A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thober, Daiane Schmidtke
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225571
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como professores poderiam fazer uma boa gestão da sua sala de aula, no contexto dos conflitos entre alunos, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compilar propostas para ajudar os professores nisso. Para isso foram levantados os seguintes objetivos específicos: investigar os tipos de conflito mais comuns; investigar qual o papel do conflito nas relações interpessoais; analisar qual tipo de ambiente escolar coopera para uma boa gestão dos conflitos, bem como verificar o que professores pensam sobre isso; verificar o papel da escola na resolução de conflitos, olhando para a BNCC e para a bibliografia; averiguar propostas didáticas e princípios para a gestão dos conflitos fazendo uma análise da bibliografia. Para atingir estes objetivos foi feito um levantamento bibliográfico e um survey com 46 respostas de professores que atuam na área dos Anos Iniciais. Para analisar os materiais, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). Os principais autores utilizados como bibliografia foram: Vinha (2003), Valente (2015), Zluhan e Raitz (2014), Araújo (2001), Chrispino (2007), Leite (2008), entre outros. Foram feitas análises dos tipos de conflito na escola, do papel do conflito no desenvolvimento da criança, da função do professor e da escola no desenvolvimento interpessoal dos alunos, do ambiente de sala de aula que mais coopera com a gestão dos conflitos e de como os professores podem lidar com o conflito em uma perspectiva didática. Foi concluído que o professor pode fazer uma boa gestão dos conflitos entre os alunos se ele entende que tem um papel a desempenhar nisso, que os conflitos são normais e esperados na vida em sociedade e que são positivos no desenvolvimento das crianças. Ele também pode gerir melhor essas situações se conhecer os tipos de conflitos e saber quais são mais recorrentes na sua sala de aula, para lidar com eles de uma perspectiva cooperativa/democrática, fazendo a mediação dos conflitos e também realizando propostas didáticas em outros momentos, isso tudo com o objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos na esfera interpessoal. Para isso foram propostos oito princípios para a gestão dos conflitos e oito propostas didáticas. Os oito princípios foram: 1) buscar a resolução das causas do problema; 2) não promover a competição na gestão do conflito; 3) necessidade do controle das emoções; 4) pertencimento do conflito ao conflitante; 5) atenção com o controle através de prêmios e punições; 6) autoridade que seja direta e firme; 7) presença dos pais no processo e; 8) cuidados com crianças mais vulneráveis. A oito propostas foram: fazer uma conscientização dos alunos sobre seus sentimentos; promover oficinas pedagógicas; promover situações de cooperação; fazer registro das soluções dos conflitos; planejar a gestão dos conflitos; ter as privações como possibilidade; usar os temas curriculares para traduzir os conteúdos para a realidade da sala de aula e dos conflitos, promovendo o autoconhecimento e as relações democráticas; e por fim, criar as regras de convivência em conjunto com as crianças.
id UFRGS-2_0467e98724bc7fcf1396572ff6d5a694
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Thober, Daiane SchmidtkeSperrhake, Renata2021-08-12T04:43:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/225571001127968O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como professores poderiam fazer uma boa gestão da sua sala de aula, no contexto dos conflitos entre alunos, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compilar propostas para ajudar os professores nisso. Para isso foram levantados os seguintes objetivos específicos: investigar os tipos de conflito mais comuns; investigar qual o papel do conflito nas relações interpessoais; analisar qual tipo de ambiente escolar coopera para uma boa gestão dos conflitos, bem como verificar o que professores pensam sobre isso; verificar o papel da escola na resolução de conflitos, olhando para a BNCC e para a bibliografia; averiguar propostas didáticas e princípios para a gestão dos conflitos fazendo uma análise da bibliografia. Para atingir estes objetivos foi feito um levantamento bibliográfico e um survey com 46 respostas de professores que atuam na área dos Anos Iniciais. Para analisar os materiais, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). Os principais autores utilizados como bibliografia foram: Vinha (2003), Valente (2015), Zluhan e Raitz (2014), Araújo (2001), Chrispino (2007), Leite (2008), entre outros. Foram feitas análises dos tipos de conflito na escola, do papel do conflito no desenvolvimento da criança, da função do professor e da escola no desenvolvimento interpessoal dos alunos, do ambiente de sala de aula que mais coopera com a gestão dos conflitos e de como os professores podem lidar com o conflito em uma perspectiva didática. Foi concluído que o professor pode fazer uma boa gestão dos conflitos entre os alunos se ele entende que tem um papel a desempenhar nisso, que os conflitos são normais e esperados na vida em sociedade e que são positivos no desenvolvimento das crianças. Ele também pode gerir melhor essas situações se conhecer os tipos de conflitos e saber quais são mais recorrentes na sua sala de aula, para lidar com eles de uma perspectiva cooperativa/democrática, fazendo a mediação dos conflitos e também realizando propostas didáticas em outros momentos, isso tudo com o objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos na esfera interpessoal. Para isso foram propostos oito princípios para a gestão dos conflitos e oito propostas didáticas. Os oito princípios foram: 1) buscar a resolução das causas do problema; 2) não promover a competição na gestão do conflito; 3) necessidade do controle das emoções; 4) pertencimento do conflito ao conflitante; 5) atenção com o controle através de prêmios e punições; 6) autoridade que seja direta e firme; 7) presença dos pais no processo e; 8) cuidados com crianças mais vulneráveis. A oito propostas foram: fazer uma conscientização dos alunos sobre seus sentimentos; promover oficinas pedagógicas; promover situações de cooperação; fazer registro das soluções dos conflitos; planejar a gestão dos conflitos; ter as privações como possibilidade; usar os temas curriculares para traduzir os conteúdos para a realidade da sala de aula e dos conflitos, promovendo o autoconhecimento e as relações democráticas; e por fim, criar as regras de convivência em conjunto com as crianças.application/pdfporEnsino fundamentalAnos iniciaisA gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127968.pdf.txt001127968.pdf.txtExtracted Texttext/plain156733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225571/2/001127968.pdf.txt6afcdc5c2b38b2e10b2cb03a1dc071e6MD52ORIGINAL001127968.pdfTexto completoapplication/pdf2263217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225571/1/001127968.pdfb04dc44d53cab1bb3b9ee5e2ad3c7af3MD5110183/2255712021-08-18 04:35:53.192851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
title A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
Thober, Daiane Schmidtke
Ensino fundamental
Anos iniciais
title_short A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
author Thober, Daiane Schmidtke
author_facet Thober, Daiane Schmidtke
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thober, Daiane Schmidtke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Anos iniciais
topic Ensino fundamental
Anos iniciais
description O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como professores poderiam fazer uma boa gestão da sua sala de aula, no contexto dos conflitos entre alunos, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compilar propostas para ajudar os professores nisso. Para isso foram levantados os seguintes objetivos específicos: investigar os tipos de conflito mais comuns; investigar qual o papel do conflito nas relações interpessoais; analisar qual tipo de ambiente escolar coopera para uma boa gestão dos conflitos, bem como verificar o que professores pensam sobre isso; verificar o papel da escola na resolução de conflitos, olhando para a BNCC e para a bibliografia; averiguar propostas didáticas e princípios para a gestão dos conflitos fazendo uma análise da bibliografia. Para atingir estes objetivos foi feito um levantamento bibliográfico e um survey com 46 respostas de professores que atuam na área dos Anos Iniciais. Para analisar os materiais, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). Os principais autores utilizados como bibliografia foram: Vinha (2003), Valente (2015), Zluhan e Raitz (2014), Araújo (2001), Chrispino (2007), Leite (2008), entre outros. Foram feitas análises dos tipos de conflito na escola, do papel do conflito no desenvolvimento da criança, da função do professor e da escola no desenvolvimento interpessoal dos alunos, do ambiente de sala de aula que mais coopera com a gestão dos conflitos e de como os professores podem lidar com o conflito em uma perspectiva didática. Foi concluído que o professor pode fazer uma boa gestão dos conflitos entre os alunos se ele entende que tem um papel a desempenhar nisso, que os conflitos são normais e esperados na vida em sociedade e que são positivos no desenvolvimento das crianças. Ele também pode gerir melhor essas situações se conhecer os tipos de conflitos e saber quais são mais recorrentes na sua sala de aula, para lidar com eles de uma perspectiva cooperativa/democrática, fazendo a mediação dos conflitos e também realizando propostas didáticas em outros momentos, isso tudo com o objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos na esfera interpessoal. Para isso foram propostos oito princípios para a gestão dos conflitos e oito propostas didáticas. Os oito princípios foram: 1) buscar a resolução das causas do problema; 2) não promover a competição na gestão do conflito; 3) necessidade do controle das emoções; 4) pertencimento do conflito ao conflitante; 5) atenção com o controle através de prêmios e punições; 6) autoridade que seja direta e firme; 7) presença dos pais no processo e; 8) cuidados com crianças mais vulneráveis. A oito propostas foram: fazer uma conscientização dos alunos sobre seus sentimentos; promover oficinas pedagógicas; promover situações de cooperação; fazer registro das soluções dos conflitos; planejar a gestão dos conflitos; ter as privações como possibilidade; usar os temas curriculares para traduzir os conteúdos para a realidade da sala de aula e dos conflitos, promovendo o autoconhecimento e as relações democráticas; e por fim, criar as regras de convivência em conjunto com as crianças.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T04:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127968
url http://hdl.handle.net/10183/225571
identifier_str_mv 001127968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225571/2/001127968.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225571/1/001127968.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6afcdc5c2b38b2e10b2cb03a1dc071e6
b04dc44d53cab1bb3b9ee5e2ad3c7af3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447280380018688