia Alejandra Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorandi, Alexandra Behar, Patrícia Alejandra Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional |
topic |
Escrita Aprendizagem colaborativa Tecnologia educacional Text mining Collective textual production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Text mining Collective textual production |
description |
Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-24T04:11:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226047 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931335 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000931335 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 10, n. 1 (jan. 2012), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/2/000931335.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226047/1/000931335.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f73aa4852bc7a5e4780a69d66b9c7831 bf3c52fb190d4671f8ded4883b18e0a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033243164672 |