Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Josemar, Vidmar, Muryel Pyetro, Centenaro, Francis Jessé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262363
Resumo: Apontando para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física, desenvolvemos, neste trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares de correção automática em processos avaliativos contínuos no contexto de sala de aula. Para isso, analisamos sessenta e um periódicos com maior avaliação em índices de pós-graduação do Brasil, área de Ensino no ano de 2016 (Qualis CAPES). Os resultados mostram que existem poucos trabalhos associados ao referido tema na área. Além disso, nos trabalhos encontrados, a maioria dos autores aponta potencialidades de seu uso no processo de avaliação, tornando-o mais dinâmico, favorecendo o trabalho do professor e proporcionando um feedback rápido para o aluno. E isso parece sinalizar uma possível concepção sobre o uso deste tipo de ferramenta nessa etapa. Ainda, cabe destacar que a maior parte dos artigos concentra esforços na apresentação dos softwares e, pelo que é apresentado, não se observa a avaliação destas ferramentas no seu uso de sala de aula.
id UFRGS-2_9c5889f5d5b54a7577311911475f8d86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262363
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloAlves, JosemarVidmar, Muryel PyetroCentenaro, Francis Jessé2023-07-19T03:40:46Z20202237-4450http://hdl.handle.net/10183/262363001162819Apontando para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física, desenvolvemos, neste trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares de correção automática em processos avaliativos contínuos no contexto de sala de aula. Para isso, analisamos sessenta e um periódicos com maior avaliação em índices de pós-graduação do Brasil, área de Ensino no ano de 2016 (Qualis CAPES). Os resultados mostram que existem poucos trabalhos associados ao referido tema na área. Além disso, nos trabalhos encontrados, a maioria dos autores aponta potencialidades de seu uso no processo de avaliação, tornando-o mais dinâmico, favorecendo o trabalho do professor e proporcionando um feedback rápido para o aluno. E isso parece sinalizar uma possível concepção sobre o uso deste tipo de ferramenta nessa etapa. Ainda, cabe destacar que a maior parte dos artigos concentra esforços na apresentação dos softwares e, pelo que é apresentado, não se observa a avaliação destas ferramentas no seu uso de sala de aula.Pointing to the importance of the use of Information and Communication Technologies in Physics teaching, we have developed, in this work, a bibliographical review about the use of automatic correction software in continuous evaluative processes in the context of the classroom. For that, we analyzed sixty-one journals with the highest evaluation in Brazil's postgraduate indexes, Teaching area in 2016 (Qualis CAPES). The results show that there are few papers associated with this topic in the area. In addition, in the works found, most of the authors point out potentialities of their use in the evaluation process, making it more dynamic, favoring the teacher's work and providing quick feedback for the student. And this seems to indicate a possible conception about the use of this type of tool in this stage. Also, it should be noted that most of the articles focus on the presentation of the software and, therefore, the evaluation of these tools in their use of the classroom is not observed.application/pdfporEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo. Vol. 10, n. 3 (sept/dez. 2020), p. 31-41Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Revisão bibliográficaSoftwareSoftwaresInformation and communication technologiesEvaluationAutomatic correctionSoftwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográficaFollowed automatic correction software in Physics education : potentialities and limitations from a bibliographical reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162819.pdf.txt001162819.pdf.txtExtracted Texttext/plain32967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262363/2/001162819.pdf.txt08689a5e90bfc44ac42ddb00fbfdedc3MD52ORIGINAL001162819.pdfTexto completoapplication/pdf1102805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262363/1/001162819.pdfe91d8468acbf469cd6685c4d8383915eMD5110183/2623632023-07-20 03:36:13.85663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Followed automatic correction software in Physics education : potentialities and limitations from a bibliographical review
title Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
spellingShingle Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
Pastorio, Dioni Paulo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Revisão bibliográfica
Software
Softwares
Information and communication technologies
Evaluation
Automatic correction
title_short Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
title_full Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
title_fullStr Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
title_sort Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Alves, Josemar
Vidmar, Muryel Pyetro
Centenaro, Francis Jessé
author_role author
author2 Alves, Josemar
Vidmar, Muryel Pyetro
Centenaro, Francis Jessé
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Alves, Josemar
Vidmar, Muryel Pyetro
Centenaro, Francis Jessé
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Revisão bibliográfica
Software
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Revisão bibliográfica
Software
Softwares
Information and communication technologies
Evaluation
Automatic correction
dc.subject.eng.fl_str_mv Softwares
Information and communication technologies
Evaluation
Automatic correction
description Apontando para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física, desenvolvemos, neste trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares de correção automática em processos avaliativos contínuos no contexto de sala de aula. Para isso, analisamos sessenta e um periódicos com maior avaliação em índices de pós-graduação do Brasil, área de Ensino no ano de 2016 (Qualis CAPES). Os resultados mostram que existem poucos trabalhos associados ao referido tema na área. Além disso, nos trabalhos encontrados, a maioria dos autores aponta potencialidades de seu uso no processo de avaliação, tornando-o mais dinâmico, favorecendo o trabalho do professor e proporcionando um feedback rápido para o aluno. E isso parece sinalizar uma possível concepção sobre o uso deste tipo de ferramenta nessa etapa. Ainda, cabe destacar que a maior parte dos artigos concentra esforços na apresentação dos softwares e, pelo que é apresentado, não se observa a avaliação destas ferramentas no seu uso de sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:40:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262363
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-4450
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162819
identifier_str_mv 2237-4450
001162819
url http://hdl.handle.net/10183/262363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo. Vol. 10, n. 3 (sept/dez. 2020), p. 31-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262363/2/001162819.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262363/1/001162819.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08689a5e90bfc44ac42ddb00fbfdedc3
e91d8468acbf469cd6685c4d8383915e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092219273216