Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperrhake, Renata
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25212
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras.
id UFRGS-2_9c6b905df6fe70d11d9829fcd3150037
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25212
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperrhake, RenataTrindade, Iole Maria Faviero2010-08-25T04:18:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/25212000752229Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras.application/pdfporAlfabetizaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.Estudos culturaisRepresentaçãoDiscursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752229.pdf.txt000752229.pdf.txtExtracted Texttext/plain101226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/2/000752229.pdf.txt35b154824c91876b2b9c10dcd93f961eMD52ORIGINAL000752229.pdf000752229.pdfTexto completoapplication/pdf324257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/1/000752229.pdfadcd84a62f3f5af2f35b98a43d43bc27MD51THUMBNAIL000752229.pdf.jpg000752229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/3/000752229.pdf.jpg1893c960fe67865ed5a134590bcc56faMD5310183/252122018-10-09 08:29:12.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
title Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
spellingShingle Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
Sperrhake, Renata
Alfabetização
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Estudos culturais
Representação
title_short Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
title_full Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
title_fullStr Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
title_full_unstemmed Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
title_sort Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
author Sperrhake, Renata
author_facet Sperrhake, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperrhake, Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
contributor_str_mv Trindade, Iole Maria Faviero
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Estudos culturais
Representação
topic Alfabetização
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Estudos culturais
Representação
description Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25212
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752229
url http://hdl.handle.net/10183/25212
identifier_str_mv 000752229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/2/000752229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/1/000752229.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/3/000752229.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35b154824c91876b2b9c10dcd93f961e
adcd84a62f3f5af2f35b98a43d43bc27
1893c960fe67865ed5a134590bcc56fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398045184000