Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199200
Resumo: O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos.
id UFRGS-2_9c197e45de3d468933ca6bd059113f66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199200
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Caroline da SilvaNunes, Marília Forgearini2019-09-13T03:49:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/199200001100430O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos.application/pdfporProdução de textosAnos iniciaisEnsino fundamentalPlanejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100430.pdf.txt001100430.pdf.txtExtracted Texttext/plain69372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/2/001100430.pdf.txt93aa18dbba6ceca89dbc90865880fbfeMD52ORIGINAL001100430.pdfTexto completoapplication/pdf1551010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/1/001100430.pdf631e6be50aeaa256253249ed43df9e72MD5110183/1992002019-12-28 05:00:56.388143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:00:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
title Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
Oliveira, Caroline da Silva
Produção de textos
Anos iniciais
Ensino fundamental
title_short Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
title_full Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
title_sort Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
author Oliveira, Caroline da Silva
author_facet Oliveira, Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caroline da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Anos iniciais
Ensino fundamental
topic Produção de textos
Anos iniciais
Ensino fundamental
description O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199200
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100430
url http://hdl.handle.net/10183/199200
identifier_str_mv 001100430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/2/001100430.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/1/001100430.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 93aa18dbba6ceca89dbc90865880fbfe
631e6be50aeaa256253249ed43df9e72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580349558784