Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25212 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras. |
id |
UFRGS-2_9c6b905df6fe70d11d9829fcd3150037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25212 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sperrhake, RenataTrindade, Iole Maria Faviero2010-08-25T04:18:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/25212000752229Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras.application/pdfporAlfabetizaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.Estudos culturaisRepresentaçãoDiscursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752229.pdf.txt000752229.pdf.txtExtracted Texttext/plain101226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/2/000752229.pdf.txt35b154824c91876b2b9c10dcd93f961eMD52ORIGINAL000752229.pdf000752229.pdfTexto completoapplication/pdf324257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/1/000752229.pdfadcd84a62f3f5af2f35b98a43d43bc27MD51THUMBNAIL000752229.pdf.jpg000752229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/3/000752229.pdf.jpg1893c960fe67865ed5a134590bcc56faMD5310183/252122018-10-09 08:29:12.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
title |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
spellingShingle |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações Sperrhake, Renata Alfabetização Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Estudos culturais Representação |
title_short |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
title_full |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
title_fullStr |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
title_sort |
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações |
author |
Sperrhake, Renata |
author_facet |
Sperrhake, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperrhake, Renata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
contributor_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Estudos culturais Representação |
topic |
Alfabetização Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Estudos culturais Representação |
description |
Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas que frequentavam o 1° semestre e o 8° semestre do Curso de Pedagogia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Para tanto, conta com os aportes teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos pós-modernos e pós-estruturalistas a partir de análises culturais e discursivas. O trabalho está organizado da seguinte forma: na primeira seção, é apresentada a motivação da autora para a realização do estudo; na segunda seção, são apresentados alguns conceitos oriundos dos campos teórico-metodológicos que dão suporte à pesquisa; na terceira seção, o corpus do trabalho passa a ser examinado a partir de unidades de análise provenientes das respostas dadas aos questionários diferenciados aplicados nos dois semestres do referido Curso; na quarta e última seção, são apontadas algumas considerações sobre como as representações de alfabetização das participantes da pesquisa, incluindo as da própria autora, são produzidas a partir de uma multiplicidade de práticas discursivas propiciadas pelo Curso, incluindo as disciplinas, as atividades de iniciação científica e de extensão, assim como a formação anterior e a prática docente, entre outras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25212 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752229 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25212 |
identifier_str_mv |
000752229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/2/000752229.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/1/000752229.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25212/3/000752229.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35b154824c91876b2b9c10dcd93f961e adcd84a62f3f5af2f35b98a43d43bc27 1893c960fe67865ed5a134590bcc56fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398045184000 |