Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas Junior, Sergio Rene Ochagavia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158552
Resumo: A Perestroika é uma escola de atividades criativas situada em Porto Alegre/RS. O presente trabalho tem por objetivo compreender como funciona o modelo de aprendizagem Experience Learning desenvolvido pela Perestroika bem como descrever e analisar a metodologia, a percepção da escola, professores e alunos sobre a aplicação da metodologia e descrever e analisar a escola como escola inovadora. A metodologia desenvolvida pela Perestroika é aberta e pública, trabalha com aprendizagem experiencial e é utilizada em cursos que envolvem temas da Administração como empreendedorismo, gestão, liderança e projetos. Por meio de um estudo de caso único, foi realizada a coleta de dados com entrevistas semiestruturadas em profundidade e questões abertas com a gestão da escola e professores e aplicação de questionário para os alunos com questões abertas e fechadas. Os dados também foram coletados a partir da pesquisa documental sobre a metodologia da Perestroika. Como resultado foi possível compreender a metodologia Experience Learning a partir do referencial teórico sobre ensino-aprendizagem e identificar a Perestroika como escola inovadora. Conclui-se que a metodologia é relevante e pode ser utilizada para trazer contribuições no ensino-aprendizagem de Administração.
id UFRGS-2_9c9fa7504505d664486af7ba36cf70e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chagas Junior, Sergio Rene OchagaviaCloss, Lisiane Quadrado2017-05-25T02:28:15Z2016http://hdl.handle.net/10183/158552001021818A Perestroika é uma escola de atividades criativas situada em Porto Alegre/RS. O presente trabalho tem por objetivo compreender como funciona o modelo de aprendizagem Experience Learning desenvolvido pela Perestroika bem como descrever e analisar a metodologia, a percepção da escola, professores e alunos sobre a aplicação da metodologia e descrever e analisar a escola como escola inovadora. A metodologia desenvolvida pela Perestroika é aberta e pública, trabalha com aprendizagem experiencial e é utilizada em cursos que envolvem temas da Administração como empreendedorismo, gestão, liderança e projetos. Por meio de um estudo de caso único, foi realizada a coleta de dados com entrevistas semiestruturadas em profundidade e questões abertas com a gestão da escola e professores e aplicação de questionário para os alunos com questões abertas e fechadas. Os dados também foram coletados a partir da pesquisa documental sobre a metodologia da Perestroika. Como resultado foi possível compreender a metodologia Experience Learning a partir do referencial teórico sobre ensino-aprendizagem e identificar a Perestroika como escola inovadora. Conclui-se que a metodologia é relevante e pode ser utilizada para trazer contribuições no ensino-aprendizagem de Administração.Perestroika is a creative activities school located in Porto Alegre / RS. This work aims to understand how Experience Learning methodology developed by Perestroika works as well as describe and analyze this methodology, school, teachers and students perception about methodology application and describe and analyze the school as an innovative school. The methodology developed by Perestroika is open and public, works with experiential learning and is used in courses that involve management topics such as entrepreneurship, management, leadership and projects. Through a single case study, the data collection was carried out with in-depth semi-structured interviews and open questions with the management of the school and teachers and questionnaire application for students with open and closed questions. Data were also collected from the documentary research on the Perestroika methodology. As a result, it was possible to understand the Experience Learning methodology from the theoretical reference on teaching-learning and to identify Perestroika as an innovative school. As a conclusion, the methodology is relevant and can be used to bring contributions in the teaching-learning of Administration.application/pdfporEnsino-aprendizagemInovação educacionalExperience learningPerestroikaTeaching-learningExperiential learningInnovative schoolVai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroikainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021818.pdf001021818.pdfTexto completoapplication/pdf760684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158552/1/001021818.pdf5fe26cccb26af5ada97c2e90d4f058e7MD51TEXT001021818.pdf.txt001021818.pdf.txtExtracted Texttext/plain136014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158552/2/001021818.pdf.txte35735780f472aa3414cbd62b733aec1MD5210183/1585522017-05-26 02:32:25.197087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
title Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
spellingShingle Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
Chagas Junior, Sergio Rene Ochagavia
Ensino-aprendizagem
Inovação educacional
Experience learning
Perestroika
Teaching-learning
Experiential learning
Innovative school
title_short Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
title_full Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
title_fullStr Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
title_full_unstemmed Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
title_sort Vai lá e faz : um estudo de caso sobre a metodologia Experience Learning da escola de atividades criativas Perestroika
author Chagas Junior, Sergio Rene Ochagavia
author_facet Chagas Junior, Sergio Rene Ochagavia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas Junior, Sergio Rene Ochagavia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
contributor_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Inovação educacional
topic Ensino-aprendizagem
Inovação educacional
Experience learning
Perestroika
Teaching-learning
Experiential learning
Innovative school
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience learning
Perestroika
Teaching-learning
Experiential learning
Innovative school
description A Perestroika é uma escola de atividades criativas situada em Porto Alegre/RS. O presente trabalho tem por objetivo compreender como funciona o modelo de aprendizagem Experience Learning desenvolvido pela Perestroika bem como descrever e analisar a metodologia, a percepção da escola, professores e alunos sobre a aplicação da metodologia e descrever e analisar a escola como escola inovadora. A metodologia desenvolvida pela Perestroika é aberta e pública, trabalha com aprendizagem experiencial e é utilizada em cursos que envolvem temas da Administração como empreendedorismo, gestão, liderança e projetos. Por meio de um estudo de caso único, foi realizada a coleta de dados com entrevistas semiestruturadas em profundidade e questões abertas com a gestão da escola e professores e aplicação de questionário para os alunos com questões abertas e fechadas. Os dados também foram coletados a partir da pesquisa documental sobre a metodologia da Perestroika. Como resultado foi possível compreender a metodologia Experience Learning a partir do referencial teórico sobre ensino-aprendizagem e identificar a Perestroika como escola inovadora. Conclui-se que a metodologia é relevante e pode ser utilizada para trazer contribuições no ensino-aprendizagem de Administração.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-25T02:28:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021818
url http://hdl.handle.net/10183/158552
identifier_str_mv 001021818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158552/1/001021818.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158552/2/001021818.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fe26cccb26af5ada97c2e90d4f058e7
e35735780f472aa3414cbd62b733aec1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531934707712