Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorandi, Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gracioli, Francieli Luisa, Reategui, Eliseo Berni, Behar, Patrícia Alejandra, Ferreira, Vinicius Hartmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229695
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.
id UFRGS-2_d889fe85a24167ecc51034fb64c32c2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229695
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lorandi, AlexandraGracioli, Francieli LuisaReategui, Eliseo BerniBehar, Patrícia AlejandraFerreira, Vinicius Hartmann2021-09-10T04:27:46Z20161516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/229695001048965Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.This article presents a study on the potential of a text mining tool to assist students in reading and writing. In the literate world, reading and writing are directly linked to learning processes, favoring the development of critical and argumentative thinking. Statistics show that in developing countries, such as Brazil, students show great difficulty writing or interpreting texts. In order to minimize these difficulties, this study presents a proposal that combines teaching practices and technology to contribute to the processes of reading and writing. The article presents a study in which 22 students participated in reading and writing activities, in a 30 hours course. The results of the study, based on a qualitative perspective, allowed us to conclude that the tools and strategies proposed contributed to the development of an authorial presence in their writing.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 2 (jul./set. 2016), p. 123-139EscritaLeituraAutoriaTecnologia educacionalLearningText miningUma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoralA text mining tool to support reading and authorial writing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048965.pdf.txt001048965.pdf.txtExtracted Texttext/plain55891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/2/001048965.pdf.txtebadcc63947b9cce592e45c8025a4155MD52ORIGINAL001048965.pdfTexto completoapplication/pdf223007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/1/001048965.pdf64addec93574cda91fc84e22cf75dfdeMD5110183/2296952021-09-19 04:29:59.612768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A text mining tool to support reading and authorial writing
title Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
spellingShingle Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
Lorandi, Alexandra
Escrita
Leitura
Autoria
Tecnologia educacional
Learning
Text mining
title_short Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
title_full Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
title_fullStr Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
title_full_unstemmed Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
title_sort Uma ferramenta de mineração de texto para apoio à leitura e escrita autoral
author Lorandi, Alexandra
author_facet Lorandi, Alexandra
Gracioli, Francieli Luisa
Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Ferreira, Vinicius Hartmann
author_role author
author2 Gracioli, Francieli Luisa
Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Ferreira, Vinicius Hartmann
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi, Alexandra
Gracioli, Francieli Luisa
Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Ferreira, Vinicius Hartmann
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Autoria
Tecnologia educacional
topic Escrita
Leitura
Autoria
Tecnologia educacional
Learning
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Text mining
description Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T04:27:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229695
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048965
identifier_str_mv 1516-084X
001048965
url http://hdl.handle.net/10183/229695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 2 (jul./set. 2016), p. 123-139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/2/001048965.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229695/1/001048965.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebadcc63947b9cce592e45c8025a4155
64addec93574cda91fc84e22cf75dfde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225035563663360