Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guardiola, Ana
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Fuchs, Flávio Danni, Rotta, Newra Tellechea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21879
Resumo: O distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção é uma condição frequente em crianças, sendo considerado importante problema médico-social. Caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, que comprometem o aprendizado de crianças intelectualmente normais. Investigamos a prevalência do distúrbio em 484 estudantes de primeiro grau utilizando os critérios do DSM-IV e neuropsicológicos. A prevalência do distúrbio é 18% considerando-se os critérios do DSM-IV; 3,5%, considerando-se os critérios neuropsicológicos, incluindo, em adição aos aspectos psicométricos e comportamentais, a discrepância no exame neurológico evolutivo, e 3,9% considerando-se a persistência motora. A prevalência da síndrome foi maior nas crianças com mais idade (92,4 meses)com os critérios do DSM-IV e provavelmente foi superestimada, já que podem detectar outros distúrbios do comportamento. Neste contexto, o DSM-IV pode ser usado como rastreamento, desde que apresente adequada performance pré-teste.
id UFRGS-2_9c299da55f53061741f72ca67c2f24b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21879
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guardiola, AnaFuchs, Flávio DanniRotta, Newra Tellechea2010-05-12T04:16:30Z20000004-282Xhttp://hdl.handle.net/10183/21879000294525O distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção é uma condição frequente em crianças, sendo considerado importante problema médico-social. Caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, que comprometem o aprendizado de crianças intelectualmente normais. Investigamos a prevalência do distúrbio em 484 estudantes de primeiro grau utilizando os critérios do DSM-IV e neuropsicológicos. A prevalência do distúrbio é 18% considerando-se os critérios do DSM-IV; 3,5%, considerando-se os critérios neuropsicológicos, incluindo, em adição aos aspectos psicométricos e comportamentais, a discrepância no exame neurológico evolutivo, e 3,9% considerando-se a persistência motora. A prevalência da síndrome foi maior nas crianças com mais idade (92,4 meses)com os critérios do DSM-IV e provavelmente foi superestimada, já que podem detectar outros distúrbios do comportamento. Neste contexto, o DSM-IV pode ser usado como rastreamento, desde que apresente adequada performance pré-teste.Attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a common childhood condition, recognized as an important social-medical problem. The syndrome is characterized by motor system, perception, cognition and behavioral disturbances, compromising the learning of children with adequate intellectual potential. To investigate its prevalence in first grade pupils 484 children with DSM-IV diagnostic criteria and neuropsychological criteria were examined. The prevalence of ADHD was 18% when the diagnosis was made using DSM-IV criteria; 3.5% when neuropsychological criteria was used, including, in addition to behavioral and psychometric aspects, a discrepancy in the evolutionary neurological examination, and 3.9% when motor persistence was taken into account. The prevalence of ADHD was higher among older children (92.4 months) only when DSM-IV criteria were used. We conclude that the use of DSM-IV criteria probably overestimates the prevalence of ADHD, since it detects another behavioral disorders. In this context, they may be useful as screening, since they have adequate pre-testing performance.application/pdfengArquivos de neuro-psiquiatria. Vol. 58, n. 2B (2000), p. 401-407Escalas de graduação psiquiátricaTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAttention-deficit hyperactivity disorderDiagnostic efficiencyPrevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteriaDistúrbio de hiperatividade com déficit de atenção em estudantes : comparação entre os critérios do DSM-IV e neuropsicológicosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000294525.pdf000294525.pdfTexto completo (inglês)application/pdf29302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/1/000294525.pdfc216263a8377c9b59eaa55d676a41fdcMD51TEXT000294525.pdf.txt000294525.pdf.txtExtracted Texttext/plain19140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/2/000294525.pdf.txt1ae5b4da565ce53fd157ce1a321bd761MD52THUMBNAIL000294525.pdf.jpg000294525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/3/000294525.pdf.jpg0eb6e2b464bf03c6748b5e2176021547MD5310183/218792023-10-01 03:38:04.538636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção em estudantes : comparação entre os critérios do DSM-IV e neuropsicológicos
title Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
spellingShingle Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
Guardiola, Ana
Escalas de graduação psiquiátrica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Attention-deficit hyperactivity disorder
Diagnostic efficiency
title_short Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
title_full Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
title_fullStr Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
title_full_unstemmed Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
title_sort Prevalence of attention-deficit hyperactivity disorders in students : comparison between DSM-IV and neuropsychological criteria
author Guardiola, Ana
author_facet Guardiola, Ana
Fuchs, Flávio Danni
Rotta, Newra Tellechea
author_role author
author2 Fuchs, Flávio Danni
Rotta, Newra Tellechea
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guardiola, Ana
Fuchs, Flávio Danni
Rotta, Newra Tellechea
dc.subject.por.fl_str_mv Escalas de graduação psiquiátrica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
topic Escalas de graduação psiquiátrica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Attention-deficit hyperactivity disorder
Diagnostic efficiency
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention-deficit hyperactivity disorder
Diagnostic efficiency
description O distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção é uma condição frequente em crianças, sendo considerado importante problema médico-social. Caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, que comprometem o aprendizado de crianças intelectualmente normais. Investigamos a prevalência do distúrbio em 484 estudantes de primeiro grau utilizando os critérios do DSM-IV e neuropsicológicos. A prevalência do distúrbio é 18% considerando-se os critérios do DSM-IV; 3,5%, considerando-se os critérios neuropsicológicos, incluindo, em adição aos aspectos psicométricos e comportamentais, a discrepância no exame neurológico evolutivo, e 3,9% considerando-se a persistência motora. A prevalência da síndrome foi maior nas crianças com mais idade (92,4 meses)com os critérios do DSM-IV e provavelmente foi superestimada, já que podem detectar outros distúrbios do comportamento. Neste contexto, o DSM-IV pode ser usado como rastreamento, desde que apresente adequada performance pré-teste.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-12T04:16:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21879
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0004-282X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000294525
identifier_str_mv 0004-282X
000294525
url http://hdl.handle.net/10183/21879
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria. Vol. 58, n. 2B (2000), p. 401-407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/1/000294525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/2/000294525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21879/3/000294525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c216263a8377c9b59eaa55d676a41fdc
1ae5b4da565ce53fd157ce1a321bd761
0eb6e2b464bf03c6748b5e2176021547
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224712249933824