Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216119 |
Resumo: | Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada. |
id |
UFRGS-2_9c1b466f5f97867550ca1340f0a88074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216119 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Jéssica CostaZappe, Jana GonçalvesDias, Ana Cristina Garcia2020-12-05T04:26:43Z20201677-2970http://hdl.handle.net/10183/216119001118941Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada.This study aimed to know the perception of adolescents in conflict with the law on personal aspects and school variables. Participants were 69 male adolescents who underwent socio-educational measures, aged between 12 and 20 years, who answered the Brazilian Youth Questionnaire. 93.2% of the adolescents had already failed school and 58.9% had been banned from school. However, they showed high means concerning their relationship with school (M=3,06; SD=1,06), self-esteem (M=3,90; SD=0,83) and self- efficacy (M=3,23; SD=0,67). Despite the high levels of school failure and expulsion, personal aspects related to school were satisfactory. Investments in public policies to overcome the precarious contexts in which they live may benefit them due to the resilience capacity identified.Este estudio buscó conocer la percepción de adolescentes en conflicto con la ley sobre aspectos personales y variables escolares. Participaron 69 jóvenes del sexo masculino que cumplían medida socioeducativa, con edades entre 12 a 20 años, que respondieron al Cuestionario de la Juventud Brasileña. El 93,2% de los participantes ya fueron reprobados y el 58,9% fueron expulsados. Sin embargo, presentaron medias elevadas en la relación con la escuela (M=3,06, DP=1,06), en Autoestima (M=3,90, DP=0,83) y Autoeficacia (M=3,23; DP=0,67). A pesar de los altos niveles de reprobación y expulsión, aspectos personales y relación con la escuela fueron satisfactorios. La inversión en políticas públicas para superar la precariedad de los contextos en que viven podrá beneficiarse en función de la capacidad de resiliencia identificada.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto. Vol. 21, n.1 (jan./jun. 2020), p. 6-20.Adolescente em conflito com a leiDesempenho acadêmicoFracasso escolarAutoestimaAutoeficáciaAdolescents in conflict with the lawSchoolSelf-esteemSelf-efficacyAdolescente en conflicto con la leyEscuelaAutoestimaAutoeficaciaRelações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a leiRelationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the law Relaciones entre autoestima, autoeficacia y percepciones sobre la escuela en adolescentes en conflicto con la ley info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118941.pdf.txt001118941.pdf.txtExtracted Texttext/plain51001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/2/001118941.pdf.txt99db06ea3683641a94fba172f98f1b59MD52ORIGINAL001118941.pdfTexto completoapplication/pdf259660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/1/001118941.pdfb8030c290cfe693e0cd748876332e39cMD5110183/2161192020-12-06 05:11:33.306011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-06T07:11:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relationships between self-esteem, self-efficacy and perceptions about school in adolescents in conflict with the law |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Relaciones entre autoestima, autoeficacia y percepciones sobre la escuela en adolescentes en conflicto con la ley |
title |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei Machado, Jéssica Costa Adolescente em conflito com a lei Desempenho acadêmico Fracasso escolar Autoestima Autoeficácia Adolescents in conflict with the law School Self-esteem Self-efficacy Adolescente en conflicto con la ley Escuela Autoestima Autoeficacia |
title_short |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
Relações entre autoestima, autoeficácia e percepções sobre a escola em adolescentes em conflito com a lei |
author |
Machado, Jéssica Costa |
author_facet |
Machado, Jéssica Costa Zappe, Jana Gonçalves Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Zappe, Jana Gonçalves Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jéssica Costa Zappe, Jana Gonçalves Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente em conflito com a lei Desempenho acadêmico Fracasso escolar Autoestima Autoeficácia |
topic |
Adolescente em conflito com a lei Desempenho acadêmico Fracasso escolar Autoestima Autoeficácia Adolescents in conflict with the law School Self-esteem Self-efficacy Adolescente en conflicto con la ley Escuela Autoestima Autoeficacia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescents in conflict with the law School Self-esteem Self-efficacy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Adolescente en conflicto con la ley Escuela Autoestima Autoeficacia |
description |
Esse estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos pessoais e variáveis escolares. Participaram 69 jovens do sexo masculino que cumpriam medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos, que responderam ao Questionário da Juventude Brasileira. 93,2% dos participantes já foram reprovados e 58,9% foram expulsos da escola. No entanto, apresentaram médias elevadas na relação com esta instituição (M= 3,06; DP=1,06), em sua Autoestima (M=3,90; DP=0,83) e Autoeficácia (M= 3,23; DP=0,67). Apesar dos altos níveis de reprovação e expulsão, aspectos pessoais e relação com a escola foram satisfatórios. O investimento em políticas públicas para superação da precariedade dos contextos em que vivem poderá beneficiá-los em função da capacidade de resiliência identificada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-05T04:26:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216119 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2970 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118941 |
identifier_str_mv |
1677-2970 001118941 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto. Vol. 21, n.1 (jan./jun. 2020), p. 6-20. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/2/001118941.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216119/1/001118941.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99db06ea3683641a94fba172f98f1b59 b8030c290cfe693e0cd748876332e39c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002783080448 |