Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199200 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos. |
id |
UFRGS-2_9c197e45de3d468933ca6bd059113f66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199200 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Caroline da SilvaNunes, Marília Forgearini2019-09-13T03:49:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/199200001100430O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos.application/pdfporProdução de textosAnos iniciaisEnsino fundamentalPlanejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100430.pdf.txt001100430.pdf.txtExtracted Texttext/plain69372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/2/001100430.pdf.txt93aa18dbba6ceca89dbc90865880fbfeMD52ORIGINAL001100430.pdfTexto completoapplication/pdf1551010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/1/001100430.pdf631e6be50aeaa256253249ed43df9e72MD5110183/1992002019-12-28 05:00:56.388143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:00:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
title |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental Oliveira, Caroline da Silva Produção de textos Anos iniciais Ensino fundamental |
title_short |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Planejamento em produções de textos : um estudo de caso no 4º ano do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Caroline da Silva |
author_facet |
Oliveira, Caroline da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Caroline da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de textos Anos iniciais Ensino fundamental |
topic |
Produção de textos Anos iniciais Ensino fundamental |
description |
O presente trabalho apresenta a importância do planejamento de atividades de produção de texto desafiadoras e com significado. Este trabalho de pesquisa surge a partir do projeto de prática de ensino que elaborei e executei durante o estágio. A intenção é refletir sobre o planejamento da produção de textos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando a importância da construção de um planejamento de produção textual e valorizando práticas que desafiem os alunos e os motivem à escrita. Analiso três planejamentos propostos a partir de três intenções pedagógicas: a produção escrita coletiva, o assunto do momento e a motivação. O trabalho se caracteriza como estudo de caso pelo fato desses planejamentos terem sido aplicados em uma turma de 4º do ano do ensino fundamental. Para amparar minhas escolhas e estudos foram utilizados documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2017), e as ideias de autores como Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Anna (1992), Beatriz Cardoso e Madza Ednir (2004), João Wanderley Geraldi (2006), Maria Isabel H. Dalla Zen (2011) Luciana Piccoli e Patrícia Camini (2012), Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias (2017) além dos trabalhos de conclusão de Marli Joaquim da Silva (2011) e Carlisa Andrade Fortes (2016). As análises dos planejamentos reafirmam a real importância de um planejamento pautado na produção de textos, quando trabalhados de forma intencional contendo assuntos do cotidiano dos alunos, com recursos diversificados e leitores diferentes fazem com que os alunos não sofram para escrever e acabem gostando da ideia de produzir textos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199200 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100430 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199200 |
identifier_str_mv |
001100430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/2/001100430.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199200/1/001100430.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93aa18dbba6ceca89dbc90865880fbfe 631e6be50aeaa256253249ed43df9e72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224580349558784 |